segunda-feira, maio 28, 2012

Aviões e monopólio

Agora com a compra da Trip pela Azul pode-se ter uma melhoria dos serviços (ou não) e, ao mesmo tempo, a redução das chances de uma concorrência na linha aérea Campos-Rio-Campos, já que ficam praticamente nulas as possibilidades de uma das duas maiores viações aéreas, TAM e Gol, virem fazer a mesma linha. 

A Azul e a Trip hoje respondem por quase 15% da demanda de voos domésticos no país que cresceu 5,3% em abril. A TAM responde por 39,8%; Gol 34,8%; Azul 9,9%; Avianca 4,9% e Trip 4,2%. A Azul Trip começará com um total de 112 aeronaves, 837 voos por dia e operação em 96 cidades brasileiras.

No capitalismo o sonho do investidor é, e sempre será, o monopólio.
Fonte: Bloomberg.

PS.: Atualizado às 17:34.

Um comentário:

Anônimo disse...

Algo me diz que o preço vai subir por aqui. No Pará a mesma empresa, não tendo concorrência, pratica preços de R$ 2,2 mil para São Paulo e nada indica que vai reduzir. Por lá não há promoção. Nunca. A demanda é grande pois as jazidas de minério da região demandam um grande fluxo de profissionais de outros estados.
Já viu né? Por aqui a demanda tambem é alta e vai aumentar. Não haverá concorrência e a opção cara e infeliz da 1001 ainda ajuda a Trip/Azul...