domingo, novembro 03, 2013

OGX já sabia dos problemas nas reservas de óleo

A informação é sobre o baixo potencias das reservas da OGX é do do Valor Online. Já os comentário sobre Eike foi turado da colunista do Elio Gaspari hoje toda dedicada ao tema:

OGX sabia há um ano que reservas poderiam ser 


82% menores, diz jornal

SÃO PAULO - A OGX, braço petroleiro do grupo empresarial de Eike Batista, sabia desde o ano passado que suas reservas de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, poderiam ser quase 82% menores do que o divulgado ao mercado, segundo reportagem deste domingo do jornal “Folha de S. Paulo”.
Conforme a reportagem, documentos obtidos pelo jornal indicam que essas reservas poderiam ser equivalentes a apenas 17,5% do que havia sido divulgado anteriormente, conforme avaliações de técnicos da própria empresa, que foram confirmadas por uma prestadora de serviços externa.
Segundo a reportagem, em julho do ano passado, “engenheiros de reservatório da OGX, responsáveis por determinar a extensão das reservas economicamente viáveis, apontaram que a empresa poderia retirar 315 milhões de barris das principais áreas em Campos — bem abaixo do 1,8 bilhão de barris informado ao mercado de capitais”.
Em nota, segundo o jornal, a OGX informou que “sempre manteve o mercado atualizado sobre os projetos de produção, evitando a divulgação de informações incompletas”

Da coluna do Elio Gaspari publica hoje no Estadão e outras mídias:

"Eike e as contas
Se o processo de recuperação judicial da OGX levar peritos a examinar saques feitos nos últimos meses no caixa de empresas do grupo, a coisa ficará feia.
Eike e os poços
Entre as lições deixadas por Eike Batista, há uma que vai em benefício dele e de todos os empresários perseguidos por maledicências.

Quando Eike criou a OGX e levou para sua equipe ex-diretores da Petrobras, a sabedoria convencional estabeleceu que capturara os segredos das pesquisas geológicas da empresa. Esta suspeita foi vocalizada até mesmo pela cúpula da Petrobras.

Era lorota. Se eles soubessem onde estava o petróleo, a OGX não teria quebrado.
Eike e os bônus
Numa das explicações que Eike Batista deu para suas dificuldades estava a queixa de que diretores de suas empresas inflavam expectativas e resultados para engordar os bônus de fim de ano.

A lição vale para todos os empresários. Basta ligar um desconfiômetro. Qual dos diretores seria capaz de sustentar projetos e iniciativas que garantem seu bônus em dezembro e quebram a empresa daqui a alguns anos, quando ele estará na praia?

Das diretorias de Eike Batista, pelo menos dez executivos saíram com mais de R$ 100 milhões no bolso. Alguns, com R$ 200 milhões."

Nenhum micou.

Nenhum comentário: