Parece se tratar de um esforço do projeto chamado de "Enciclopédia Campista", do qual o blog não tem mais detalhes. O vídeo me foi enviado pelos professores Hélio Gomes Filho e José Carlos Salomão que acrescentaram o título e a breve descrição que seguem abaixo.
Vale dizer que a Usina Santo Amaro comentada era a que os mais novos conheceram com a Usina Baixa Grande na Baixada Campista. Vale conferir. A narração reproduzia um modelo que ficou conhecido como do "Repórter Esso":
Campos dos Goytacazes - 1951
Amigos conseguimos, e ai vai mais um vídeo para a Enciclopédia e para todos os nossos amigos, este vídeo nos foi indicado por um amigo da página, Paulo Barreto, e olha que maravilha!
Podemos ver a "Garre Leopoldina railway", a "Usina de Santo Amaro", o "Centro da Cidade", os carros de bois, "O colégio Saldanha da Gama", as pontes de ferro que ligam "Campos ao distrito de Guarulhos" como era chamado e muito mais!
PS.: Atualizado às 20:12 para repassar informações obtidas em comentários de colaboradores no perfil do Facebook. A produção do filme é da antiga Agência Nacional e faz parte do acervo do Arquivo Nacional.
6 comentários:
Fantásticas imagens sobre uma Campos que tinha a prosperidade na indústria e na agricultura em tempo de fartura de mão de obra. abraço Marcos Vaz.
Crianças no corte de cana...
Crianças no corte de cana...
A Enciclopédia Campista é uma feliz iniciativa de um Campista que apesar de não mais residir aqui , traz felizmente para nós, registros de uma época de ouro da próspera Campos dos Goytacazes, bem como suas preciosidades arquitetônicas , abandonadas governo a governo!
Nome dele é Matheus Venancio H. Areas !
Obrigado pela informação.
Sobre a época, eu prefiro interpretar com um período de grande dinâmica econômica, porque o ouro, já na ocasião era desigualmente distribuído, tal qual se tem hoje com os royalties decorrentes do "ouro negro" do petróleo.
Imagens espetaculares!!! Ótima produção, edição e narração do filme, se levarmos em conta a época...
Com relação a criança trabalhando no corte de cana até concordo q é uma imagem um POUCO chocante. Mas hoje muitas não se pode nem varre um quintal em nossa casa que dizem q é exploração infantil, e algumas das vezes não aprende o valor do trabalho suado e aprendem a prática de desobediência e violência por meio de rede sociais...
Postar um comentário