terça-feira, setembro 02, 2008

Jornal das Dez da Globo News discutiu o uso dos royalties do petróleo e o início da produção na camada de pré-sal

A matéria com quinze minutos de duração engloba diversas questões. Na parte que nos atinge, sobre o uso dos royalties e das participações especiais recebidos pela extração do petróleo em nosso litoral, ela foi relativamente superficial, porque não tratou de temas como a falta de uma legislação que estabeleça uma regulação e um controle social obrigatório, não levou em consideração a proposta dos fundos setoriais que os municípios e estados poderiam ser obrigados a usar os recursos e, também não considerou que a questão do pagamento dos royalties não podem misturar a situação atual, pós-descoberta dos novos campos de pré-sal, com a realidade anterior a este quadro. De toda forma, é uma reportagem que merece ser vista e analisada.

Editora Abril chama o blog para sua área e o blogueiro diz: não!

Nosso blog foi convidado para mudar para o espaço da Abril. Veja: “Olá, Roberto. Tudo bem? Eu sou Ricardo Almeida, Diretor Geral do I-Group, agência de estratégias digitais que atende a Abril. Basicamente, é o seguinte: estamos montando um ambiente onde os blogueiros e fotógrafos mais relevantes do país possam ter um espaço maior para expor as suas opiniões e visões de mundo. Essa seleção será feita pelo próprio usuário – mas começa conosco, aqui no I-Group. Como parte desse time da Abril Digital (batizado de Área VIP), os blogueiros terão acesso prático a informação em primeira mão (perdoe a rima), audiência (via destaques periódicos na home da Abril), workshops gratuitos com especialistas, promoções específicas apenas para esse time e assim por diante. Se quiser, tem mais informação no http://blogs.abril.com.br/areavip A Área Vip é um espaço especial e exclusivo dedicado a uma seleção de 200 melhores blogs e álbuns de fotos da Abril. A Abril, junto com a comunidade blogueira, está selecionando esse time de estrelas, que vai escrever e fotografar sobre política, celebridades, esportes, música e muito mais! Para fazer parte, você precisará transferir o seu blog para o ambiente da Abril Digital. E, para tanto, basta “criar” um blog no http://blogs.abril.com.br (algo como blogs.abril.com.br/seublog ) e começar a postar. Esse será o endereço que divulgaremos nos ambientes da Abril Digital e pelo qual você terá acesso aos benefícios. Te peço também que você me envie um email tão logo crie o blog novo. Convidamos, inicialmente, um número extremamente seleto de blogueiros – e o controle que estamos fazendo aqui está bem rígido sobre quem recebe e quem não recebe o acesso à área VIP. Além disso, estamos estruturando um evento de apresentação dos blogueiros VIP (dentre os quais, esperamos, você) para a imprensa. Será um coquetel na noite do dia 1 de outubro, no prédio da Abril (aqui em SP).Essas são apenas as primeiras das ações que faremos com os membros desse time. Se tem uma coisa que podemos garantir é que, caso você decida fazer parte desse grupo, certamente não se arrependerá. ;-) Bom.... estou deixando os meus contatos abaixo, caso você queira esclarecer qualquer ponto. Podemos contar contigo?” A resposta do blogueiro é: não! Não, porque a idéia deste espaço é ser parte da mídia alternativa e não parte de uma mídia empresarial e tradicional. Bom lembrar que a Editora Abril é a responsável pela revistas Veja, Exame, etc. Sigamos em frente!

Goytacaz x Rio Branco será em Cardoso Moreira

A informação é do blog do Penacho (aqui) do jornalista Adilson Dutra. Além desta notícia ruim há outra: o jogo do Goyta contra o Rio Branco, amanhã no vizinho município de Cardoso Moreira será com os portões fehados, porque devido a indefinição, a Ferj não teve tempo para fezer os ingresssos apra o jogo. Disse o Penacho: "O Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor Êvanes Soares, manteve o estádio interditado para qualquer jogo e assim como ocorreu no primeiro turno, a partida envolvendo os dois times campistas no Campeonato Estadual da Segunda Divisão, terá que acontecer em Cardoso Moreira, porque Campos não tem nenhum estádio apto para receber um jogo deste porte". O Goyta está acostumado a enfrentar adversidades: Dá-lhe Goyta!

O petróleo no pré-sal do ES

Acidente na BR-101 interrompe o trânsito na BR-101 por cerca de uma hora

Um acidente envolvendo dois caminhões na BR-101, um da Transportadora Real e o outro das Casas Bahia, na altura da localidade de Serrinha, interrompeu o trânsito nos dois sentidos, por cerca de uma hora. Aparentemente o acidente foi provocado por falta de sinalização (ou sinalização inadequada) das obras da Concessionária Autopista Fluminense, no exato ponto onde será instalada, uma das praças de pedágio da BR-101, entre Campos e o Rio de Janeiro. A causa da batida de um caminhão, na traseira de outro teria sido uma freada brusca e da proximidade de um em relação ao outro, no ponto onde, ontem, foi instalado, um sinalizador sonoro na pista. Os caminhões vinham no sentido Rio-Campos e, segundo informações, um terceiro caiminhão teria também, se envolvido no acidente. O ajudante do caminhão das Casas Bahia foi retirado da cabine e levado para ser atendido num hospital.
PS.: O trânsito ficou interompido entre 9 e 10:00 horas e lento nas proximidades do acidente, nas duas pistas, por pelo menos, mais duas horas.

Eleição de vereador em Campos

Grosso modo, até agora, com eleição garantida mesmo, só seis candidatos, sendo que apenas um não seria reeleição. Disputando as 11 vagas restantes não mais que 30 candidatos de sete diferentes coligações. Com esta conta é possível dizer que hoje há 253 candidatos apenas somando votos para os líderes das coligações. Quatro coligações devem fazer três vereadores incluindo as sobras. Hoje se pode arriscar a baixa probabilidade que qualquer uma das coligações têm de fazer quatro vereadores incluindo as sobras.

Onde vão arrumar tanta mão-de-obra?

O setor da construção civil que durante o tempo das vacas magras sustentou uma boa quantia de empregos em Campos está sufocada com tantas obras no município. Estima-se que já esteja, ou em vias de construção empreendimentos que totalizem a oferta de mais de 3 mil unidades habitacionais. Apenas três empreendimentos o da Nilo Peçanha que está sendo lançado em frente ao Wall-Mart, o outro em frente ao Tênis Clube na rua Barão de Miracema e o terceiro da Rodobens, atrás do HGG, em Guarus, reúne a metade destas 3 mil unidades habitacionais. Diversas empresas de fora já fecharam compras de áreas para a construção de casas e apartamentos, especialmente para a chamada classe “C”. Aliás, as pesquisa de mercado feita pelos empreendedores, já classifica este setor da classe média, o mais visado para ser atendido em vendas de produtos e serviços, em dois ou três níveis: C1, C2 e C3. Diante deste evidente boom cabe perguntar se estes empreendedores contratarão construtores e empresas daqui ou se trarão de fora. O impacto social e econômico no encarecimento será evidente para quem já atua no setor. Cabe indagar onde serão arrumados tantos pedreiros, armadores, encarregados, etc.?

segunda-feira, setembro 01, 2008

CREA-RJ apresenta termos de compromisso a serem firmados pelos candidatos às prefeituras fluminenses

Nos dias 18 e 19 de julho, em Mangaratiba, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, o CREA-RJ organizou o evento “Agenda Tecnológica de Políticas Públicas Municipais – Contribuição do Crea-RJ/ Eleições 2008”. O Crea considera que o Rio de Janeiro vive uma retomada econômica, através de investimentos de vulto, como o COMPERJ, o PAC da Habitação, o Arco Metropolitano, a instalação de novas indústrias siderúrgicas e a ampliação dos portos fluminenses. Neste contexto, o Crea-RJ promoveu um encontro de seus inspetores – com representantes políticos de seus municípios – para a organização de uma agenda de assuntos tecnológicos prioritários para as áreas do Sistema Confea/ Crea no estado. Para o presidente do Conselho Para o presidente do Conselho, Reynaldo Barros, o Crea-RJ tem a obrigação de se envolver e influir no destino político do estado. “Precisamos sair apenas da concepção e passarmos para a ação”. Entre outras ações o Crea-RJ propõe: 1) Implementação de política de habitação, em articulação com demais políticas públicas e instituições voltadas para o desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia. 2) Implementação de política de saneamento para todos, em articulação com demais políticas, voltada para a promoção da melhoria das condições de habitabilidade de assentamentos urbanos – em especial aos assentamentos humanos precários – reduzindo riscos, mediante sua urbanização e regularização fundiária, integrando-os ao tecido urbano da cidade. 3)Ampliação da visão dos problemas de circulação, implementando uma política de transporte e mobilidade que incorpore dimensões econômicas e sociais, normalmente não consideradas, e proporcione o acesso amplo e democrático ao espaço urbano. Priorizar os transportes coletivos de massa e não motorizado, de forma socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável, tendo no centro das atenções o deslocamento de pessoas e não de veículos, privilegiando as que possuem restrição de mobilidade (Acessibilidade).

Cursos de petróleo: manifestar interesse e pré-matrícula?

As inscrições para os cursos de qualificação na área de petróleo no município, depois de anunciado, ano passado com grande alarde pela PMCG , a secretaria publicou hoje, no Diário Oficial do município (Monitor Campista) o que chamou de lista de classificados. Junto da relação de 450 jovens chamada de Relação Final da Seleção, a Secretaria de Petróleo e Bioenergia, ao invés de chamar para a matrícula e para início dos cursos, o órgão municipal chama os classificados para que eles confirmem um novo interesse e para uma pré-matrícula. Como? Depois de se inscrever eles devem novamente manifestar interesse e fazer pré-matrícula? Isso é no mínimo desconsideração com os jovens. Pelo que o blog sabe esta lenga-lenga está desde o ano passado. Pelo jeito, eles vão fazer pré-matrícula, daqui a um tempo, manifestar novo interesse, depois matrícula... e depois manifestar novo interesse... depois pré-matrícula... depois... Sei não... Pré-matrícula entre os dias 15 e 30 de setembro? Véspera das eleições?

Tentativa de reduzir a repercussão do resultado da pesquisa

Pela tentativa, quase desesperada, de um programa radiofônico matutino, em desconstruir o resultado da pesquisa do Ibope, sobre as intenções de voto para prefeito em Campos, é possível identificar que os partidários do deputado Arnaldo Vianna sentiram o baque e temem a repercussão do resultado entre os eleitores. O fato reforça a tese de que um dos pontos mais importantes da pesquisa seria a ampliação da hipótese de que o ex-prefeito não seria imbatível no pleto de outubro próximo.

Carnaval, universidade, tradição e comparação

Bacana a integração do popular com o acadêmico, na sessão solene do Conselho Universitário da Uenf acontecida sexta-feira na comemoração dos quinze anos de implantação da universidade. Uma feliz coincidência a escolha do patrono da universidade como enredo da Mangueira. Ela possibilitou o encontro das idéias daquele que ousou descortinar as origens do povo brasileiro com uma parcela deste que insiste em contar anualmente sua alegria de viver. O blogueiro não teve como não comparar a distância e a diferença entre o que ocorreu em 2001, quando nosso município tentou comprar com dinheiro público, o enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, com o momento presente em que uma escola tradicional e mais ligada às suas raízes resolve, por conta própria, escolher como idéia central de seu enredo, um personagem que por aqui coordenou a plantação de uma parte de seus bons ideais.

Medalha e extensão das homenagens nos 15 anos da Uenf

Nas comemorações dos quinze anos da Uenf na última sexta-feira, o homenageado, o professor Mario Lopes, como um dos líderes do movimento popular que deu origem à Universidade, em seu discurso foi eclético e recordou de diversas outras lideranças que deram apoio ao movimento popular, em defesa da instalação da universidade pública e gratuita do Norte Fluminense, quando da elaboração da nova Constituição Estadual. Citou o ex-prefeito de Campos à época, Garotinho, a diretora da Fafic, Maria Teresa Venâncio, o diretor da então Escola Técnica Federal, professor Luciano Dangelo, o deputado estadual Godofredo Pinto e, o atual professor, na época, líder dos estudantes, Renato Barreto como representante dos Diretórios Acadêmicos das faculdades campistas em 1989. Outras pessoas foram lembradas, inclusive uma moradora do parque Aurora. Boa recordação do Mario, que assim ampliou a justiça da homenagem com o recebimento da Medalha Darcy Ribeiro, maior condecoração dada pela Universidade, ao estendê-la às demais lideranças fazendo questão de lembrar o caráter coletivo e comunitário do movimento.

STF manda soltar 7 presos da operação Pecado Capital

Do Globo On-line: "RIO - O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar suspendendo a prisão de oito acusados pelo Ministério Público do Rio de desviar R$ 70 milhões do estado. Entre eles estão os ex-secretários do governo Rosinha Garotinho Gilson Cantarino (Saúde) e Marco Antônio Lucidi (Trabalho e Renda), e a ex-subsecretária de Assistência à Saúde e prima do ex-governador Anthony Garotinho, Alcione Athayde. Eles ficaram 47 dias presos e foram beneficiados pelo habeas corpus concedido ao ex-subsecretário de Infra-estrutura da secretaria de Saúde Itamar Guerreiro. Cantarino e Lucidi, presos na operação Pecado Capital no dia 15 de julho , estavam em Bangu 8. Como o caso chegou ao Supremo, agora, somente o Ministério Público Federal pode recorrer". "A decisão de Celso de Mello revê a posição da ex-presidente do STF, Ellen Gracie. Depois de impetrar pedidos de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa de Alcione Athayde tentou a soltura da prima de Garotinho no STF. O processo foi distribuído a Ellen Gracie, que preferiu não analisá-lo, justificando que o STJ ainda não havia julgado em definitivo todos os habeas corpus. Dias depois, a defesa de Itamar Guerreiro impetrou pedido de liberdade no Supremo e Ellen Gracie voltou a se recusar a analisar o caso. O processo, então, seguiu para livre distribuição e parou nas mãos de Celso de Mello".

Blogs viram assunto também do JM

O Jornal Multimídia escolheu os blogs para assunto de capa do informativo on-line desta semana aqui.

domingo, agosto 31, 2008

Blog acaba de receber a notícia da morte de Félix Carneiro

O texto do e-mail de Katiana Rodrigues cita a informação da Cristina Lima e diz: "É com imensa tristeza que informamos o falecimento de Félix Carneiro, ator e diretor de teatro, além de diretor do Teatro de Bolso. Felinho foi encontrado morto agora há pouco, em sua casa, após estar desde ontem, sábado, sem dar notícias ou aparecer. Conclui-se que tenha falecido durante o sono, na madrugada de sexta para sábado, tipo de morte repentina, comum nos portadores de diabete. Lamentável, grande perda! O corpo irá ainda hoje para o Trianon, uma forma de homenagear o detentor de um extenso e brilhante currículo nas artes, em especial no teatro. Registramos nosso mais profundo pesar". Cristina Lima

Moradores do Parque São Caetano reclamam de entulhódromo no bairro

O blog recebeu por e-mail, a reclamação abaixo junto com as duas fotos que vão publicadas:
Caro Professor Roberto, estamos enviando estas fotos para q/ vc possa tomar ciência do sofrimento pelo qual os moradores do Bairro São Caetano estão vivenciando. Há mais ou menos 1 mês a Prefeitura de Campos, resolveu, sem comunicar nada aos moradores do bairro, instalar um entulhódromo, na Rua Gumercindo de Freitas. Para esse feito, cortou inúmeras árvores e retirou toda a vegetação nativa do local. Hoje, convivemos com engarrafamento de carroças (sem desmerecer o trabalho dos carroceiros!), excesso de poeira, barulho de máquinas e caminhões, menores catadores de lixos, drogados usando o local, que se tornou numa cracolândia durante o dia e de noite!!!! Como o local é muito deserto e ermo pessoas estranhas o estão usando para atividades das mais inusitadas, gerando insegurança e pânico aos moradores!!! Os moradores já fizeram um abaixo-assinado que será encaminhado ao Ministério Público (Difuso), já temos reclamação protocolada na Secr. Mun. de Obras, Posturas e do Meio Ambiente e estaremos denunciando à Vigilância Sanitária, pois o local está cheio de ratos, urubus, fumaça de lixos e em breve estará sendo usando para desova de cadáveres e de bichos mortos e lixos orgânicos e domésticos, sem qualquer fiscalização por parte desta incompetente administração pública !!!!!Sob o codinome "Cara Nova", deveria ser "Cara de pau", alegam estar contribuindo para organização de nossa cidade, quando na verdade estão destruindo o pouco que temos !!!! Pedimos sua ajuda, dada a sua força e sua influência nos meios de comunicação, pois um bairro nobre, com um IPTU caríssimo, com Universidades, entrada e saída da cidade, JAMAIS poderia se instalar um entulhódromo, que na verdade já se transformou num LIXÓDROMO!!!! Imagine, a impressão que passaremos para os visitantes de nossa cidade e para os estudantes que aqui chegam!!!! Nosso bairro está abandonado pelo Poder Público Municipal, aqui não há lazer, creches, pracinhas, calçadão, NADA e agora temos que conviver com um Lixódromo Codin II !!!!!. Nesta semana estaremos fechando a entrada da cidade com pneus em chamas para chamarmos a atenção das autoridades competentes!!!! Esta semana que passou o Jornal O Diário e o Monitor Campista deram ampla divulgação do caso e estamos contando com os amigos blogueiros para nos ajudarem a reverter tal descaso e desrespeito com a população!!!!! Desde já, em nome dos moradores do bairro São Caetano, renovamos nossos votos de estima e apresentamos nossos sinceros agradecimentos!!!!!!! Gleice Nogueira
Estudante de Direito
Está aí uma manifestação que se pode considerar como cidadã. Com a palavra os gestores públicos sobre seus argumetos e soluções para as reclamações apresentadas.

Feira Bons Negócios: uma boa iniciativa!

A feira organizada pelo Sebrae com apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo da PMCG é uma iniciativa que merece apoio e continuidade. Não sei a praça São Salvador é o local mais adequado, mas depois que lhe tiraram o aspecto de praça, não vejo muito problemas também. É bom que se incentive o setor produtivo a criar independência do poder público, ampliando a relação entre os empreendedores, estimulando a criação de redes (networks), que se apresentem maneiras de formalização dos negócios, de capacitação para novos nichos e oportunidades, financiamento e disputa de mercado para os pequenos e médios empresários de forma isolada ou consorciada. Segundo o gerente regional do Sebrae, Gilberto Soares a feira teve o objetivo de dar suporte técnico e administrativo que superou as expectativas com 5,5 mil atendimentos, além de oficinas de aprendizagem, treinamento e palestras informativas.

Semana importante para as estratégias eleitorais em Campos

Os dois pólos da eleição estão apreensivos com a repercussão dos resultados da pesquisas do Ibope. Alguns pontos ficaram evidentes, mas suscitam dúvidas sobre as estratégias a serem tomadas. Como a diferença é pequena qualquer erro pode ser crucial tendo pouco tempo para ser consertado. Se, de um lado para o grupo do PMDB fica evidente que Arnaldo está conseguindo descolar sua imagem do governo, mal avaliado de Mocaiber, por outro, não há como a candidata do PMDB tentar explorar isto, sem correr o risco, que significa mudar a estratégia da Rosinha Paz e Amor, distante de Garotinho. Pelo lado de Arnaldo há preocupações de que a inversão de posição em que Rosinha passou a sua frente sinalize, para uma parte mais fluida do eleitorado, de que sua candidatura não é invencível. Rosinha por sua vez, ao ver as intenções de votos de um possível segundo turno, teme a repetição de 2004 e 2006, quando o anti-Garotismo foi decisivo para a escolha final, na opção que ficou conhecida como a menos pior. Mais nervosos e ansiosos que os candidatos e os seus grupos estão os apoiadores financeiros que gostam de pule de dez fugindo de bola dividida evitando desperdícios. Pelo jeito, a maioria destes continuará a ter que fazer mais de uma aposta, até que novas pesquisas sejam divulgadas. Analisando o quadro é possível verificar a importância das estratégias tomadas a partir desta semana. Além de ganhar os votos dos ainda indecisos é provável que nos setores mais vulneráveis às pressões eleitorais, um grupo tente tirar os votos ainda não consolidados para o adversário. A forma mais fácil de fazer isto é catar e convencer a mudar a placa findada na casa do eleitor. Fora daí o que pode haver de mais importante serão os debates televisivos da Record e o último na InterTV.

Mais sobre o assunto dos royalties na camada de pré-sal

Hoje aqui no jornal O Globo, quanto a Petrobras paga de tributos, desde royalties ao ICMS: PS.: Infográfico do Globo Online.

Pressão pré-sal

Aumenta vertiginosamente a pressão sobre a questão dos royalties e das participações especiais devidas pela exploração de petróleo no Brasil. Não só os jornais de São Paulo a defender o quinhão paulista que deseja a mudança na atual regra de rateio destes recursos. Aos poucos se forma um consenso que duas questões são indispensáveis: primeira que há necessidade de se criar mecanismos de controle da sociedade na utilização de recursos finitos; segundo, a que a fase pré-sal, é uma outra realidade que, da mesma forma que não cabe legislar no presente de olho no futuro que ainda não chegou, não se pode legislar para o futuro sem olho no presente. Na próxima terça o presidente lança no Espírito Santo o início da produção na chamada camada de pré-sal. A mídia nacional, de tosos os tipos, tamanhos, origens e veículos estão aprofundando estudos e matérias sobre a questão. Por conta disso, este blogueiro foi entrevistado pelo Jornal das Dez da Globo News, nesta sexta-feira, para uma matéria que deverá ir ao ar na terça, falando sobre o uso dos royalties e das participações especiais. Este blogueiro discutiu com produtora a Dines (que disse ser de São João da Barra) e o repórter Rafael Coimbra que não deseja ser correia de transmissão de interesses que pretendem tirar estes recursos de nossos municípios, em prol de outros, ou até, a favor de grupos econômicos que buscam reduzir as parcelas governamentais, na exploração deste bem mineral. O blogueiro compreende até, que não há como discutir regras e critérios, sem levar em conta a atual má utilização, por parte da maioria dos nossos municípios produtores, capitaneados por Campos e seus telhados de vidro. Porém, os interesses sobre estas questões estão muito para além dos partidos e até de governos. A região precisa ter habilidade e bom senso ao tratar do tema, mas acima de tudo, precisa adotar imediatamente, formas de participação popular, na definição de prioridades de uso e, no acompanhamento da prestação de contas, assim como na transparência de todas as suas ações. Cumprindo estas duas regras, já será difícil garantir a continuidade das atuais regras de repasses dos royalties, imagine se a farra de uso se mantiver como hoje ainda se dá, mesmo depois do 11 de março? Não digam que foi por falta de aviso ou, por favor, não inventem outras desculpas como vítimas.

Situação dos candidatos do NF, segundo o TSE

Fonte: TSE.

sábado, agosto 30, 2008

Ibope em Campos: uma no cravo e outra na ferradura

A notícia ruim para Rosinha foi sua maior rejeição 26% x 19% de Arnaldo. Por outro lado, a péssima avaliação de Mocaiber cria problemas para o seu aliado, Arnaldo Vianna. Estes dados, juntos com os divulgados ontem, embora continuem com o problema do baixo universo de entrevistados – 602 entrevistados, que leva a uma alta margem de erros de 4%, para cima e outros 4% para baixo - permite intuir que faltando 35 dias para o primeiro turno, a eleição de Campos está altamente polarizada e ainda indefinida.

Ibope sobre a administração de Mocaiber: 61% consideram péssima ou ruim

49% consideram péssima; 12 % ruim; 26% regular; 8% boa; 3% não sabe. PS.1: Informação do RJ TV agora à noite na InterTV. PS.2: Atualizado e corrigido às 22:46 a partir da identificação do comentrista anônimo abaixo.

Feijó lidera rejeição na pesquisa do Ibope em Campos

Feijó - 36%; Rosinha – 26%; Arnaldo - 19%; Marcelo - 14%; Odete - 12%. 15% disseram não saber. PS.: Informação divulgada pelo RJTV da InterTV.

Aos leitores e comentaristas do blog

O blog anda retirando um ou outro comentário por considerá-los ofensivos. As defesas de opniões serão toleradas, mas não as agressões, aliás, como já foi dito e repetido aqui, por diversas vezes. O blog está fazendo tudo para evitar a necessidade da moderação nos comentários, já adotado pela grande maioria dos blogs de razoável audiência. Ouvindo nossos conselheiros jurídicos estamos, num estágio daquilo que podemos chamar de limite. Bom esclarecer aos incautos e espertos que o blogueiro não se manifestou por nenhuma das duas candidaturas que polarizam a eleição em Campos. Abertamente este blog defendeu uma alternativa nova para a gestão do município. Este modelo que até tem algumas diferenças entre estes dois pólos, guardam semelhanças de métodos e práticas, que ao ver do blogueiro, precisam ser extirpadas. Este blog é um espaço de opinião que não se pretende isento. O blog e o blogueiro tem opiniões e a sustenta em debates e discussões públicas há longo tempo. Para ficar num exemplo, pode citar a crítica e as ações contra o finaciamento com dinheiro público da PMCG para a Escola da Samba, Imperatriz Leopoldinense, quando os dois pólos ainda era apenas um. Por este e muitos exemplos lamenta que o esforço para a construção de uma candidatura alternativa viável, tenha sido estão torpedeada pelos dois lados, desta disputa com o apoio de alguns que não quiseram enxergar e lutar por algo que terá que vir, talvez de uma outra forma e num outro tempo. O quadro atual de disputa política e de poder está muito longe do que se poderia, ao menos, considerar como razoável, até por isso, o blogueiro tem mantido uma distância que não é de quem se omite, porque - até mesmo neste espaço - tem buscado fomentar um debate de melhor nível e de construção social e política, de quem deseja mais qualidade de representação política, mais argumentos de um programa de governo que seja, não só factível do ponto de vista das propostas operacionais, mas também da construção da participação popular, não cooptada e a favor de um governo de, e, para todos. Não será por pressão de propaganda que o blogueiro tomará posição. Melhor que estas energias fossem jogadas numa mudança de rumos da forma de fazer política, que, embora, em dos dois grupos, são filhos de uma única costela. Quem ganhar não governará bem, se não fizer uma sincera autocrítica que precisa ser sinalizada com gestos de quem deseja o melhor para o nosso povo, especialmente, para aqueles que mais precisam da política e com compromissos de gestão transparente e participativa. Continuaremos vigilantes, críticos e propositivos como sempre fizemos. O resto é papo, é firula que não convence ninguém, muito menos os leitores e demais comentaristas deste blog. Avancemos no debate e nas discussões e obrigado a todos pela participação!

O nosso belo Paraíba!

A imagem foi enviada junto com outras quinze fotos pelo Sérgio Gomes com o texto: "Professor Roberto, Seguem algumas belas imagens do Rio Paraíba do Sul tiradas, hoje, à tarde na BR-356, depois de Barcelos. A gente passa diversas vezes pela estrada e não tem a oportunidade de observar tão belas imagens. Sou seu ex-aluno e leitor diário do blog. Um abraço, Sérgio Gomes" Sérgio, aqui o abraço e os agradecimentos do blogueiro e professor que se alegra pelo compartilhamento daquilo que é de todos!

Tendência por zona eleitoral em Campos

O município de Campos dos Goytacazes está dividido em 7 zonas eleitorais. 75ª ZE- Baixada Campista - 53.557 eleitores; 76ª ZE – Guarus de Custodópolis, Parque Prazeres, etc. - 54.665 eleitores; 98ª ZE – Centro, Pelinca, Pecuária - 51.030 eleitores; 99ª ZE – Centro, IPS, Turfe - 36.039 eleitores; 100ª ZE – Interior Norte - 32.252 eleitores; 129ª ZE – Guarus Km 13, Outeiro, e Interior Sul: L. de Cima, Serrinha- 52.966 eleitores; 249ª ZE – Turfe, Jóquei, Penha, Imperial - 42.330 eleitores. Sem conhecer as intenções de votos desta pesquisa do Ibope por zonas eleitorais, mas tendo tido conhecimento de outras, de ambos os lados, é possível afirmar com a concordância destes dois pólos, que por zona eleitoral, a situação dos candidatos seria a seguinte: Arnaldo ganha na 75ª ZE e 98ª ZE; Rosinha vence na 76ª ZE, 100ª ZE e 129ª ZE; Empate técnico na 99ª ZE e 249ª ZE.

Atropelamento mata em frente ao Cine São José

O trânsito na área urbana em Campos está cada vez mais violento. No final da manhã de hoje, um atropelamento junto ao sinal de trânsito, em frente ao antigo Cine, no bairro do Turfe matou uma pessoa. Na foto ao lado o momento em que o rabecão da Defesa Civil retirava o corpo da vítima da Avenida 28 de março. Infelizmente, só na área urbana da cidade, toda a semana cada vez um número maior de campistas têm sido vítimas de um trânsito violento, desorganizado, mal planejado, caótico e assassino que tem ceifado a vida dos nossos conterrâneos.

Partido ou coligação do candidato a prefeito deve levar vantagem

A eleição deste ano terá uma particularidade. O voto do vereador virá antes do voto no prefeito. Isto, provavelmente, levará a um grande número de votos em legenda nos partidos dos candidatos a prefeito, especialmente, os mais bem votados. É a primeira vez que isso ocorrerá. Em Campos, avalia-se que o fato pode contribuir para que as sobras favoreçam as coligações em que estão o PDT e o PMDB.

sexta-feira, agosto 29, 2008

Rosinha 46,8% x 45,6% Arnado

Os primeiros colocados na pesquisa estão a menos de 5% de ganhar no primeiro turno. Pela pesquisa encomendada pela InterTV ao Ibope sobre as eleições de Campos, é possível deduzir que Rosinha está distante apenas 3,2% e Arnaldo a 4,4%, de um vencer o outro, no primeiro turno. O blog explica a conta. Como só o que conta são as intenções de votos nos candidatos, se somarmos os quatro citados na pesquisa teremos o total de 79%. Na conta que vale este é o tem o valor equivalente aos votos válidos, sendo assim, Rosinha tem 46,8%, Arnaldo 45,6%, Feijó 5% e Odete 2,6%.

FERJ adia jogo do Goytacaz com o Rio Branco

A federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro decidiu no início desta noite adiar o clássico do Goytacaz com Rio Branco para a próxima quarta-feira. O ansiado jogo, especialmente pela torcida do Azul da Rua do Gás, que seria o primeiro neste campeonato pela segunda divisão do futebol do estado foi transferido porque a FERJ interpretou que sem uma posição do Ministério Público Estadual sobre o estádio do Goytacaz o jogo não poderia ser realizado. Os dirigentes dos dois clubes foram avisados e também informados que, sem um acordo com o MPE, o jogo na quarta-feira terá que ser transferido para Cardoso Moreira. A torcida do Goyta terá que aguardar um pouco mais para ver o time que está na primeira colocação em seu grupo nesta primeira fase da Segundona.

Cabeça a cabeça

Com a eleição sendo disputada voto a voto, hoje, ao contrário do que se imaginava antes, a eleição tem chances de ser levada a segundo turno, pela pequena diferença, entre os dois primeiros que polarizam as intenções de voto. Não se pode deixar de considerar que uma pesquisa feita com 600 pessoas é um universo muito pequeno podendo incidir em erros significativos. Ou seja, a margem de erro é superior aos percentuais de todos os candidatos exceto, os dois primeiros colocados, o que permite dizer que, ao contrário da primeira hipótese a eleição de prefeito em Campos pode ser resolvida no primeiro turno, sem que a pesquisa seja considerada errada.

Pesquisa do Ibope em Campos

Foram entrevistadas 600 pessoas. A margem de erro para cima e para baixo é de 4% . Rosinha (PMDB)- 37%; Arnaldo (PDT)- 36%; Feijó (PSDB)- 4%; Odete (PC o B) - 2%; Marcelo (PRTB) - % Graciete - (PCB) - %. Não opinaram - 12%; Branco e nulos 8%. Na simulação de um possível segundo turno: Arnaldo 43% x Rosinha 40% .

InterTV confirma que divulgará agora no seu jornal pesquisa do Ibope em Campos

Dentro de instantes o resultado. Aguardem!

Comunidades reclamam de suspensão de desfile oficial de 7 de setembro no Parque Santa Helena

As comunidades do Parque Santa Helena, São José, Cidade Luz, Fundão, Vera Cruz e Parque Aldeia, enviaram ao blog, um texto reclamando da retirada do desfile de Sete de Setembro que seria realizado amanhã, 30 de agosto, no bairro, da programação oficial da PMCG “As nossas comunidades vêem por meio deste, mostrar a sua indignação e revolta total com a secretária Municipal de Educação Elizabeth Landim Gomes Siqueira, pela retirada do Desfile Cívico da comunidade do Parque Santa Helena". O Desfile Cívico foi retirado do cronograma Oficial da Prefeitura Municipal de Campos, e, proibiram as escolas e creches municipais do bairro de participarem do desfile. A comunidade do Parque Santa Helena quer uma resposta em público da secretária de Educação, o motivo da exclusão do desfile da nossa comunidade. De fato, o desfile já ocorreu com um tamanho sucesso durante 2 anos consecutivos em nosso bairro, com a presença da própria secretária. Secretária gostaríamos de saber o que você tem contra a nossa comunidade? Queremos uma resposta ou vamos dar a nossa em breve!” PS.: Uma das cinco fotos enviadas pelo morador do bairro mostra o desfile de 2007.

Cidade, nosso mais importante ecossistema...

Taí mais um bom artigo do nosso articulista e também blogueiro (veja seu blog aqui), Luiz Felipe Muniz. Um assunto oportuno nesta época, que embora pré-eleitoral está pobre em termos de discussão programática Cidade, nosso mais importante ecossistema Luiz Felipe Muniz de Souza Advogado e Ecologista - lfmunizz@gmail.com - http://luizfelipemunizdesouza.zip.net/ Por mais que a luta ambiental nos remeta a pensar em florestas e animais, são as cidades os ecossistemas mais importantes e vitais para a humanidade pós-moderna na face da Terra. Do alto, estes aglomerados humanos, são como verdadeiras colônias de bactérias consumindo energia e produzindo rejeitos na epiderme do planeta, cuja simbiose rudimentar de zonas hiper-complexas da dimensão humana, mantém todo o contexto numa perspectiva insustentável, caótica mesmo! As avenidas superlotadas de veículos automotores são artérias em esclerose múltiplas, atrofiando a vida, invadindo os espaços públicos como células cancerosas, contaminando a atmosfera e conduzindo todos ao inferno dos mundos em paralisia neural! Em recente visita à Universidade de Santa Catarina – em Florianópolis – o cientista social e urbanista, em palestra para os alunos de arquitetura e urbanismo, o colombiano Emílio Pradilla Cobos, disse que as cidades estão em crise profunda, particularmente na América Latina: “Numa perspectiva futura, até 2050 nenhuma cidade irá resolver seus problemas. Esta é uma das grandes tragédias das cidades latino-americanas causadas pelo neoliberalismo”. Infelizmente os sinais são bastante significativos no sentido da degradação crescente das cidades e grandes metrópoles brasileiras. As nossas lideranças políticas são irracionais no quesito urbanístico e entendem patavina de sustentabilidade! Os investimentos precários em formação técnica para atuação em demandas urbanas e de organização dos espaços públicos são uma vergonha e uma enorme irresponsabilidade na maioria das cidades brasileiras e muito particularmente no Norte-Noroeste Fluminense! Enquanto o Brasil se vangloria com o sucesso da economia, com a ascensão das classes “D” e “E” no mercado de consumo, com o estupendo avanço do mercado de construção civil e com os recordes sucessivos de vendas de automóveis e motos, todos nós assistimos atônitos ao avanço real da desordem e da desorganização social e ambiental nos espaços públicos urbanos, sem querer entrar na questão da insegurança generalizada... As instituições democráticas de nossa frágil República latina estão no limiar de muitas mudanças paradigmáticas ou não! Os próximos anos, e talvez já estas eleições municipais, irão ditar os rumos que a sociedade brasileira e fluminense adotarão para o enfrentamento crescente e veloz da desorganização sócio-ambiental que ronda todas as cidades brasileiras neste momento. Mesmo que você tente fazer a sua parte, o engano e a contra-informação nos mantêm reféns todos ao mesmo tempo agora!

Pesquisas aguardadas

A ansiedade pela divulgação dos resultados da pesquisa do Ibope para Campos é grande. A previsão inicial é de que eles sejam divulgados no jornal da InterTv nesta noite. Nos municípios de Quissamã e Macaé outras pesquisas também foram fechadas por outro instituto e há expectativa de que seus resultados sejam divulgadas no início da próxima semana.

Terreno para a UFF e ampliação do ensino e da pesquisa pública em Campos

Momento da assinatura da cessão do terreno de 22 mil metros quadrados da RFFSA para ampliação da UFF em Campos. Os ministros Paulo Bernardo do Planejamento e Fernando Haddad da Educação junto com o reitor da UFF, Roberto Salles e o deputado Chico Dangelo, na solenidade no gabinete do primeiro, quarta-feira, 27 de agosto, em Brasília.
Nele serão investidos R$ 12 milhões para a construção de dois edifícios de cinco andares com 4,7 mil metros quadrados cada, onde serão instalados seis novos cursos de graduação. Ciências Sociais, Economia e Geografia serão oferecidos já em 2009, e Direito, História e Psicologia, em 2010, num total de 2.650 novas vagas.
Ponto para Zé Luiz Vianna, para Campos e para o governo federal que amplia o ensino público a níveis nunca antes, sequer, imaginado. Assim, a UFF junto com a Uenf e o CEFET vão ampliando suas áreas de abrangência e atuação se transformando em verdadeiros molas propulsoras para um desenvolvimento sustetável com inclusão social.
Melhor, ainda, se houvesse sensibilidade dos gestores locais para melhor utilização do conhecimento e das experiências na formulação, ampliação e avaliação de políticas públicas em nossos municípios.
Foto: Gilson Carvalho do Nucs-UFF

Dureza...

Sob o forte sol que faz hoje em Campos, o trabalho de propaganda eleitoral no barquinho no meio do rio Paraíba do Sul. Melhor ou pior, é que o gaurda sol está tapando parte do nome do patrocinador da propaganda.

Desperdício e valor à vida

Duas imagens complementares A primeira eu recebi do Ralfe Nunes mostrando mais um lançamento da Motorola, dizendo: “isto é um celular. Nada mais me espanta nesta área”. A outra foi uma postagem do Gustavo Rangel em seu blog Fatos, fotos e afins mostrando a imagem de uma empresa de reciclagem de celulares nos EUA, onde, segundo ele, joga-se no lixo diariamente 426 mil celulares. Imagens da sociedade capitalista. Nela, os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos, ao mesmo tempo em que, as mídias projetam estímulos de novos desejos de aquisição para a população que corre e trabalha freneticamente para comprar e depois jogar fora coisas úteis e inúteis. Em paralelo, massas de excluídos são esquecidas pelas políticas públicas. Quando muito, elas acabam atendidas por programas assistencialistas que mais servem para aplacar o sentimento de culpa de seus patrocinadores, do que contribuir para a emancipação daqueles que junto com o o ambiente vão sendo relegados à própria sorte.

quinta-feira, agosto 28, 2008

A estimativa é que só oito coligações elejam vereadores em Campos

Do total de treze coligações ou partidos isolados que apresentaram nominatas de vereadores para a eleição no município de Campos, hoje é possível fazer uma projeção de que, no máximo oito, consigam eleger vereador. O quociente eleitoral mínimo para um partido/coligação eleger um vereador deverá estar em torno de 15.300, que é o quociente de 260.000 votos válidos divididos por 17 cadeiras de vereador que o município possui. Se o partido ou coligação não alcançar, na soma dos votos de seus candidatos este número, ele não elegerá ninguém, porque as sobras são só para as coligações que já garantiram o quociente mínimo. Daí em diante, as vagas restantes vão para as sobras, uma conta um pouco mais complexa que o blog explicará mais adiante.

Chutando o patrimônio?

A idéia desta nota foi lançada, como no futebol, pelo professor Salomão que mandou o edital abaixo, articulada pelo craque jornalista Balbi e arremata por este blogueiro. O resultado não é o gol, mas a defesa apaixonada dos nosso, quase finado, futebol campista.
Exlicando: os três principais clubes de Campos negociaram ou estão negociando parte do seu patrimônio. Das três negociações, a que parece, no julgamento do blog, menos danosa à história dos clubes é a do Goytacaz, porque está trocando uma área complementar Vila Curumim por outra. As demais estão mexendo nas suas principais sedes. Particularmente o blog é contra que o Goytacaz e o Americano se desfaçam da suas sedes. Aliás, na época da elaboração do Plano Diretor do município, eu defendi ardentemente que fossem tombados como patrimônios históricos, estes dois espaços. Mais do que os patrimônios físicos, aqueles ambientes guardam histórias de vidas, de grupos de pessoas de uma sociedade que pouco a pouco vai perdendo sua identidade. A vida não é só dinheiro. Além do mais, a manutenção daqueles espaços como estão, só ajudarão a área urbana mais central da cidade, a manter algum espaço livre, em meio ao crescente adensamento que estamos vendo acontecer. A alternativa econômica para isso se chama “outorga onerosa do direito de construir-solo criado”. Não sei se o novo Plano Diretor tão mexido na Câmara Municipal mexeu na proposta deste instrumento. Porém, isto é assunto técnico para algo que para o blog tem valor como a vida. Abaixo o edital do C.E. Rio Branco vendendo parte de sua área no antigo Parque Calabouço, hoje Rio Branco, por herança do nome do clube que já foi desalojado na década de setenta da rua Sete de Setembro e daqui a pouco será jogado para mais longe, em nome de um projeto que nunca se viabiliza.

Faixa etária e sexo dos candidatos a vereador em Campos

É significativa a observação de que 59% dos candidatos tem idade acima de 45 anos e apenas 3% até 24 anos. Mais interessante ainda é observar que há mais candidatos com idade superior a 70 anos que de 18 a 24 anos de idade. Isto mostra que a política partidária ainda não é algo próximo à juventude. Faixa etária De 18 a 20 anos – 1 (%); De 21 a 24 anos – 5 (2%); De 25 a 34 anos – 32 (10%); De 35 a 44 anos – 88 (29%); De 45 a 59 anos – 152 (50%); De 60 a 69 anos – 20 (7%); De 70 a 79 anos – 7 (2%). Sexo Masculino – 224 (76%); Feminino – 69 (24%). Obs. Há uma divergência nos totais dos candidatos que afeta pouco os percentuais.

Grau de instrução e estado civil dos candidatos a vereador em Campos

Grau de ensino Ensino Superior – 61 (21%); Ensino Médio- 127 (43%); Ensino Fundamental- 68 (23%); Outros-37. Quanto ao estado civil Solteiros – 62 (20%); Casados – 183 (60%); Viúvos – 8 (3%); Separados – 16 (5%); Divorciados – 36 (12%). Obs. Há uma divergência nos totais dos candidatos que afeta pouco os percentuais.

Oito vereadores declaram a condição de vereador como sua ocupação

Quase 50% dos vereadores declararam à Justiça Eleitoral a condição de vereador como a sua principal ocupação. O caso é hilário. Com isso essa ocupação foi a sexta mais citada entre todos os candidatos inscritos em Campos. Numa cidade onde o comércio é a principal atividade econômica é natural que os comerciantes tenham maioria expressiva com 34 candidatos inscritos. A segunda ocupação mais citada entre os inscritos a vereador é correlata à primeira: os empresários. Depois vêm os advogados com 12 inscrições. Os professores aparecem com oito inscrições, mas são apenas os de ensino fundamental com oito inscrições. Se juntar com os de ensino médio com seis, mais os de ensino superior com três, a profissão de docente chegaria a 17 inscrições (6%) e ficaria em segundo lugar entre as ocupações citadas. Nesta eleição há ainda sete médicos concorrendo ao pleito de vereador. Veja abaixo em ordem decrescente as ocupações citadas nos registros dos candidatos a vereador no município de Campos dos Goytacazes. Ocupações mais citadas nas inscrições para vereador em 2008 1) Comerciante - 34 (12%); 2) Empresário – 16 (6%); 3) Advogados – 12 (4%); 4) Agente administrativo – 10 (4%); 5) Motorista particular – 9 (3%); 6) Vereador – 8 (3%); 7) Professor de Ensino Fundamental - 8 (3%); 8) Aposentado – 7 9) Servidor Público Municipal – 7 10) Médico – 7 11) Locutor ou radialista – 6 12) Professor de Ensino Médio – 6 13) Corretor de Imóveis – 5 14) Servidor Público Estadual - 5 15) Técnico em Contabilidade – 5 Obs.: 67 (24%) candidatos tiveram suas profissões cadastradas como outros. Em 2004 as ocupações dos vereadores inscritos em Campos mais citadas foram: - 48 (13%) são comerciantes. - 22 (6%) são professores de ensino de 1 e 2 graus; - 17 (5%) são servidores públicos estaduais; - 11 (3%) são servidores públicos municipais; - 9 (2%) são advogados; - 9 (2%) são técnicos em contabilidade; - 8 (2%) são médicos; - 8 (2%) são representantes comerciais; - 7 (2%) são empresários; - 7 (2%) são estudantes; - 7 (2%) são aposentados; - 7 (2%) são policiais militares.

Ficha suja

Bessinha do A Charge On Line.

quarta-feira, agosto 27, 2008

4 mil estudantes de direito em Campos

Este número é referente a 2005 e consta do artigo da professora Rosélia Piquet, junto com Henrique Naves e Elzira Oliveira, todos da UcamCampos, publicado na revista Rio de Janeiro editada recentemente. Este número de 4.087 matrículas em Direito equivale a 18% de todas as matrículas do nível superior no município de Campos dos Goytacazes. Os números podem ter sofrido alguma alteração, mas não muito. Para se verificar a preponderância deste curso sobre os demais, é só observar que o segundo curso em número de matrículas é o de Ciência da Computação que tem 1.782 matrículas. O terceiro é o de Fisioterapia com 1.214 matrículas. Dos três, apenas, o da área de Ciência da Computação tem 41% das 1.782 matrículas alocadas numa instituição pública, no caso, o Cefet. Hoje, em Brasília, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que os 81 cursos de direito sob supervisão do governo deixarão de oferecer 24.380 vagas em seus vestibulares este ano, o que representa uma redução de 54% em relação ao número previamente autorizado. O MEC estima, porém, que a diminuição real será de 16.231 vagas, considerando as vagas que não costumam ser preenchidas e só existiam no papel. PS.: Atualizado às 23: 46: Bom registrar que nenhum dos cursos que tiveram vagas reduzidas são de Campos.

Ibope fechando a pesquisa em Campos

O blog ouviu diretamente uma pessoa que hoje foi abordada e pesquisada pelo Ibope, num bairro de Campos: o famoso Parque Aurora. A previsão da divulgação dos resultados pela InterTV, ainda continua sendo, a do jornal na noite de sexta-feira. Porém, há quem julgue que talvez fique para o sábado. Há grande expectativa com a divulgação dos resultados, embora seja pule de dez, o empate técnico por uma diferença até 8% entre o primeiro e segundo colocados, por conta da margem de erro. Aguardemos!

Lista para ajudar eleitores de Campos

O blog disponibiliza para seus leitores, outra lista de candidatos a vereador pelo município de Campos dos Goytacazes. A primeira disponível aqui lista os candidatos em ordem alfabética, que informa partido, coligação, número e ainda faz link para os dados sobre bens pessoais dos candidatos e prestação de contas. A segunda (aqui) fornece a relação de candidatos por coligação e apoios. Ela é mais importante para que o eleitor possa saber que muitas vezes ele está votando num candidato para ajudar a eleger outro pela coligação. Ambas estão disponíveis na seção no alto do lado esquerdo, logo abaixo da informação do e-mail do blog para consulta a qualquer momento pelos leitores e eleitores de Campos.

Mais uma vez lançamento imobiliário particular tem valor mais baixo que o da PMCG

O fato já havia sido verificado nos apartamentos entregues pela prefeitura de Campos no Matadouro. Naquela oportunidade, este blog mostrou que uma empresa particular oferecia (e ainda oferece) imóveis próximos e melhor localizados, na avenida Alberto Lamego, com plantas semelhantes, por valor equivalente à metade do custo daqueles construídos pela PMCG. Agora o fato se repete com o Conjunto Habitacional dos Nogueiras, atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG), inaugurado na semana passada, pelo prefeito Alexandre Mocaiber com o nome de Condomínio Santa Rita de Cássia. O projeto da prefeitura foi orçado em R$ 45 milhões e incluiu, além da construção de 300 casas, um centro comercial, área de lazer, centro ecumênico e posto policial, numa área total de 200 mil metros quadrados. A obra foi executada Consórcio Construsan Avenida com subcontratação de diversas outras empresas teve início em maio de 2007, num prazo de construção de 15 meses. Pois bem, no terreno logo atrás do Santa Rita, na estrada Santa Rosa, o grupo Rodobens já está comercializando, embora o lançamento oficial ainda vá ocorrer, um condomínio fechado de casas com 2 ou 3 dormitórios e ampla área de lazer que inclui: piscinas, salão de festas, playground, minicampo de futebol gramado, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia, quadras de tênis e quiosques com churrasqueiras. O grupo empresarial oferece facilidades de até 300 meses para pagamento, sem necessidades de comprovação de renda, dizendo ainda que a oferta exige baixo investimento inicial e baixo comprometimento mensal. O grupo empresarial Rodobens lançou e está lançando o mesmo tipo de empreendimento em cidades de porte médio (acima de 150 mil habitantes) em diversas cidades do país como: São Carlos, Sorocaba, Marília, S. José do Rio Preto e S. José dos Campos, SP; Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia-MG; Ponta Grossa e Cascável, PR; Palhoça, SC; Porto Alegre, Santa Cruz, Vista Alegre e Alvorada, RS; Rondonópolis e Várzea Grande, MT. Veja detalhes aqui. Voltando à comparação o Condomínio Terra Nova Campos (veja informações aqui do empreendimento em Campos) tem a previsão de construção de 480 unidades no local que está tendo a terraplanagem concluída. A primeira parte de 240 unidades será entregue no final de 2009, num prazo de construção semelhante ao tempo de edificação do Santa Rita da PMCG. As unidades do Terra Nova Campos tem áreas construídas de 46m², 58m² e 66m² e oferta de quatro diferentes tipos de plantas incluindo suítes e varandas. Os preços variam entre R$ 90 mil e R$ 140 mil, tendo o preço médio de R$ 115 mil. Segundo a imobiliária responsável pelas vendas é possível um desconto para pagamento à vista de 10%, o que desceria o preço médio para R$ 103 mil. Os modelos de casas ofertadas pela empresa estão lá disponibilizados para a escolha do cliente (veja foto ao lado). Voltando à comparação, se pegarmos este preço médio e multiplicarmos pelas 300 casas feitas pela PMCG, no Condomínio Santa Rita será encontrado um valor de R$ 31 milhões, cerca de 50% menor que os R$ 45 milhões pagos pela PMCG à construtora vencedora da licitação do Conjunto Santa Rita, isto se não acontecer suplementação do valor orçado. Bom lembrar que o Condomínio Santa Rita se obriga também a fazer além dos arruamentos, pavimentação das ruas, arborização e áreas de serviços mais amplas até do que a da PMCG, acabando assim, com a alegada questão dos complementos, da preparação do terreno, etc. como argumento para o alto preço final da construção de casas da prefeitura de Campos. Repetindo a diferença de valores é R$ 31 milhões para R$ 45 milhões. É ainda oportuno lembrar que no custo da empresa particular está embutido, como seria natural, o seu lucro e também, as despesas de comercialização de marketing e propaganda incluídos aí os valores pagos às imobiliárias que estão atuando nas vendas. O caso é semelhante também ao que ocorreu no caríssimo Residencial Oswaldo Gregório, na Chatuba. Para enfrentar as críticas dos altos custos dos projetos habitacionais em Campos, os gestores têm alegado que os críticos dos altos custos desejam dar casinhas pequenas e mal construídas para a população de baixa renda. A premissa é falsa. Projeto habitacional decente tem que ser em terreno amplo, murado, com espaço para crescimento, com equipamentos urbanos e acompanhados de outros serviços públicos como de educação, saúde e outros. O caso que se está questionando desde a Chatuba, passando pelo Matadouro é o custo para execução destes projetos pelo poder público local. Por tudo isso, este blog rechaça mostrando que, na situação atual, seria mais barato para o poder público local, adquirir as casas diretamente da empresa particular que constrói um condomínio fechado. Esta empresa oferece todos os serviços também ofertados pelo da PMCG e mais alguns. O blog não defende, a princípio esta idéia, mas também, não a descarta como forma de conceder à parte da população que não tem condições de adquirir, mesmo com parcelamentos, a sua moradia. Esta opção seria melhor do que a atual sob o ponto de vista das finanças públicas. Sob o ponto de vista da cidadania, os projetos de habitação popular mais reconhecidos no país, são aqueles que estimularam a participação da população na construção das moradias. Esta alternativa é mais digna e emamcipatória e cidadã, mas não contempla a todos os casos, mas não deveria ser descartada em nosso município, como mais uma alaternativa para a redução do déficit habitacional. Esta é mais uma comprovação irrefutável do superfaturamento. Mesma área, casas melhores, área de serviços e de lazer, além de urbanização igual ou também melhor e por preço 50% menor. O blog sugere que você não fique só na informação aqui postada e de outras da internet. Faça como o blogueiro pegue o carro visite um, veja as casa ofertadas pelo outro, compare, ouça os corretores, faça a conta e tire a conclusão a que chegou o blog junto com alguns especialistas na questão habitacional. PS.: 1- a) Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas. b) A primeira imagem do lado direito é de duas casas do Santa Rita da PMCG. c) A segunda que está no lado esquerdo é a planta de situação do empreendimento. d) A terceira que está do lado direito é da publicidade do Terra Nova. e) A quarta que está do lado esquerdo é foto de um modelo de casa do Terra Nova. f) A quinta imagem que está do lado direito é uma foto da portaria do Terra Nova que está parcialmente montada com estande de vendas na rua ao fundo. 2 - Bom que se deixe registrado e garantido que o blog não está ganhando nada do empreendedor das casas do Terra Nova, apenas está usando o exemplo para fazer a comparação com a implantação de um programa de política pública. Além disso, julgou o seu preço também caro, mesmo que mais barato do que a da PMCG onde não há lucro do empreendedor, apenas do construtor e também, não há gastos com comercialização dos imóveis construídos. O grande atrativo do empreendimento é a facilidade oferecida para parcelamento em até 300 vezes e a baixa exigência de investimento inicial, indispensáveis para o nível de renda do público que o empreendimento pretende atender. Atualizado 28-08-08 às 14:20: Outras informações prestadas pelo empreendedor sobre o Condomínio Terra Nova Campos: Número de dormitorios: 2 e 3 (1 e 2 suíte(s); Número de vagas: 2; Número de unidades: 520; Área do terreno: 143m²; Área das casas modelos diferentes: 46.72m², 58.64m², 66.60m² e 77.30m².

terça-feira, agosto 26, 2008

A quarenta dias das eleições em Campos

Temos hoje menos tempo pela frente, do que o passado, desde o início da campanha eleitoral, em 5 de julho. As Olimpíadas acabaram e as campanhas pelo rádio e TV, já entraram na sua segunda semana de exibição. Pesquisas indicam que pouco mais da metade da população assiste os programas pela TV. A assistência depois desta segunda semana de exibição tende a entrar num período morno, só voltando a ser muito observado na última e nervosa semana, antes das eleições. Em Campos, as pesquisas usadas até aqui para consumo interno, passarão a ser de domínio público, a partir desta semana. Os principais candidatos temem a reação da população diante dos resultados das intenções de voto até aqui verificados. Os resultados de uma destas pesquisas encomendada pela InterTV e previsto a ser divulgado, na próxima sexta-feira poderá indicar um famoso “empate técnico”. Explica-se: como está sendo feita com cerca de 600 entrevistados, ela terá uma margem de erro de 4%, para baixo e para cima, desta forma, uma diferença de até 8%, a mais provável de ser anunciada, será considerado dentro da margem de erro, o que caracterizaria um empate técnico. As formas como os financiadores e apoiadores poderão reagir a estes resultados poderão ser decisivos para o último mês de campanha. Outro elemento que poderá trazer novidades talvez sejam os debates previstos para ocorrer nas duas emissoras de TV locais. Até onde se sabe, um dos dois candidatos que polarizam as intenções de voto que chegou a cogitar, da sua não participação nos debates das duas emissoras, já abandonou a idéia e pretende trazer novidades e impacto para a disputa televisiva. Enfim, o jogo está sendo jogado, embora muita gente ainda esteja desesperançada com os rumos que a cidade possa tomar depois desta escolha.

Arnaldo 143 x 85 Rosinha

Esta é a quantidade de candidatos a vereador que os prefeitáveis de Campos têm na disputa de outubro próximo. O candidato Arnaldo Vianna do PDT tem quatro coligações e mais a nominata solteira do PSB lhe apoiando, enquanto Rosinha tem o apoio de duas coligações e mais dois partidos com nominatas isoladas: PR e PTC. Feijó tem uma única coligação com três partidos (PSDB, PHS e DEM) com 32 candidatos lhe apoiando, o mesmo ocorre com o candidato do PRTB, Marcelo Vivório, que tem a Frente Trabalhista Renovadora com PRTB e PTN que possui 8 candidatos. Os outros dois candidatos Odete Rocha, do PC do B e a candidatura do PCB, com Wanderson ou Graciete, têm apenas os seus partidos lhe dando apoio. O PC do B com 10 candidatos e o PCB um único candidato. Veja abaixo o número de candidatos por coligação e seus apoios: Coligações de Vereadores: Arnaldo Vianna PDT: - PSB – 24 candidatos; - Explode Coração – PDT/PSL – 29 candidatos; - Trabalho e Liberdade – PT do B e PV – 32 – candidatos; - Trabalho e Família – PT e PSDC – 27 candidatos; - Paixão por Campos – PRP e PPS – 29 candidatos. Total = 141 candidatos Rosinha – PMDB: - Pacto Democrático – PMDB/PTB e PRB – 32 candidatos; - Pacto Trabalhista – PP/PSC e PMN – 34 candidatos; - PR – 18 candidatos; - PTC – 2 candidatos; Total = 86 candidatos Feijó – PSDB - Campos: Vamos reagir e Mudar – PSDB/PHS e DEM - 33 candidatos; Odete – PC do B – PC do B – 10 candidatos; Marcelo Vivório – PRTB - Frente Trabalhista Renovadora – PRTB e PTN – 8 candidatos; PCB (Wanderson ou Graciete) - PCB – 1 candidato. PS.: O total de candidatos considerados até agora aptos 279 candidatos de um total de 286 registrados. Pelo menos cinco nomes do PSDB (os três vereadores com mandato de mais dois devem sair da lista oficial do TSE nos próximos dias). Atualizado em 27/08/08 às 13:32: O blog corrige o número oficial de candidatos de algumas coligações que saíram erradas. Vinculadas a Arnaldo: PSB 24 ao invés de 25 candidatos; Paixão por Campos-PPS-PRP - 29 ao invés de 30 candidatos. Total 141 ao invés de 43 canidatos. Vinculados a Rosinha; coligação Pacto Trabalhista: 34 candidatos ao invés de 33. A ínica coligação de Feijó tem 33 e não 32 candidatos, embora ainda permaneça a dúvida sobre a liberação pela Justiça Eleitoral do registro de 5 candidatos. Pela lista do TSE, o PTC tem apenas 2 candidatos. Assim, o total de apoio de vereadores ficaria assim (já corrigido nos números acima) : Arnaldo 141 x 86 Rosinha. Feijó com 33, Odete 10 e Graciete do PCB (antes Wanderson) com apenas 1 candidato a vereador.

segunda-feira, agosto 25, 2008

Sem controle

A controladoria deve ter apurado, rapidamente, que não houve irregularidade no convênio com a Facultec em 2007. O blog explica: a data da portaria 014/2008 é de 7 de julho e a renovação para 2008 foi publicada em 26 de julho. Além disso, as portarias da Controladoria parecem estar sem controle. A de número 10, 11, 12 e 13 são de 18 de agosto e a de número 14 está datada como sendo de 7 de julho. Com uma Controladoria destas o controle...

Aniversário da Uenf

A professora Adelia Miglievich manda avisar: “Um tributo a Darcy e ao povo de Campos dos Goytacazes. Com este tema, a Uenf realiza na próxima sexta-feira, 29/08, às 19h, um grande evento em comemoração ao seu 15º aniversário, no Centro de Convenções”. “Às 20h, a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira fará uma exposição da construção do enredo do Carnaval 2009, que vai focar ‘Os Brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro segundo Darcy Ribeiro’. Em seguida, será realizado show artístico-cultural com a Mangueira”. “Com obras traduzidas para diversos idiomas (inglês, o alemão, o espanhol, o francês, o italiano, o hebraico, o húngaro e o checo), o antropólogo Darcy Ribeiro foi um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. Participem!!!!!”

Ibope em Campos

A InterTv divulgará na próxima sexta-feira, o resultado da pesquisa que encomendou ao Ibope, para avaliar a intenção de votos para prefeito entre os eleitores de Campos. O instituto registrou a pesquisa na semana passada e está fazendo hoje e amanhã, o trabalho de rua, nas sete zonas eleitorais do município.

Relação oficial de candidatos a vereador em Campos

Para facilitar a vida dos eleitores que pretendam conhecer a lista oficial dos candidatos a vereador, em Campos dos Goytacazes, RJ e, estão encontrando dificuldades de fazer isto no site do TSE, o blog disponibilizou esta informação e, além disso, um link que pode ser obtido num clique sobre o nome do candidato, através do qual você terá acesso a todos os outros dados, como declaração de bens e dados da prestação de contas do candidato procurado. No apêndice deste blog que você pode ver clicando aqui você conhecerá também, outros detalhes do candidato como número, coligação e partido dos 279 candidatos aptos, pela Justiça Eleitoral para concorrer a uma das dezessete cadeiras de vereador no município de Campos, nas eleições de outubro próximo. O acesso a esta relação ficará disponível numa seção aí do lado esquerdo das notas, logo abaixo do e-mail do blog.

Para começar a semana de bom humor...

Confissão O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre: - Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. - Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente. Algum recado? Emergência Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes: - Respirem fundo: vou mudar o fusível. Lógica O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação: - Por que a senhora bateu no meu filho? - Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda. - E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?

domingo, agosto 24, 2008

TRE-RJ concede liminar para que Rosinha siga sem Garotinho em sua propaganda

O TRE/RJ deferiu há poucos instantes, o pedido de liminar em Ação Cautelar impetrada pela candidata a Prefeita de Campos Rosinha Garotinho supendendo os efeitos da sentença do Juiz da 76ª Zona Eleitoral de Campos, Dr. Pedro Henrique Alves, que determinava a retirada de toda a propaganda candidata, em face da não utilização do sobrenome Garotinho, até que seja julgado o mérito do Recurso, já impetrado pelos advogados da candidata. Ao lado a imagem e os termos da decisão da desembargadora Letícia Sardas.
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

Carlos Minc desmente plantio de cana no Pantanal

O blog recebeu em e-mail do próprio Minc o texto abaixo: "Ao contrário do que foi publicado pelo jornal O Globo, no sábado passado (23 de agosto de 2008), não haverá plantio de canaviais e nem a instalação de usinas de cana no Pantanal. O Zoneamento Agroecológico da cana, cuja discussão ainda não terminou, vai estipular que: 1) No Bioma Amazônia não haverá nenhuma nova usina de cana, apenas continuarão na região as quatro já existentes há mais de dez anos, como em Roraima e no Acre; 2) No caso do Pantanal, serão mantidas as proteções já definidas nas leis estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e na Resolução Conama. Além disso, em torno do Bioma Pantanal, será criado uma faixa de exclusão para além do Bioma Pantanal. E mais: após essa faixa de exclusão, serão ainda tomadas medidas para mitigar o impacto das atividades econômicas já instaladas na região há mais de dez anos, como, por exemplo, o chamado plantio direto de cana, que gera menos movimento de terra e menos assoreamento, e a redução progressiva do uso de agrotóxico, visando a sua eliminação. Portanto, repetindo: não haverá qualquer nova usina de cana no Pantanal nem tampouco qualquer plantio de cana. E as defesas ambientais atuais ainda serão ampliadas, tanto do ponto de vista geográfico quanto tecnológico. Na discussão de quatro horas do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, na semana passada, os temas Pantanal e plantio de cana sequer foram mencionados. Todo o debate girou em torno do decreto que regulamentou a Lei de Crimes Ambientais. Dos seus 162 artigos, os deputados pediram mais prazo e condições para cumprir o Código Florestal, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do país, onde as propriedades já são integralmente exploradas economicamente. Mais esclarecimentos sobre esses temas serão dados em coletiva à imprensa, na próxima terça-feira, dos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.Na coletiva, serão também tratados outros pontos de entendimento, tais como: o pagamento por serviços ambientais de reflorestamento de matas ciliares pelos agricultores e a recuperação de pastagens e áreas degradas, para que a produção seja intensificada, não invadindo áreas protegidas da Amazônia e o Pantanal". Carlos Minc Ministro do Meio Ambiente

Estrada Campos - Atafona

O blog do ambientalista André Pinto, de São João da Barra (veja aqui) tem muita coisa interessate sobre a terra de Narcisa Amália. O André, de vez em quando, muda o endereço na grande rede do seu acervo, cada vez mais diversificado e rico. Vale dar uma conferida. Escolhi inicialmente esta imagem lá postada com o seguinte texto:
"Prezados leitores deste blog, Esta foto foi extraída de um site de busca da internet e para minha surpresa, identifiquei com o editor de imagens, na lente de aumento, que o primeiro ônibus logo na frente da foto leva o itinerário escrito "Atafona". Verificam-se ao fundo da estrada, as Palmeiras Imperiais já na sede de São João da Barra, hoje rua Barão de Barcelos. Espetacular!!!"

Em primeiro lugar...

Do Alex Ponciano do A Charge On Line.

Nós, humanos nas Olimpiadas, na visão do craque Amarildo

Do site A Charge On Line e A Gazeta (ES).

A bem bolada campanha do TSE

Melhor para as cidades onde há alternativas!

Mancada e recursos

Não é só a eleição de Campos que terá indefinições e recursos jurídicos. Veja o que trouxe a coluna Panorama Político de ontem no jornal O Globo:

sábado, agosto 23, 2008

Dá-lhe Goyta!

Nova vitória do Azul da rua do Gás, agora contra o Indenpendente de Macaé por 1 x 0. Novamente com um gol de Rodinelli. Dá-lhe Goyta!

Pesquisa em Campos

O blog não sabe se ela será divulgada. Tem dois dados interessantíssimos: o número de indecisos e de nulos é alto, porém, menor do que a intenção de votos das duas candidaturas que estão polarizadas. Segundo: a diferença do primeiro para o segundo nas intenções de voto é de apenas 3% e, ainda assim, pela intenção de votos dos demais, não haveria segundo turno. Outras pesquisas estão sendo fechadas e o mais provável é que na semana que começa amanhã, pelo menos uma seja divulgada.

44 a 17

No município de Quissamã foram registradas 61 candidaturas a vereador. O interessante é que enquanto o atual prefeito, Armando do PSC tem o apoio de 44 candidatos, enquanto os outros dois, Otávio do PP e Arnaldo do PMDB somam juntos, apenas 17 candidatos. Isto talvez ajude a explicar o desempenho nas pesquisas, até agora, entre os concorrentes.

sexta-feira, agosto 22, 2008

Porque está chegando o final de semana...

Velhinas Duas velhinhas bem velhinhas estão jogando sua canastra semanal. Uma delas olha para a outra e diz: - Por favor, não me leve a mal. Nós somos amigas há tanto tempo e agora eu não consigo me lembrar do seu nome, veja só a minha cabeça. Qual é o seu nome, querida? A outra olha fixamente para amiga, por uns dois minutos, coça a testa e diz: - Você precisa dessa informação para quando? Velhinhos Dois velhinhos conversam num asilo: - Macedo, eu tenho 83 anos e estou cheio de dores e problemas. Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente? - Como um recém-nascido. - Como um recém-nascido?! - É. Sem cabelo, sem dentes e acho que acabei de mijar nas calças.

Um tom conhecido e o outro não

A queimada já é, infelizmente, conhecida na nossa terrinha. O tom azul da água do Paraíba é que parece novidade para quem não tem o privilégio, de observá-lo diariamente, do alto como o colaborador do blog, professor Salomão que mandou a foto. Nesta época do ano é relativamente comunm este fenômeno. Ela foi montada apenas para aumentar a amplitude do horizonte que só poderia ser mostrada com uma lente tipo angular. Ainda assim vale apreciar toda a beleza do rio cortando a nossa planície Goitacá.

Recursos pendentes no STF

Sobre os processos da PMCG que tentam reverter as dispensas dos contratados, o advogado e procurador da Fenorte, Cleber Tinoco informa ao blog que: "Os processos (AC 2122 e AI 715295) continuam pendentes de apreciação. Mesmo estando concluso, o processo pode levar meses até ser apreciado, dado grande volume de processos em trâmite no STF. O Município de Campos tenta restabelecer a eficácia da Lei 7696/04, que dispõe sobre as contratações temporárias, mas foi julgada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Processo 2005.007.00099 do TJRJ)." "Acredito que haja um fundo de verdade no boato, ao menos quanto ao autor da suposta decisão, o Min. Carlos Britto. É que, a rigor, tanto a ação cautelar quanto o recurso extraordinário devem ser apreciados pelo mesmo Ministro. Todavia, como o Min. Carlos Britto está envolvido com o TSE, órgão que ele atualmente preside, a ação cautelar acabou sendo distribuída a Min. Carmen Lúcia por exclusão do Min. Britto. Não tenho certeza da suposta ligação entre a ação cautelar e o recurso extraordinário, mas tudo o que consultei confirma a suspeita".

Mais sobre os desligamentos

O blog recebeu a contribuição abaixo que ajuda na reflexão sobre o tema. É mais uma das opiniões que tem circulado nos comentários deste blog. Ela é do Josimar Soares Áreas: "Deu no Jornal "O DIA" do dia 15/03/2008. Em decisão judicial proferida pela juíza Aline Tinoco Boechat, da 2ª Vara do Trabalho do município, a prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) ficou impedida, de imediato, de prorrogar e renovar contratos temporários de trabalho, contratar pessoal sem concurso público... Segundo a Juíza Aline "A prova documental carreada aos autos demonstra a atuação do município réu está em total descaso com os preceitos constitucionais vigentes que impõem a realização de concurso para ingresso nos quadros da Administração Pública. Tal forma de proceder é fato público e notório nesta municipalidade, que vem favorecendo o apadrinhamento político, retirando do trabalhador o direito de concorrer a uma vaga mediante regular concurso público, além de se beneficiar da mão-de-obra dos contratos, sem que seja possível resguardar os direitos trabalhistas destes, em virtude da nulidade de contrato"... Para quem não sabe a Constituição Federal diz em seu artigo 37, II "A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos". Existe um caminho para aqueles que tiveram seus contratos suspensos, mas querem continuar a trabalhar na Prefeitura ou em outro órgão público, a realização e aprovação em concurso público. Eles estarão cumprindo a lei e terão uma série de vantagens: - Concursado não depende de político pra se manter no trabalho. Não precisa ficar se humilhando trabalhando para eleição de prefeito e ve readores corruptos;- Concursado passa por um estágio probatório de 3 anos de efetivo exercício para continuar no serviço público, logo trabalha, não é fantasma;- Concursado tem estabilidade. Não vive apreensivo quando chegam às eleições, com receio de ser demitido sem nenhuma garantia; - Concursado goza de todas as vantagens de um trabalhador legalmente contratado: Férias, Décimo terceiro salário, Anuênio, Licença Premio, Plano de Saúde, Estabilidade etc. - Concursado é funcionário da Prefeitura. Trabalha para sua cidade e não para o político. Seu trabalho servirá para o bem estar e qualidade de vida da sua família e de seus amigos e não para ajudar a políticos corruptos a desviarem dinheiro que deveriam ser aplicados na educação e na saúde dos nossos filhos. Para ser aprovado em concurso público são exigidos alguns sacrifícios tipo: trabalhar de dia e estudar a noite, abrir mão do lazer para estudar para prova, deixar de gastar com a namorada para ter dinheiro para comprar livros e fazer cursos, etc. O candidato deve fazer todos os concursos que aparecerem para sua área e não desanimar com as reprovações que vierem a ocorrer. Josimar Soares Arêas Graduado em Matemática pelo CEFET Campos Convocado em seis concursos Públicos, inclusive PMCG"

Outra visão sobre o futuro

O jornal O Globo de hoje traz a matéria com a nota abaixo e na referencial coluna "Panorama Político" na página 2 a nota: "Adeus royalties". Ao lado, em uma foto, sem nada relacionado ao tema, mas que o blogueiro já com a pulga atrás da orelha imagina que o músico poderia estar tocando a marcha fúnebre.

quinta-feira, agosto 21, 2008

Governadores do ES, RJ e SE manifestam posição contra mudança na distribuição de royalties

A informação é do Globo On Line: "Os governadores dos três estados mais interessados na produtores de petróleo defenderam hoje no Rio após uma discussão mais profunda o modelo que vai viabilizar a exploração do petróleo na camada pré-sal no país sobre a questão". "Sérgio Cabral, Paulo Hartung e Marcelo Deda, de Sergipe defenderam a manutenção das atuais regras sobre a distribuição e pagamento dos royalties no país, mas sugeriram uma elevação na Participação Especial (PE) para aumentar a arrecadação em um momento de alta no barril de petróleo no mercado mundial. Eles demonstraram disposição de discutir futuras normas para o pré-sal, mas se mostraram preocupados com os rumos desse debate no Brasil". "Enquanto continuar essa esquizofrenia, o Brasil não ganha... veja o que aconteceu com as ações da Petrobras. È preciso prudência. Casuísmo não vai bem. Aqueles que estão provocando um debate precipitado não estão no bom caminho. São irresponsáveis", disse o governador do Rio, Sérgio Cabral, sem citar nomes". "O governador de Sergipe, Marcelo Deda, vê no debate sobre o pré-sal muita desorganização e movimentos oportunistas. "O país precisa ter tranquilidade para enfrentar a boa notícia (pré-sal). Não dá para compreender a intraquilidade com uma boa notícia. Pedimos prudência a todos que interagem no debate com o Congresso, Câmara e Senado", disse Deda". "Não vamos deflagrar uma batalha de Itararé antes de saber quais são os territórios que precisam ser conquistados...é preciso primeiro que a galinha cumpra o seu papel antes que o ovo chegue a mesa", acrescentou o governador de Sergipe, ao lembrar que para extrair o petróleo do pré-sal serão necessários ainda muitos estudos e investimentos". "Os governadores disseram que estão abertos à discussão sobre o modelo ideal para a monetização da nova fronteira petrolífera brasileira, mas defendem algumas mudanças na legislação atual. Eles sugerem um aumento da participação especial paga por campos com alta produção". "Caminhamos na mudança da PE para repor a participação governamental. Com o petróleo em alta há uma defasagem e essa alteração já foi feita no mundo todo. Até o mercado de petróleo concorda", afirmou o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que confirmou que no dia 2 de setembro o presidente Lula estará no seu Estado para inaugurar a primeira produção no pré-sal". "O óleo será extraído de um dos quatro poços do campo do Parque das Baleias, Jubarte, e vai produzir cerca de 20 mil barris ao dia retirados de uma profundidade de cinco mil metros. Alguns integrantes do governo, entre eles o senador petista Aloísio Mercadante, defendem que os royalties do petróleo sejam distribuídos para um maior número de municípios e não fiquem restritos às cidades afetadas pela produção de óleo". "Não há porque discutir sobre esse ponto... defendemos respeito aos contratos. Há um certo oportunismo nisso", avaliou Cabral. A PE mais elevada daria mais receita à União, que pode redistribuir os recursos (para outros municípios)", acrescentou Cabral, ao lembrar que em 2007 o governo federal arrecadou 7 bilhões de reais com PE e royalties, e a perspectiva para esse ano é de uma receita de 10 bilhões de reais". A chamada camada pré-sal se estende por 800 quilômetros do Espírito Santo a Santa Catarina e pode conter bilhões de barris de petróleo e colocar o Brasil entre os grandes produtores mundiais. (Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Edição de Denise Luna)

Acaba o exílio do vice na OAB

Durou pouco o chamado exílio do vice. Roberto Henriques, vice-prefeito de Campos acaba de deixar a sede da OAB Campos. Ele diz que aceitou a ponderação de seus advogados que decidiram protocolar amanhã, na Vara do Trabalho, a solicitação de uma Certidão que informe se algum ato dele contribuiu para o desligamento dos contratados da PMCG. Ainda segundo ele, a OAB Campos irá acompanhar este encaminhamento junto à Justiça do Trabalho.

Secretaria de Planejamento corrige publicação

O blog recebeu da Secretaria de Planejamento de Campos, a informação que a publicação no Diário Oficial de Campos postada nesta nota aqui abaixo se trata de um erro que será corrigido em nova publicação. Eis o texto da Secretaria Municipal de Planejamento a quem parabenizamos pelo cuidado na transparência das suas ações e do entendimento de que o controle da sociedade civil é importante na boa gestão e na governança pública: “Esclarecemos que a solicitação da Secretaria de Planejamento no valor de R$ 45.000,00 foi para aquisição de um veículo, previsto no PPA e na LOA/2008 e não aluguel como publicado equivocadamente no Diário Oficial de 21/08/2008(Pregão 127/2008). Informamos que já encaminhamos ofício à Comissão de Licitação solicitando a devida correção. A NSD comprobatória está à disposição nesta Secretaria”. Além do comentário, a secretaria acaba de enviar um e-mail com um novo e pequeno texto, além dos documentos comprobatórios que postaremos a seguir: "Encaminhamos os documentos comprobatórios, solicitando que seja esclarecido publicamente o equivoco relativo à compra do veículo para a Secretaria de Planejamento, uma vez que prezamos pela transparência e o uso devido da máquina pública". Atenciosamente, Silvana Castro Secretária Municipal de Planejamento Priscila Stojak Bacelar Subsecretária Municipal de Planejamento
PS.:Atualizado com as imagens às 21:40.
Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.