tag:blogger.com,1999:blog-7918161.post8874526978891854892..comments2024-03-24T14:02:25.770-03:00Comments on Blog do Roberto Moraes: Indústria automobilística no mundoUnknownnoreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-40248074943759466982013-05-30T02:19:49.222-03:002013-05-30T02:19:49.222-03:00Pois é professor. Não há sinais da inversão deste ...Pois é professor. Não há sinais da inversão deste modelo. Antes, o contrário.<br />A concentração de automóveis recrudesce dia a dia. Não sei aonde vamos parar. Ou melhor: vamos parar!<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-7235027823259863512013-05-29T17:46:36.005-03:002013-05-29T17:46:36.005-03:00Concordo, o problema é que uma inversão desta não ...Concordo, o problema é que uma inversão desta não é simples. <br /><br />Veja que se trata de um setor que movimenta 20% de todo o nosso PIB.<br /><br />Isto é ruim, mas, é fato. <br /><br />Não vejo condições em se virar o jogo de uma hora para outra, mas, seria interessante começar a inverter o processo, mesmo que fosse, inicialmente, crescendo menos esta dependência do carro.<br /><br />Para isto, precisamos de uma revolução no transporte público de todos os tipos e ligado aos três níveis de governo. <br /><br />Esta tarefa não é simples com a autonomia de cidades e estados em suas políticas locais e regionais, que envolvem interesses (entre outros, o não menos legítimo, mas, real, da reeleição dos que estão no cargos).<br /><br />Projetos de grandes infraestruturas e transportes costumam ter maturação longa, para debate com a comunidade, bom projeto executivo, correta licitação e fiscalizada construção. <br /><br />Isto tudo leva tempo, quase sempre superior aos dos dois mandatos. <br /><br />Daí que as soluções mirabolantes surgem como alternativas para população necessitada delas e do gestor interessado no seu apoio.<br /><br />É dento disto que temos que caminhar, mas, é importante que as autoridades e a sociedade tenham cada vez mais noção das causas e consequências de suas escolhas.<br /><br />Sigamos em frente no debate!Roberto Moraeshttps://www.blogger.com/profile/00734663122786575414noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-56578251526775299912013-05-29T17:33:20.654-03:002013-05-29T17:33:20.654-03:00O objetivo não deveria ser que todo mundo tenha ca...O objetivo não deveria ser que todo mundo tenha carro. Os pobres que ascendem social e economicamente querem isso. Temos que admitir que nesta demanda reprimida o desejo é legítimo. Mas a verdade é que não dá. Este modelo não dá, não se sustenta.<br />O objetivo não é todo pobre ter carro. Mas sim todo mundo andar de transporte público, inclusive os ricos.<br />Precisamos mudar de modelo. Precisamos parar de fabricar coisas para durar pouco.<br />Como disse em outro comentário: Precisamos investir em infraestrutura e flexibilizar o mercado de trabalho, escolarizar mais pessoas e melhor, abrir mercados para nossos produtos agropecuários.<br />De carros, precisamos menos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-33287048274129344702013-05-29T11:46:50.430-03:002013-05-29T11:46:50.430-03:00Também são ajudados pelo dinheiro dos nossos impos...Também são ajudados pelo dinheiro dos nossos impostos, mas, no caso abaixo, a Justiça condenou a Ford a devolver R$162 milhões ao Rio Grande do Sul: <br />http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/05/justica-condena-ford-pagar-r-162-milhoes-por-nao-instalar-fabrica-no-rs.htmlAnonymousnoreply@blogger.com