tag:blogger.com,1999:blog-7918161.post2113406890853722132..comments2024-03-24T14:02:25.770-03:00Comments on Blog do Roberto Moraes: Situação do avanço do mar no Açu continua preocupanteUnknownnoreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-61378515329412513562015-03-24T22:13:52.079-03:002015-03-24T22:13:52.079-03:00Infelizmente o interesse do particular está mais u...Infelizmente o interesse do particular está mais uma vez sobrepondo ao interesse coletivo, ou seja, o porto foi instalado por inconsequentes, irresponsáveis e insanos e ainda com o aval dos poderes constituídos causando devastações ambientais jamais vistas na região. Agora a comunidade da Praia do Açu está entregue à própria sorte, desprovida de representantes que possam dar um freio ao causador de mais esse desastre. A justiça está com a venda nos olhos, literalmente, para tudo que vem ocorrendo.<br />Os representantes dos órgãos ambientais deveriam se envergonhar por estarem a serviço do capital, concedendo licenças para a destruição.<br />É com grande tristeza que vejo uma comunidade pacífica, ordeira e trabalhadora ter sido enganada com promessas que não se concretizaram e agora vivem sobressaltadas com o avanço do mar, o que não existia antes da instalação desse maldito porto.<br /><br />Souzanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-15372692772034501022015-03-22T18:58:22.151-03:002015-03-22T18:58:22.151-03:00Professor, os gerentes do porto e os acionistas fi...Professor, os gerentes do porto e os acionistas ficam aqui no seu blog tentando defender de qualquer maneira o porto, pouco ligando para a situação das pessoas. <br /><br />O avanço do mar por ressaca em outras praias do litoral norte do estado pode ser comum. Só que temos visto, o caso do Açu é muito mais grave e a gente vê que o problema no Açu agora é praticamente todo mês, desde o ano passado quando o quebra-mar do segundo terminal foi espichado pra dentro do mar. De lá para cá qualquer dia de mar bravo maré alta ele avança sobre a praia. O pessoal agora quer tirar o corpo fora.<br /><br />Não vamos aceitar e exigir na justiça que o porto pague por isso. Só assim vão entender o prejuízo que estão causando. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-72091434352611565852015-03-22T17:02:49.995-03:002015-03-22T17:02:49.995-03:00Devemos lembrar que o avanço do mar não ocorre som...Devemos lembrar que o avanço do mar não ocorre somente no Açu, há em uma grande parte do Farol de São Tomé, há em Atafona, há em Guaxindiba e mais a frente em Marataizes. Creio que é muito ponto diferente e bem distante um do outro para culpar somente o quebra mar do Porto do Açu.<br />Outro ponto a praia do Açu vivia e vive jogada as moscas, antes o ar de abandono era muito pior.<br />Devemos fazer uma análise sobre os estragos e os benefícios que o porto trouxe para região antes de cravar uma batalha insensata contra o empreendimento. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-20238683069693695162015-03-21T16:47:10.340-03:002015-03-21T16:47:10.340-03:00Ou seja alguém está incorrendo no crime de respons...Ou seja alguém está incorrendo no crime de responsabilidade, basta saber se a comunidade vai quere se espor e provocar uma ação contra o gestor público, ou privado já nem se sabe o que ele é. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-11898650453437589322015-03-21T16:47:00.874-03:002015-03-21T16:47:00.874-03:00Sim.
Para isso depende que as autoridades deixem ...Sim.<br /><br />Para isso depende que as autoridades deixem de ser lenientes e cobrem para reduzir o impactos que o EIA/Rima previam.<br /><br />Em minha pesquisas no semestre passado sobre diversos sistemas portuários da Europa, em todos eu vi em ação, ou no histórico dos portos a engorda com areia nas praias vizinhas aos grandes (em alguns casos enormes quebra-mar) instalado na formação de "baías artificiais" para proteção dos terminais de atracação de navios nesses portos. Cheguei a citar aqui como no caso do Porto de Barcelona e Tarragona, engordas feitas por quase 20 meses seguidos.<br /><br />Em todo o mundo corporações agem igualmente, o que é diverso aqui é a leniência e fragilidade com que as autoridades com poder de regulação agem sem fazer o que lhes é devido e obrigação. <br /><br />As corporações como no caso da Prumo, do fundo EIG, hoje controlador do empreendimento, sabem que terão que cumprir esta etapa que na verdade é parte da implantação do seu projeto.<br /><br />Porém, a não cobrança e o tapete vermelho da subserviência acabam por produzir e abrir espaços para pareceres "fajutos" que tenta negar a relação causa-efeito entre a implantação dos quebra-mares e os impactos no Açu.<br /><br />Continuaremos acompanhando o caso.Roberto Moraeshttps://www.blogger.com/profile/00734663122786575414noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-59983829689848610182015-03-21T12:17:45.612-03:002015-03-21T12:17:45.612-03:00Sim.
Para isso depende que as autoridades deixem ...Sim.<br /><br />Para isso depende que as autoridades deixem de ser lenientes e cobrem para reduzir o impactos que o EIA/Rima previam.<br /><br />Em minha pesquisas no semestre passado sobre diversos sistemas portuários da Europa, em todos eu vi em ação, ou no histórico dos portos a engorda com areia nas praias vizinhas aos grandes (em alguns casos enormes quebra-mar) instalado na formação de "baías artificiais" para proteção dos terminais de atracação de navios nesses portos. Cheguei a citar aqui como no caso do Porto de Barcelona e Tarragona, engordas feitas por quase 20 meses seguidos.<br /><br />Em todo o mundo corporações agem igualmente, o que é diverso aqui é a leniência e fragilidade com que as autoridades com poder de regulação agem sem fazer o que lhes é devido e obrigação. <br /><br />As corporações como no caso da Prumo, do fundo EIG, hoje controlador do empreendimento, sabem que terão que cumprir esta etapa que na verdade é parte da implantação do seu projeto.<br /><br />Porém, a não cobrança e o tapete vermelho da subserviência acabam por produzir e abrir espaços para pareceres "fajutos" que tenta negar a relação causa-efeito entre a implantação dos quebra-mares e os impactos no Açu.<br /><br />Continuaremos acompanhando o caso.Roberto Moraeshttps://www.blogger.com/profile/00734663122786575414noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-74119754987390594082015-03-21T12:03:42.670-03:002015-03-21T12:03:42.670-03:00Se a areia retirada pelos navios que dragam o cana...Se a areia retirada pelos navios que dragam o canal for usada para engordar a faixa de praia, a exemplo do que foi feito em Ipanema a alguns anos atrás, se ganharia tempo até decidirem ou não pelo dique quebra mar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7918161.post-53765929975089384392015-03-20T23:30:59.192-03:002015-03-20T23:30:59.192-03:00Os mais de 20 000 core loc que a empresa destruiu ...Os mais de 20 000 core loc que a empresa destruiu bem que poderiam estar sendo utilizados para reduzir esse estrago.Anonymousnoreply@blogger.com