sábado, março 31, 2007

Exageros & credibilidade

O jornal O Diário de hoje exagerou na dose. Dizer em manchete principal, que devido à implantação das três fábricas da Schulz no município, Campos irá se transformar em capital mundial do aço, é demais! Teve outra no mesmo jornal. A coluna Painel Diário levantou a lebre, ou o camelo, de que o desembaraço do deputado federal Pudim em Brasília seria tanto, que o presidente do partido, Michel Temer teria até dito que daqui a pouco, ele vai querer até disputar a presidência da casa. Bocas, teclados e palavras servem para isso. Qualquer um fala o que quer. Quanto à credibilidade delas, isto já é outra coisa.

Tanto no ar quanto no celul-ar!

Após um espirro TIM, dou graças por estar VIVO. Respiro e bato TAM, Tam, na porta do GOL como se fosse um Romário, mas acabo por concluir, que é CLARO que tanto no ar, como a VARIG, quanto no celul-ar todos nós morremos, só não deitamos. Talvez, num choque da AMPLA ressuscitemos com a ajuda do gole de ÁGUA DO PARAÍBA, descobrindo que é bom estar VIVO, para lutar contra esta turma da pesada!

Campos de outrora LXXVI

Campos de outrora LXXV

Campos de outrora LXXIV


O "progresso" chegando e a memória saindo.

A história dos nossos Campos - para lembrar e esquecer

A definição sobre a data mais apropriada para comemorar os 172, 373, 353 ou 329 anos de nossa planície também serve de estímulo para um mergulho em nossa história. Já havia folheado o histórico livro “Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes” do Julio Feudit, mas confesso, que ainda não havia me aprofundado no texto publicado pela primeira vez, em 1900, ainda antes, do autor ser prefeito de nossa cidade, entre 1908 e 1910. Este é um dos trechos do artigo publicado ontem na Folha da Manhã que acabo de postar na seção ao lado “Meus últimos artigos”. Se desejar ler na íntegra clique aqui.

quinta-feira, março 29, 2007

Mais um caso que não ajuda

Verdade que tentar roubar gravata em loja americana é imensamente menos grave do que roubar, o leite das crianças pobres em ricas cidades brasileiras, mas é uma pena que mais caso venha banalizar a apropriação indevida. O caso do rabino Henry Sobel que foi preso na última sexta-feira em Palm Beach, na Flórida, ao roubar gravatas em uma loja de departamentos torna-se ainda mais dramático, pelo respeito que o mesmo angariou tanto nas lutas pelo restabelecimento democrático do país, como na defesa da aproximação entre as igrejas. O lado bom da história, se é que existe, é o de mostrar que ninguém está a salvo das fragilidades que qualquer ser humano pode ser tentado a cometer. Só não vale se aproveitar desta brecha para rapinar todo dia.

Almir Junior vence eleição para reitor da Uenf

Com 54% dos votos v'alidos, o professor Almy Junior Cordeiro de Carvalho foi eleito reitor, em apuração encerrada a poucos instantes e divulgada pela Asssessoria de Comunicação da universidade. A vitória dos professores Almy e seu vice, Antonio Abel Gonzalez Carrasquillla, embora, razoavelmente apertada, aconteceu nos três segmentos da comunidade universitária. O candidato Sergio Luis Cardoso ficou com 44% dos votos.

Como este blog disse por considerar os votos brancos como válidos, a soma dos dois não chega a 100% como é comum nas eleições de segundo turno. O resultado entre os estudantes foi de 636 a 507 , 274 a 132 entre os técnicos-administrativos e 131 a 119 entre os docentes. Houve 14 votos em branco e 49 votos nulos. Sucesso e bom trabalho é o desejo da comunidade ao novo reitor!

Campos de outrora LXXI

Campos de outrora LXX

Mais um blog

O parceiro Luciano Azevedo da Comunicação e Publicidade depois de ser peça imprtante na cobertura da enchente por este blog, especialmente em Guarus, agora criou o seu próprio blog. Ótimo isso, assim uma rede formal de blogs vai se instituindo na região. Este blog tem estimulado muitos a fazerem o mesmo. Veja aqui o seu blog, do lado esquerdo uma foto dele e do lado direito uma das fotos que postou, para começar os trabalhos em que mostrou as consequências das chuvas de segunda em Guarus. Sucesso para Luciano!

A máquina que faz sucesso na Pelinca

quarta-feira, março 28, 2007

Olha o GOYTA aí gente!

A torcida continua ansiosa com a indefinição com relação à participação do clube na primeira divisão no ano que vem e sobre o risco da não participação na disputa da segunda divisão agora em 2006. A comunidade no orkut com mais de mil participantes foi detonada. Uma nova foi criada e já tem quase cem participantes. No meio disto tudo, uma galera mais ativa e participante está criando e recriando espaços na internet mostrando a força da torcida e do clube. Veja este clipe feita pelo David Azevedo, com flashes da disputa da Seletiva de 2006, que registra, desde o hino cantado pelo Apollo, até vídeos e fotos de diversos colaboradores, inclusive deste blog, que começa a fazer sucesso no YouTube. Parece que novas versões irão surgir. Dá-lhe Goyta!

Justiça brasileira está mandando mais que do que devia

Ausência de leis específicas não está impedindo decisões O TSE informou, hoje, que a interpretação pela qual os mandatos de deputados e vereadores pertencem aos partidos e não aos eleitos é válida para esta legislatura, embora seja uma decisão válida, para acabar com a farra da troca de partidos, é mais uma decisão de um tribunal superior, sem a existência de uma lei específica, no caso, a insituição da fidelidade partidária. Com isso, vai cada vez se firmando como jurisprudência, a tendência da justiça brasileira, através dos seus tribunais superiores decidir sobre assuntos, que não foram legislados, após provocações feitas em diferentes ações. Em médio prazo, vejo com temor, o prosseguimento deste movimento. Lembrem que a nossa democracia ainda é jovem e o judiciário é o único poder sem controle superior. Por outro lado, seria bom que o legislativo fosse mais ágil em formular ou reformular, leis sobre assuntos considerados emergenciais pela sociedade.

Campos de outrora LXIX

Campos de outrora LXVIII

A foto da nota anterior, a do homem seguindo em direção à Capela do Carmo parece apropriada aos tempos atuais. Esta outra abaixo é da igreja que não mais existe: a Mãe dos Homens que ficava ao lado da Santa Casa de Misericórdia que na ausência desta foi demolida para dar a lugar a um espaço vazio que até hoje é nada e como tal, serve de estacionamento.

Campos de outrora LXVII

Campos de outrora LXVI

Campos de outrora LXV

Campos de outrora LXIV

Parabéns Campos!

A série "Campos de outrora" que quando foi criada, no início de fevereiro, estava prevista para ser concluída hoje no aniversário da cidade, diante do interesse gerado e da quantidade de fotos ainda disponível, o blog decidiu por esticar a série até o próximo domingo. Mesmo diante de todos os problemas, não há porque, não se reverenciar o lugar onde se vive.

É impossível graçar cidadania e mobilização reformadora se não há um bem querer em relação, não só ao espaço ou território onde se vive, mas também sobre a cultura e a gente que aqui habita, vive, ri e chora. Os Parabéns obrigatoriamente tem que vir acompanhado do desejo, que hoje mais parece sonho, de que o nosso dia-a-adia pode ser melhor!

≠ entre SJB e SFI: eleição e indicadores - II

Royalties


Indicadores sociais

Uenf escolhe hoje seu novo reitor

Embora seja pequena a hipótese, há possibilidade, de mesmo estando no segundo turno, nenhum dos dois candidatos conseguir atingir, o quorum de 50% dos votos válidos, para se eleger como o novo reitor da Uenf. Quer saber por quê? Porque nas regras eleitorais aprovadas ficou decidido, que o voto em branco seria considerado como válido. Sendo assim, dependendo do número de votos dos dois professores finalistas, Almy Junior e Sérgio Cardoso, pode ocorrer o caso, se eles tiverem votações muito próximas e houver um significativo número de votos brancos, o vencedor, não alcançar um percentual superior a 50%. Lembramos que nas eleições dos três níveis do poder executivo, consideram-se como votos válidos, apenas aqueles dados aos candidatos excetuando, as abstenções, os votos em branco e os nulos. Esta informação foi passada ao blog por um servidor da Uenf. O clima aparentemente de camaradagem entre as chapas refletiu, de certa forma a pouca mobilização em torno desta escolha. Veja aqui a última entrevista dada este blog pelos dois concorrentes.

terça-feira, março 27, 2007

≠ entre SJB e SFI: eleição e indicadores

Uma gerou a outra. A outra foi sertão de uma. Desde que se separaram vivem situação políticas distintas. A disputa sempre foi quente, mas antes da separação do sertão, a disputa pela escolha do prefeito, não era assim tão concorrida e talvez, o processo não fosse tão acirrada. Nesta época também, ainda não havia o instituto da reeleição.

SJB quando se "livrou" do sertão, onde ficaram aproximadamente 2/3 de área e da população do antigo município (vide quadro abaixo), logo depois, viu sua receita com os royalties, ser multiplicada por cinco. Desde então, o cargo do executivo municipal passou a ser, mais atraente explicando, em parte, a presença de tantos interessados na próxima disputa do ano que vem. Atualmente a lista já tem cinco postulantes com os dois principais grupos (Betinho e Carla) divididos.

Se mantido este número expressivo de candidatos e se ninguém estiver atrás só negociações, ao colocarem sua postulação, o próximo(a) líder da prefeitura são-joanense poderá ser escolhido(a) pela minoria dos cerca de 27 mil eleitores. Diz-se que há gente no páreo interessado apenas, em fazer caixa com o apoio que pretende obter para a disputa. Espera-se que com mais candidatos, pelo menos, o debate sobre a “governança e as políticas públicas” sejam mais qualificadas e profundas.

Enquanto isso em SFI, aparentemente, a disputa deverá, mais uma vez ter apenas dois lados, embora com a metade do orçamento da sua ex-sede, SFI deverá ter também uma eleição disputada, mas provavelmente com menos candidatos. Não há porque esperar, mesmo com a provável polarização, um debate menos qualificado que a da vizinha SJB. Se você quer conhecer algumas das diferenças entre estas cidades-irmã veja o quadro abaixo:

O que está restando da imprensa escrita

Um exemplo: o primeiro caderno do jornal O Globo de hoje tem 6, de suas 16 páginas, com propaganda. Ou seja, quase 40% espalhada em anúncios de diversos tamanhos e posições. Lembrem que eu estou falando de um exemplar de terça-feira. Imagine se fizermos esta conta nos exemplares de fim de semana. Melhor acessar as informações na rede onde rapidamente a gente aperta o X da propaganda mal vista.

Inferno no trânsito

Se já não bastasse o problema das pontes, Campos vive depois da chuva de ontem, de menos de trinta minutos, um caos no trânsito que se estende ate agora. É até compreensível que o volume de água deste tipo de chuva cause algum transtorno. É admissível que alguns sinais de trânsito também tenham avarias, porém, é inadmissível que com uma guarnição da Guarda Municipal, que dizem ser superior, a quatro mil homens, as autoridades não tenham destacado uma parcela dela, para ajudar a ordenar o trânsito, num dia como o de hoje. É o caso de se considerar que como guardas tornaram-se excelentes cabos eleitorais!

Abafou na roda

Depois da participação do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ontem no programa Roda Viva da TV Cultura, pode-se falar tudo dele, até que é petista, mas, diante da ferocidade e da dureza dos entrevistadores, o Gabrielli mostrou, de forma tranqüila, que tem bagagem e conhecimento tanto de engenharia, administração, mercado financeiro e também de política. Como brasileiro não há como não sentir satisfação, em ver a nossa maior empresa brasileira, em boas mãos, mesmo que o Gabrielli tenha liderado a decisão de localizar o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro em Itaboraí e não em Campos.

Radar escondido como camaleão

Este blog recebeu por e-mail, de Jefferson Almeida, as imagens que registram o novo modelo de radar instalado na via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.


segunda-feira, março 26, 2007

Campos de outrora LXIII


Lembramos que estas postagens, que já estão no ar há
mais de um mês, é uma homenagem deste blog aos 172,
ou 373, ou 353 ou ainda 329 anos da nossa planície Goitacá.

Campos de outrora LXII

Campos de outrora LXI

Águas de março - II

O parceiro Salomão manda dizer que: "até às 19 horas, entre a Universo e a esquina da rua João Maria, todos os sinais da avenida 28 de março estavam apagados, com exceção do instalado no Parque Alzira Vargas. A foto ao lado é da esquina da Beira-valão com avenida 28 de março. Uma zona"

Enfim, chegam as águas de março...


42 vagas para professor substituto no Cefet

Trinta e quatro vagas na sede e outras oito na Uned de Macaé. As inscrições podem ser feitas entre 27 de março e 4 de abril. Conheça aqui o Edital. Abaixo, o quadro de vagas com as especialidades, o regime de trabalho e a habilitação exigida na sede em Campos e na Uned de Macaé:
Atualizado 16:30: clique aqui e veja mais informações dos editais.


Uned-Macaé
PS.: Para ver a imagem da tabela em tamanho maior clique sobre ela.

Novo Boletim do Observatório

O professor Romeu e Silva Neto informa que um novo boletim foi disponibilizado no espaço do Observatório Socioeconômico do Norte Fluminense no portal do Cefet. Trata-se do tema: “Transporte Aéreo no município de Campos dos Goytacazes, RJ: Um estudo de caso no Aeroporto Bartolomeu Lisandro”. O texto é fruto da pesquisa foi desenvolvida por Cláudio Rodolpho Oliveira Tavares no curso de Pós-Graduação lato sensu em Produção e Sistemas do CEFET Campos. Clique aqui, leia ou faça a cópia do Boletim Nº 16.

Romeu informa ainda, que em breve o Observatório estará publicando um Boletim sobre o município de Macaé e complementa informando, que os boletins relativos à evolução do emprego formal nos municípios da região Norte Fluminense estão temporariamente suspensos, em função de processos de atualização de dados do Caged e da Rais pelo MTE.

Sobrou para o Americano, heim?

Apesar da convincente vitória do Vasco sobre o Flamengo, o baixinho Romário viu adiado o sonho do milésimo gol. Pior, ou será, melhor para o Americano? Há aqueles que julgam ser esta, uma forma de eternizar o nome do clube, mesmo que seja na condição de vítima. Outros consideram melhor fazer de tudo para evitar tal fato. Para estes a sorte poderá ser a decisão do baixinho e do Vasco deixar Romário tentar a marca novamente contra um grande clube, que poderia ser contra o Botafogo no próximo domingo. A segunda opção parece ser melhor, porque seria uma forma de evitar que nossa cidade apareça na mídia naciona, como tem sido comum, com escândalos, vítimas de enchente, estradas, etc.

“Jornais impressos só para esta geração e em breve sairá apenas nos fins de semana”

O prognóstico é do jornalista, Robert Cauthorn, considerado o pioneiro da informação on-line, no mundo. O blog do Noblat reproduziu a entrevista que a Folha de São Paulo por sua vez também reproduziu (estão vendo como funciona a coisa pela rede?) uma entrevista concedida originalmente, ao jornal francês “Le Monde”. Ele cita os “digital natives” (nativos digitais – os nascidos com a internet) como os consumidores-clientes responsáveis por esta mudança.
Veja a entrevista na íntegra aqui.

O gasoduto Campos-Vitória

Ao passar por Morangaba, logo depois da Tapera, para seguir para o morro do Itaóca em Campos, vimos uma turma que realiza o trabalho de instalação, soldagem e enterramento dos tubos de aço do gasoduto que ligará a região à Vitória e também a Bahia. Ao observar o trabalho vimos, que o impacto ambiental deste trabalho provavelmente, não tenha identificado o que vimos neste canal. Além de abrir brcha em meio aos canaviais o gasoduto vai deixando a sua marca vermelha como a vergonha. Veja você também:

domingo, março 25, 2007

Campos de outrora LX

Campos de outrora LIX

Campos de outrora LVIII

Dançando na plataforma

Para descontrair o domingo. Este vídeo tem origem desconhecida. Alguns dizem tratar-se da plataforma P-24 que funcionou no Campo de Marlim na Bacia de Campos. Outros porém, afirmam tratar-se de plataforma não operada em áreas da Petrobrás.

Posses, danos e soluções

"Você pode não saber, mas já há apartamentos de luxo em Campos sendo comercializados a valores próximos de R$ 1 milhão. Isto mesmo R$ 1 milhão. Da onde advém esta riqueza? Quem seriam seus proprietários? No passado as grandes posses estavam nas mãos da igreja. Depois passaram a grandes proprietários rurais e usineiros que também faziam parte da primeira categoria." "Depois de um tempo, alguns comerciantes viraram os homens do dinheiro na planície e há pouco mais de uma década, o quadro se modificou. Os adquirentes destes imóveis verdadeiramente milionários têm sido, os políticos, médicos e empreiteiros. Não necessariamente nesta ordem e sem precisar fazer parte apenas de uma das categorias. Alguns são polivalentes nestas carreiras." Com estes dois parágrafos eu dei início ao artigo que foi publicado na sexta-feira na Folha da Manhã. Acabei de postá-lo na seção ao lado "Meus últimos artigos". Se desejar ler o artigo na íntegra clique aqui.

Áreas inundadas e a lagoa Feia

Nesta outra imagem a partir do morro do Itaóca é possível ver áreas ainda alagadas pelas cheias de janeiro. Também se vê terras escuras de plantações que foram alagadas e agora estão secas depois do encharcamento e ao fundo a nossa bela lagoa Feia.

Com estas imagens, o blog convida você a visitar e conhecer a sua cidade, com seus problemas e suas potencialidades. A região precisa de um melhor trato. Talvez coubesse a implantação de um plano de manejo que pudesse, tanto controlar o acesso na subida, quanto orientar os visitantes sobre o percurso, as trilhas e a recomendação, com entrega de sacos de lixo, para o visitante ajudar na conservação deste nosso belo cartão-postal. A quantidade de lixo às margens da via de acesso ao topo do morro é significativa. Impressiona a este blogueiro, que toda vez que indaga aos alunos de suas turmas, quantos conhecem aquele belo espaço, raramente indetifica um número superior a 10%.

PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

Resquícios de mata nativa

Observando do alto do morro do Itaóca é possível ver, fragmentos que sobraram de mata nativa, na planície goitacá. Veja no alto a Lagoa de Cima e as pequenas matinhas em trechos junto às margens do rio Ururaí. O rio vai recortando o terreno ligando as lagoas de Cima e a Feia já na Baixada Campista, até à divisa com Quissamã.

PS.: Para ver em tamanho maior clique sobre a imagem.

A área urbana vista do Itaóca


PS.: Para ver em tamanho maior clique sobre a imagem.

sábado, março 24, 2007

Morro do Itaóca em Campos dos Goytacazes

Vista de Campos a partir do morro do Itaóca onde se está, a aproximadamente 400 metros de altura e com uma vista privilegiada da planície Goytacá.

De outro ângulo

Nos preparativos...

Dudu ajeitando a máquina voadora...

Saltando de asa delta do morro do Itaóca

Com a Lagoa de Cima como cenário ao fundo.

Morrro do Itaóca agora - II

MMS Originally uploaded by robertomoraespessanha.

Morro do Itaóca agora

Morro do itaoca agora Originally uploaded by robertomoraespessanha.

Sua segunda vida

Quando pela primeira vez li sobre isso escrevi um artigo “Tecnofobias imateriais e outras maluquices”. Ficou nisso. Depois nestes passeios pela rede tive recentemente acesso a uma matéria sobre o criador do “Second Life”. Impressionou-me, mas ainda assim considerei tratar-se do aprofundamento da visão tecnofóbica, daqueles que enojados do mundo real e/ou interessados em ganhar dinheiro estavam criando apenas novos nichos.

Por último, uma nova matéria que é o tema da capa da revista Época desta semana que acabei comprando. Infelizmente a matéria ainda não está disponível na internet para acessos para não assinantes. A partir dela, misturei o sentimento de perplexidade com o de indagação e até receio. A idéia que está por detrás disso tudo pode misturar crenças, ideologias, desejos, poder, prestígio, etc. Acompanhem o assunto.