terça-feira, abril 24, 2012

Mudanças na relação com os bancos

O banco tradicional fica cada vez mais no passado em termos das simples movimentações financeiras da maioria dos correntistas. O dinheiro vivo é cada vez mais raro, enquanto o de plástico está cada vez mais presente em sua vida. O blog já comentou aqui, que hoje talvez menos de 20% do seu salário circule em dinheiro vivo pelas suas mãos.

E pelo visto parece que a tendência de tudo isto é de se ampliar. Em 2011, o número de brasileiros que usam o mobile banking (acesso á conta bancária por celular) chegou a três milhões. Segundo a Febraban, o internet banking (acesso à conta bancária pela internet) já reponde por uma entre três operações no sistema bancário brasileiro.

A tendência do incremento desta situação está sendo reforçada, pela inclusão de mais brasileiros ao mercado de trabalho e ao consumo, seja, agora, pelo crédito mais barato (ou menos caro) puxado pelos bancos públicos. O fato novo problemático para alguns é que toda esta movimentação deixa lastros e registros que podem a qualquer momento ser resgatado e identificado.

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema são as taxas que ainda pagamos, mesmo com todas essas facilidades os serviços bancários são precários, e os bancos arrecadam cada vez mais, pois diminuem o quadro de funcionários. E tem que tomar cuidado com o LEÃO, anda fiscalizando td cada vez mais,quanto mais come, mais quer, esse a comida nunca satisfaz, o cartão de crédito facilitou muito essa fiscalização.