quinta-feira, novembro 14, 2013

Manifestação no 5º Distrito de SJB reivindica mais segurança

A matéria é do site SJB Online e aponta mais um dos muitos impactos da instalação do Complexo do Açu:

Manifestantes reivindicam maior efetivo policial no 5º distrito de SJB

Foto: Gisele Soares
Moradores do 5º distrito de São João da Barra, revoltados com o constante número de assaltos e outros crimes na região, fizeram uma manifestação na divisa com o município de Campos — entre as localidades de Cazumbá (território sanjoanense) e São Bento. Eles reivindicaram o aumento de efetivo policial no distrito e reativação do DPO na localidade de Sabonete. Com pneus queimados, os manifestantes bloquearam a ponte sobre o canal São Bento — ligação entre o distrito campista e sanjoanense.
Segundo os participantes do manifesto, a população do 5º distrito é superior a oito mil habitantes e conta apenas com o DPO do Açu para atender toda região. Eles afirmam ainda que, nos últimos anos, está aumentando o número de crimes como furtos, assaltos e estupros.
— Fizemos um movimento pacífico para chamar atenção da Polícia Militar e dos governantes. Queremos a reativação do DPO de Sabonete, para ajudar o efetivo do Açu. É por isso que hoje estamos reunindo os moradores do quinto distrito — explicou a manifestante Shana Carla Siqueira, 51.
A comerciante Jocineia Peixoto participa do protesto. Ela conta que já foi assaltada três vezes e vive com medo de ser vítima da criminalidade novamente. “Às vezes penso em parar, mas preciso trabalhar e não tenho outra renda. O medo aumenta a cada dia”.
Foto: Gisele Soares
No último domingo, 10, o Bazar Ribeiro, na localidade de Campo de Areia, foi assaltado pela terceira vez somente neste ano. “Dessa vez os bandidos avisaram que voltam no próximo mês”, disse um manifestante.
Cerca de 80 pessoas participam do movimento, que é acompanhado por três guarnições da Polícia Militar. A ponte ficou interditada por mais de uma hora.
Reativação do DPO de Sabonete é o principal pedido
“SOS DPO de Sabonete. Patrulhamento ostensivo como sempre foi”. Essa era uma das faixas usadas pelos manifestantes, que não se conformam com o fato de o DPO contar com apenas um policial, sem viatura para atender a localidade. Segundo os moradores da localidade, a reativação do Destacamento daria mais segurança à comunidade, além de diminuir a sobrecarga do DPO do Açu.
Morador de Campo de Areia, Luis Fabiano conta que apoia o ato desde o início. Ele acredita que quando o efetivo policial era maior, o 5º distrito não sofria com a violência. “A situação está complicada, o DPO de Sabonete só tem um policial e até ele corre risco. Estão roubando motos dentro de casa e as pessoas tem medo de andar nas ruas porque constantemente assaltam celulares”.

8º BPM não considera baixo efetivo da região
Em resposta a matéria Insegurança no 5º distrito, divulgada pelo SJB Online no dia 29 de outubro, a assessoria de imprensa do 8º Batalhão de Polícia Militar (Campos) afirmou que as ocorrências na região não chegam a 0,5% da atendidas pelo. Confira a resposta da PM na matéria Polícia Militar não considera baixo efetivo no 5º distrito.
Foto: Gisele Soares
 Foto: Gisele SoaresFoto: Gisele Soares

Um comentário:

MILTON disse...

ROBERTO A NOSSA REGIÃO, O QUE SE VÊ, É UM LUGAR DE “FAZ DE CONTA”. TIVEMOS DOIS GOVERNADORES DA REGIÃO QUE PARA NOS ERAM DE “FAZ DE CONTA” PORQUE POUCO FIZERAM NO LOCAL. O PORTO DO AÇU VEIO COMO UMA PROMESSA DE REDENÇÃO PARA NOSSA REGIÃO, GERANDO MUITOS EMPREGOS E PROMESSA DE UM FUTURO MELHOR, PRINCIPALMENTE PARA NOSSOS JOVENS ESTUDANTES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES. NO ENTANTO O IMPÉRIO DO EMPRESÁRIO MEGALOMANÍACO DESABOU COMO CASTELO DE AREIA A BEIRA MAR. O GRANDE EMPREENDIMENTO, QUE TUDO INDICA, É DE “FAZ DE CONTA”. A PONTE JOÃO FIGUEIREDO, QUE TEVE SUA OBRA INICIADA PELO REALIZADOR DE “FAZ DE CONTA” PAROU SEM MAIORES EXPLICAÇÕES. AGORA QUE SURGIU A EXPECTATIVA DE REINÍCIO DAS OBRAS A MESMA É EMBARGADA. ASSIM COMO NOSSOS POLÍTICOS A PONTE É DE “FAZ DE CONTA” ???