terça-feira, outubro 15, 2013

Inea suspende licença para UTE a carvão da MPX no Açu

O projeto do complexo do Açu está cada dia reduzindo um pouco mais seus empreendimentos. Agora resta os dois terminais portuários e a possibilidade da retomada de atividades de construção naval.

Ontem, o Instituto Estadual do Ambiente, Inea, através do seu Conselho Diretor decidiu recusar o pedido de renovação da licença para instalação de uma usina térmica a carvão no Complexo do Açu.

O projeto da então MPX - hoje Eneva, controlada pela alemã E.ON - obteve em 2008 autorização para construção da térmica, que teria capacidade de gerar 2.100 megawatts para abastecer as indústrias do complexo. O projeto do complexo previa duas UTEs. Uma a carvão e a outra a gás com potencia de 3.300 MW. 
Projeto da UTE no Açu

O projeto da geração de energia elétrica com carvão dependeria do porto para exportar minério e o navio trazer de volta o carvão. Como o projeto do mineroduto e do porto estão com o cronograma muito atrasados, o projeto de geração de energia elétrica pela MPX também foi adiado.

A UTE a gás no Açu depende da exploração de petróleo e gás no litoral pela OGX, ou de fornecimento de gás pela Petrobras. Nem uma coisa e nem outra foi garantido, por isto, a energia elétrica para alimentar as atividades que venham funcionar junto ao Porto do Açu depende da linha de transmissão para levar energia de Furnas até o local. Esta linha e a subestação ainda está sendo instalada e com cronograma também adiado, em função da crise das empresas do grupo EBX.

O Inea informou que a decisão foi tomada "após uma mudança conjuntural importante", citando a alteração do perfil dos empreendimentos previstos para o complexo.

Além disso, a presidenta do Inea Marilene Ramos Marilene afirmou que, desde a primeira autorização, em 2008, houve mudanças na legislação ambiental que impediriam a realização do projeto. "Temos uma política estadual para mudanças climáticas que não permite esse aumento na emissão de gás".

Em agosto deste ano, a MPX, já tendo sido passada para o grupo E.On. chegou a ser cogitada para aprovação no leilão de oferta de energia realizado pela Empresa de Pesquisa Energética, mas, outros projetos e fontes de energia receberam lances e preços mais competitivos e acabaram escolhidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Roberto. Trago para você um link. Veja sem pre conceito. Veja.

www.youtube.com/watch?v=9RUNS_vt9HQ


Anônimo disse...

Enquanto isso, mas funcionários demitidos hoje na osx do Açu! Muita tristeza só resta isso pra nós!

Anônimo disse...

Porto de açu será o hub logístico do pré sal !!!

Eike é um visionário que recebeu tratamento injusto, diz novo dono da LLX - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/llxlogistica/noticia/3010251/eike-visionario-que-recebeu-tratamento-injusto-diz-novo-dono-llx?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=nlmercados

Anônimo disse...

O Sr. Eike é eXperto mermo em irmão, só ta vendendo pepino e a preço de banana para os compradores, será que vai demorar para esses "novos" donos fazerem acordos com nossos honestos políticos e conseguirem novas licenças?