domingo, julho 28, 2013

China

Há muito folclore que se divulga sobre a China e seu crescimento, mas, é inegável e às vezes aterrorizadora a pujança da sua economia, do tamanho de sua população, do seu território e de como estas coisas se juntam, numa civilização oriental muito mais antiga e bastante diversa da nossa.

Abaixo algumas poucas informações coletadas recentemente para aqueles que se interessam sobre política internacional e geopolítica. A China é hoje o maior país comercial do planeta.

1) A guerra civil interna entre 1911 e 1949 teria deixado, segundo estimativas, quase 50 milhões de mortos;

2) O consumo mundial de energia crescerá 56% até 2040, em relação a 2010, segundo a Agência de Informação de Energia dos EUA. Metade deste aumento está previsto para a China e para a Índia. As principais fontes de energia (80%) para suprir esta demanda deverão vir do petróleo, carvão e gás natural;

3) Desde 1990, portanto há apenas 23 anos, um total de 28 mil rios desapareceram na China, segundo o Ministério dos Recursos Hídricos e a Agência Nacional de Estatísticas. A poluição severa da água afeta 75% dos rios e lagos da China e 28% seriam inadequados até mesmo para o uso agrícola.

4) Segundo relatório de 2012, do Bando de Desenvolvimento da Ásia (ADB), a demanda da China por água poderá superar a oferta, em até 200 bilhões de litros até 2030, a não ser que grandes investimentos sejam feitos para além dos que estão projetados.

5) Abaixo um quadro comparativo entre EUA e China:


3 comentários:

Professor Renato disse...

Olá Roberto, e para diminuir essa dependência do petróleo, gás e carvão, estão investindo pesado em energia solar.

Roberto Moraes disse...

Olá Renato,

Tudo bem?

É verdade. A produção de equipamentos para esta finalidade por eles é imbatível no mundo. Já fez falir uma alemã do setor.

O chinês que é considerado o mais rico do mundo o Zhengrong é chamado de Rei Sol pela sua atuação no setor.

Veja aqui:
http://www.valor.com.br/internacional/3166492/excesso-de-capacidade-produtiva-e-ameaca-significativa-china

Abs.

Anônimo disse...

Está comprovado: o comunismo é mesmo uma grande MERDA !