terça-feira, janeiro 18, 2011

Localização da Cidade X em SJB

Pelas informações divulgadas pelo grupo empresarial, a localização do empreendimento imobiliário do grupo EBX, que visa atender à demada por moradia nomunicípio de São João da Barra, decorrente da instalação do Complexo Logístico-industrial do Açu, estaria sendo alterada.
Por este vídeo (ver aqui) da empresa REX, do setor imobiliário do grupo EBX, é possível ver que, inicialmente a localização da chamada Cidade X seria na orla do mar, distante 18 km do porto, numa área entre o balneário Grussaí e Chapeú de Sol com os fundos se aproximando da BR-356, na entrada da sede do município de São João da Barra, quase vizinho à área do Sesc Mineiro, que o blog já havia comentado em postagem no final de 2009. (vide imagem retirada do vídeo)
Já na imagem abaixo, retirada do material mais recente, disponibilizada na página da empresa OSX (Estaleiro do Açu), é possível ver que a localização apontada para o empreendimento imobiliário, seria junto do Complexo Logístico-industrial do Açu.
Como pode ser visto na imagem abaixo, na plotagem do planejamento dos diversos empreendimentos do Complexo Industrial, não havia a previsão da Cidade X para junto da área industrial:
No segundo semestre do ano passado o grupo EBX anunciou que o arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner teria sido contratado para fazer o planejamento urbano e todo o projeto do empreendimento, para o qual a prefeita Carla Machado, já teria se manifestado contra a hipótese do empreendimento ser fechado e isolado do município de São João da Barra.
O arquiteto já teria visitado a área e estaria trabalhando do projeto. Sobre o mesmo, o arquiteto já teria dito que mais que reciclar e procurar novas formas de energia, a concepção planejada de uma cidade teria que considerar que 75% das emissões de carbono se originam na cidade e que para isto seria fundamental trabalhar para a redução dessas emissões com seguintes pontos:
1 – Usar menos o carro;
2 – Separar e coletar o lixo;
3 – Morar mais perto do trabalho ou trazer o trabalho para mais perto;
4 – Entender que sustentabilidade é a equação do que se poupa entre aquilo que se usa e se desperdiça.
Para a região, a decisão sobre a localização influencia numa série de aspectos, o seu desenvolvimento urbano, econômico e social. De acordo com as duas opções, a sede do município poderá se integrar mais ou menos ao Complexo Logístico-industrial. É verdade que ela potencializa especulações de toda a sorte, embora, o grupo, com a iniciativa, já planeje, neste aspecto, ser um dos maiores beneficiários desta demanda de moradia, a partir do crescimento populacional previsto.
Além disso, há que se saber que não se trata de uma outra cidade, apesar da denominação dada ao projeto do condomínio.Também não se sabe se será fechado, como os que se conhece, ou integrado à cidade de São João da Barra, cujos gestores terão o poder de autorizá-lo, segundo o que está previsto no Plano Diretor do Município. Dependendendo do porte e da localização, as construções deverão ter seus projetos submetidos ao licenciamento ambiental com avaliação dos impactos que poderão ser causados com a sua implantação. Resta ainda saber, se os aparatos de atendimento à população serão públicos ou privados, tal qual o empreendimento.

Um comentário:

Márcio L. disse...

Roberto,

No primeiro vídeo que mostra a localização da cidade "x", você poderá observar que existem duas áreas destinadas ao empreendimento. Uma próxima a lagoa e outra entre Grussaí e Chapéu de Sol.