terça-feira, julho 22, 2014

Consórcio Integra solicita área de mais 120 metros de cais junto ao Porto do Açu

O blog tem comentado aqui sobre as empresas que estão se instalando no Porto do Açu. Entre estas há o Consórcio Integra que é formado por duas empresas, a Mendes Jr. e a OSX, sendo a primeira detentora de 51% das ações e a OSX com 49%.

Em área na entrada do canal do Terminal 2 do Porto do Açu (veja a imagem abaixo), o consórcio monta módulos para depois serem integrados em plataformas. Trata-se de encomendas da Petrobras feita através de outro consórcio que organiza as demandas de embarcações encomendadas à indústria naval brasileira.

Depois dos problemas das empresas do grupo EBX, incluindo a OSX, o consórcio ficou patinando. Chegou-se a cogitar a hipótese destas montagens de módulos serem transferidas para outro estaleiro.

Porém, hoje, parece que esta possibilidade está definitivamente descartada. Aliás, a organização do canteiro no Porto do Açu que se vê na imagem comprova esta realidade. O blog recebeu informações que por conta do cronograma de atividades do Consórcio e tendo em vista os prazos, duas medidas foram recentemente tomadas:

1- Ampliar a área de construção naval junto ao porto com mais 120 metros de cais;

2 - A contratação em até dois meses organizar um contingente de cerca de mil funcionários para dar conta das atividades de montagem industrial que envolve especialmente montadores,  encanadores, soldadores, eletricistas e pessoal de automação.

Enquanto a OSX não decide o que fazer do que foi construído para ser seu estaleiro, Unidade de Construção Naval (UCN) em área também do terminal 2 do Porto do Açu, o Consórcio Integra é a única atividade de construção naval que se tem junto ao Porto do Açu.

















PS.: Atualizado às 19:54: Abaixo imagens do trabalho de montagens dos módulos de plataforma que está sendo realizada pelo Consórcio Integra, em área junto do terminal 2, do Porto do Açu:




Nenhum comentário: