segunda-feira, abril 30, 2012

Indignação e manifestação em Espírito Santinho

De forma bem humorada e crítica a população da localidade de Espírito Santinho, na área norte do município de Campos dos Goytacazes, se manifesta contra o descaso da prefeitura. "Um protesto da comunidade em virtude dos 5 meses de atraso para início das obras da rede de esgoto."

A manifestação é de um morador da localidade que enviou a foto e a reclamação para o blog do Lenilson Werneck que há tempo faz um belíssimo trabaho de divulgação das demandas e da realidade dos distritos e comunidades, da abandonada, região norte do município, na disvisa com o estado do Espírito Santo. Clique aqui e veja mais detalhes sobre o assunto. 

A luta do mar com o quebra-mar no Açu

O mar agitado dos últimos dias vem trazendo desdobramentos para as obras do quebra-mar no Açu que já cedeu por conta deste movimento. A operação de construção do quebra-mar quase levou a acidente com um caminhão que transportava pedras por conta das fortes ondas. As duas outras fotos mostram a movimentação de máquinas e draga atuando na construção do Termonal TX2 de acesso ao estaleiro, usando a Lagoa (Canal) do Veiga no Açu:



Chuva na Baía

Política dos EUA

O jornalista campista Carlos Alberto Junior, atualmente radicado nos EUA, mais propriamente, em Washington, tem atuado como free-lancer para revistas, jornais e sites brasileiros. Assim, ele fez uma entrevista com o Robert Kagan, assessor internacional do Mitt Romney, para a edição da revista Época desta semana. que você poderá ler na íntegra aqui.

A entrevista expõe a visão que o concorrente republicano do Obama tem do mundo, da política internacional e, especialmente, do Brasil e vale sua conferida.

domingo, abril 29, 2012

Previsão de 400 mil/dia em 2015 e 24 mil técnicos em 2 anos

Estas foram as estimativas do empresário Eike Batista feitas no evento desta semana no Açu. A OGX atingir a produção de 400 mil barris de petróleo em 2015 e todo o grupo EBX selecionar e treinar nos próximos dois anos 24.000 técnicos. Atualmente, a OGX no campo de Waimea, na bacia de Campos produz entre 10 mil e 13 mil barris por dia e o grupo EBX tem trabalhando direta e indiretamente no Complexo do Açu cerca de 3 mil trabalhadores. Até o fim do ano a OGX espera atingir um total de 40 mil barris por dia. A conferir!


A questão do petróleo, como o blog já comentou, é uma das mais importantes preocupações do grupo EBX e a visita da presidenta Dilma evidenciou este aspecto. Confirme a afirmação vendo 5 minutos da fala da Dilma no evento do Açu, na última quinta-feira:

Na ciclovia da Lagoa: um belo passeio!

Autopista Fluminense está mudando de mãos


A OHL Brasil que ganhou a concessão deste nosso trecho da BR-101 e que passou a ser denominada de Autopista Fluminense S.A. é ligada a holding espanhola de mesmo nome. Pois bem, ela iniciou conversações e, segundo as últimas notícias, já está mudando o seu controle acionário, para a Abertis, também uma empresa espanhola, especializada em gestão e obras de infraestrutura. (Veja aqui na página da Abertis detalhes da negociação que podem também ser mais explicadas aqui e aqui)

As negociações já foram divulgadas nesta última semana. Para especialistas, o fato, poderia explicar porque as obras de duplicação da BR-101 estão tão lentas e arrastadas. A OHL também está tendo problemas nas obras na rodovia Regis Bittencourt que liga São Paulo a Curitiba no Paraná.

Como a concessão da BR-101 é fruto de um leilão feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) bem como da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) terão que ser informadas para avalizar a operação. O mesmo teria que ser feito com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), já que a OHL Brasil tem outras concessões naquele estado.

Goyta 3 x 1 Imperial

O Goytacaz acaba de vencer o Imperial por 3 x 1 no Arizão em jogo adiado de ontem por conta de falta de luz no estádio quando o time da Rua do Gás vencia por 1 x 0. Hoje, o jogo voltou ao placar de 0 x 0, mas o Goyta voltou a vencer. Apesar do bom resultado em casa e da vitória, ontem à noite da Cabofriense contra o Angra dos Reis por 3 x 0, o Goytaca irá para a última rodada, fora de casa, em São João do Meriti, contra o Audaz, precisando de uma vitória, ou empate, dependendo dos demais resultados, para ficar entre os cinco primeiros do seu grupo para ir para a fase final da Série B.

Classificação:
1) Audax Rio, 29
2) São João da Barra, 29 pontos
3) Sampaio Corrêa, 28
4) Portuguesa, 27
5) Goytacaz, 26
5) Angra dos Reis, 25
7) América, 21
8) Cabofriense, 21
9)Juventus, 16
10) Imperial, 11

sábado, abril 28, 2012

O poder do blog & as contradições


Goste ou não. Concorde ou discorde, independente da opinião que temos sobre o conteúdo e o seu jeito de fazer política, porém, fato é que o ex-governador Garotinho descobriu no espaço da internet, mais propriamente, no blog, o poder enorme desta ferramenta, mais poderosa até do que o próprio rádio, que lhe é familiar, dependendo da situação, como no caso atual, da divulgação de fatos, fotos e vídeos que mostram a relação do governador Cabral com o empreiteiro da Construtora Delta, Fernando Cavendish.

Como radialista, usando o rádio, ele não teria como mostrar as fotos e os vídeos como fez no blog e não teria assim, o poder de ser visto, lido ou ouvido, a qualquer hora e de qualquer ponto do país e do planeta, furando e respondendo até grandes veículos de mídia que não lhe são simpáticos. Com uma vantagem a mais, o que fala, ou escreve, não precisa ser ouvido ou lido naquele instante, podendo ser acessado e repercutido a qualquer momento.

Desta forma, ele conseguiu que todos os principais jornais impressos ou televisivos do país, até mesmo o famoso e antigo Jornal Nacional, reproduzissem o material que lhe interessava politicamente divulgar.

Como consequência, a grande e velha mídia, como é chamada, acabou sendo obrigada a publicar e aumentar, a contragosto, a visibilidade do seu blog, destacado em grandes imagens para todo o país, junto com o conteúdo das notas que o ex-governador, conseguiu lá sabe Deus como.

Só a internet e esta poderosa e simples ferramenta que são os blogs seriam capazes de lhe oferecer tal possibilidade, o que amplia a complexidade do campo de ação da política e da sociedade, o que não é propriamente o interesse do deputado federal Garotinho que, apesar de todo este poder, não consegue explicar as contradições entre o que defende para o estado e o que faz e apoia através do governo de sua esposa Rosinha em Campos.

Em Campos, a Rufolo empresa citada em situações irregulares em diversas prefeituras e no governo do estado continua a atuar como antes. A EMEC que mais recentemente passaou a fazer o ajardinanento das praças da cidade e que teve seu diretor-presidente preso em esquemas com prefeitura capixaba chegou e atua com desenvoltura na cidade.

As dezenas de contratos de aluguéis de carros, mesmo que “licitados” por altos valores continuam valendo.  Os altos custos da construção do Cepop com seus diversos termos aditivos não são problemas, embora tivessem potencial para ser considerado crime, se acontecesse em outros municípios, caso seus líderes políticos não fossem da sua base eleitoral.

Como se vê e Garotinho pode atestar que os blogs têm um poder imenso, infelizmente não acompanhado pela possibilidade em explicar as contradições, a não ser pela intensificação do uso desta mesma ferramenta, por outros, que mesmo não sendo semelhantes e nem similares, podem como um soro antiofídico atuar em defesa da boa saúde da democracia.

Adiado para amanhã o jogo do Goyta


Por decisão do árbitro, ouvindo os clubes, o jogo entre o Goytacaz e o Imperial foi transferido para amanhã, às 10 horas, com o placar de 0 x 0, apesar do jogo ter sido interrompido aos 20 minutos do primeiro tempo, quando o Goytacaz vencia por 1 x 0. Bom que pelo menos o Goytacaz não levou um WO. É certa que a questão deverá ser mais um motivo de discussão jurídica. Dá-lhe Goyta!

PS.: Clique aqui e veja no site da Federação a programação do jogo para amanhã às 10 horas.
PS.: Atualizado às 21:32: O time daCabofriense derrotou o Angra por 3 x 0 resultado muito importante para o Goytacaz.

Jogo do Goyta está interrompido há uma hora e meia


Por conta de problemas no gerador que fornece energia elétrica o jogo em que o Goytacaz está ganhando do Imperial de 1 x 0 está suspenso. O juiz aguarda que o problema seja resolvido e a energia elétrica restabelecida. Um novo gerador foi arrumado, mas não tinha como passar no portão de acesso ao campo. Agora se tenta ajeitar a situação com uma redivisão das cargas com geradores menores. Bom que o juiz e o clube adversário tenham boa vontade, porque a suspensão da partida, poderia ser decisiva para o Goytacaz. Pela classificação atual, ainda faltando computar o jogo que começará daqui a pouco entre Cabofriense x Angra dos Reis, o Goyta disputa a última vaga contra o time do Angra dos Reis, já que o Sampaio Corrêa ganhou nesta tarde do SJB no estádio do último.


Atualizado às 19:24: Classificação:
Audax Rio, 29
São João da Barra, 29 pontos
Sampaio Corrêa, 28
Portuguesa, 27
Goytacaz, 26
Angra dos Reis, 25
América, 21
Cabofriense, 18
Juventus, 16
Imperial, 11

Coincidência nos Caquis?


Talvez seja coincidência, talvez não, o anúncio da falência de uma das maiores e mais organizadas usina de açúcar/destilaria de álcool da região (Usina Sapucaia), tenha acontecido no mesmo dia da presença da presidenta Dilma, para a solenidade de formalização do início de produção de petróleo por uma empresa privada, que junto instala um grande empreendimento logístico-industrial, no território da nossa Baixada, onde a cana predominou como cultura por mais de um século.

Interessante ainda observar que entre uma e outra atividade econômica, a nossa região vive, quase que exclusivamente, dos royalties do petróleo, responsável, hoje, por quase ¾ do orçamento dos municípios da região, chamado pelo professor Hélio Gomes do IFF de Caquis (Campos, Quissamã e SJB).

Carros da prefeitura

O blog recebeu e publica o questionamento do Diogo Abreu:

"Bom dia Professor Roberto,
Ontem estava dirigindo pelo centro e passaram por mim dois carros novos da prefeitura um de passeio e uma van, então me perguntei sobre a marca destes veículos eram do fabricante Renault, puchei na memória e lembrei que na cidade de campos não temos consercionárias Renault e muitos carros da prefeitura são desta marca, então imaginei rapidamente pq a prefeitura tem comprado estes carros em outros municípios pois se comprasse em campos geraria impostos e empregos, não da para entender, fique a vontade para publicar meu questionamento aos outros pagadores de impostos como eu e você."

sexta-feira, abril 27, 2012

Prefeita estaria inelegível em Conceição de Macabu


A hipótese da inelegibilidade de Tedi do PT foi divulgada hoje pelo site Macaenews:
“Em 2006, a prefeita de Conceição de Macabu, Lídia Mercedes (Tedi) assumiu, por 13 dias, com plenos poderes administrativos, o comando do Paço Municipal. Este período pode impedir que a prefeita dispute a reeleição em 2012.”
Segundo um especialista em legislação ouvido pelo site Hélio Marcio da Silva Porto “a prefeita de Conceição de Macabu poderá até pedir o registro de candidatura, mas dificilmente será deferido, já quem em outros casos similares a justiça negou.”
Para o Macaenews, sem Tedi no páreo, o quadro de pré-candidatos seria composto pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marlon Abreu Gomes (PDT), o ex-prefeito Claudio Linhares (PMDB) e Túlio Marco Tavares Gabriel (PRB). Todos fazem oposição ao governo municipal”.
Mais detalhes clique aqui. O blog abre espaço para a prefeita ou seus assessores se manifestarem.

O que a prefeita reivindicou a Dilma


A prefeita Carla Machado solicitou à presidenta Dilma a federalização do campus do IFF (Escola Técnica) que a Prefeitura está construindo, com recursos próprios, às margens da BR-356, e a liberação de mais duas mil casas populares, dentro do PAC 2. No release enviado pela Secom da PMSJB ao blog foi informado que a prefeita passou à presidenta Dilma, a sua preocupação com a inserção do sanjoanense ao mercado de trabalho, o acesso à moradia digna, saneamento básico, água e outros investimentos.
Foto: Secom da PMSJB.

Novas preocupações com as obras e as desapropriações na Lagoa do Vigário em Campos


O blog recebeu por e-mail o texto que publica evitando a identificação do remetente por sua solicitação. Sobre o assunto veja aqui e aqui outras postagens do blog:

“Tenho 46 anos e sou...e nas horas de folga gosto de acessar a internet e ficar por dentro das novidades e principalmente atualizada sobre as noticias que acontecem em nossa cidade. E tentei no Google escrever maquete do projeto de urbanização da lagoa do vigário, mas não consegui nenhum resultado. E como sou curiosa encontrei o seu blog, fiquei muito impressionada sobre a quantidade de matérias e comentários que você fez sobre a nossa cidade. Mostrando grandes obras e algumas ainda que não saíram do papel. Por coincidência estou próxima a Lagoa do Vigário, mais não corro risco de ter que sair daqui pois moro em um local um pouco afastado das casas que estão sendo desapropriadas. Se você conhece aqui perto moro na... de onde da para ver a lagoa. Enfim o que me levou a escrever este e-mail para você é que tenho grande curiosidade em ver essa maquete se é que ela existe. Pois faz tempo que a gente aqui vive ouvindo de várias pessoas que a lagoa vai ser modificada. Mais o que pensar? Será que vai acontecer mesmo? Para você ter uma idéia daqui de casa da para ver nitidamente algumas máquinas trabalhando. Infelizmente não da para atravessar a lagoa, senão curiosa que sou, já teria ido lá saber algo. Enfim se puder me responder se essa maquete existe se você pode me enviar ou aonde posso conseguir ver, vou lhe agradecer.
Até breve.”