tag:blogger.com,1999:blog-7918161.post115873636670624697..comments2024-03-24T14:02:25.770-03:00Comments on Blog do Roberto Moraes: "Anglo American conclui Minas-Rio com gasto de R$ 30 bilhões"Unknownnoreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-92206602194178704602014-07-05T21:11:11.623-03:002014-07-05T21:11:11.623-03:00Prezado Roberto Moraes parabéns pelas suas postage...Prezado Roberto Moraes parabéns pelas suas postagens e comentários sobre os mais diversos problemas de interesse dos brasileiros, particularmente da sua região. No caso do complexo(mais por ser confuso do que multimodal) Porto Açu, a Anglo American está numa enrascada danada e não acredito que vá exportar "minério" fabricado em 2014 pelo Terminal cujo complicado quebra-mar não está concluído e há até greves que você tem noticiado e acidentes com os caixões. Esta defesa do mar era em blocos de rocha, com auxílio de 11.000 core locs de dez toneladas cada e estes num mau exemplo, antes, nunca visto neste País, ou no mundo,foram destruídos para virar material de enchimento dos caixões com areia para o novo modelo de quebra-mar. O preço de US$ 5,5 bilhões que a Anglo teria pago ao Eike Batista são inexplicáveis e a Receita Federal multou o empresário por sonegação, em R$ 3,8 bilhões - exatamente o valor devido nesta operação, de venda de meros direitos minerais de depósitos de ferro marginais – que não valiam US$ 0,5 bilhão –, com baixo teor na mistura de pouco minério rico e maior parte de minério itabirito, mais duro que friável, com 28 a 38% de ferro que exigem concentração com gasto de muita energia chega ao mercado com 65%, num momento de queda de preço e que vai ajudar a cair mais ainda. Portanto se hoje o minério está a US$ 84,00/t e com estes custos não ficará por menos de US$ 40,00/55,00/t, se cair mais um pouco os ingleses não vão pagar para os chineses ou seus concorrentes gastarem minério que nem foi testado ainda no alto forno, vai que o novo produto crepita. Um absurdo que o BNDES e outros agentes oficiais tenham colocado dinheiro para aumentar mais ainda a oferta de minério de ferro e com isso o preço desbar. Lembro que o preço do minério de ferro ficou estável entre US$ 14,00/18,00/ t, por quase 150 anos e nos últimos explodiu até US$ 240,00/t, sem igual aumento do aço e do automóvel. Outro problema que precisa ser mais bem analisado é o destino da água do mineroduto, pois Minas Gerais que reclama por não ter mar e já sente a falta de água na Bacia do Rio Doce, não pode adoçar o mar carioca, nem vai gostar de transferir - transpor - água ao sistema do Rio Paraíba do Sul. No projeto original havia dois dutos, que poderia ser um para levar e outra para trazer de volta a água. Foi feito uma só mineroduto para transportar 26 MTa e propagam que vão logo duplicar com outro duto. Desejo que a empresa, grande mineradora, tenha sucesso, mas já errou muito mais que é possível errar neste grande projeto, em preço, valor e prazo, pois começado em 2007 os informes diziam que iria exportar, em 2010, 11, 12, 13 1 agora 2014. Um abraço, geólogo Everaldo Gonçalves.Anonymousnoreply@blogger.com