segunda-feira, abril 07, 2014

OSX "força" empregados a aceitarem PDV da empresa

Fontes oriundas da própria empresa que (solicita evidente sigilo) informa ao blog que a empresa OSX, em processo de recuperação judicial, está "estimulando" empregados a aceitarem "a decisão sobre sue futuro" como está dito em comunicado do setor de Recursos Humanos aos seus funcionários no Rio de Janeiro e no Açu.

É oportuno recordar que a OSX é uma das poucas empresas do empresário Eike Batista que ainda não teve seu controle acionário repassado para outros grupos. A empresa OSX tem duas principais pernas de atuação: fretamento de plataformas e embarcações (no caso com contrato exclusivo com a ex-OGX, atual OGP) e a outra perna é o estaleiro (Unidade de Construção Naval) que estava sendo construída junto ao Terminal 2 do Porto do Açu.

Imagem aérea da UCN/OSX junto ao
Porto do Açu. Fonte: Prumo Logística S.A.
As obras do estaleiro estão completamente interrompidas. Cogitou-se sobre negociações com outros grupos que atuam na área de construção naval, um deles, o espanhol Dragados, mas, até aqui nada foi fechado.

Assim, em complicado processo de recuperação judicial, ligado, mas, independente da OGX sua única cliente (por decisão do TJ-RJ), a empresa, orientada pela Angra Partners, do sócio Ricardo Knoepfelmacher, prepara novas demissões que se segue às acontecidas em abril/maio de 2013, quando do estouro da crise do grupo EBX.

Veja abaixo email recebido da fonte que nos mantém informados. Creio que a postagem do blog que é citada como tendo causado grande repercussão na diretoria da OSX, em abril e maio do ano passado tenham sido um destes que listamos: postagem 1, postagem 2, postagem 3 e postagem 4.

Abaixo a informação sobre o PDV nesta fase de recuperação judicial da OSX. Como sempre faz, o blog se coloca à disposição para esclarecer os fatos informados abaixo:

"Prezado Roberto,
Novamente escrevemos para informar sobre mais uma prática espúria que está sendo utilizada pela direção da OSX Construção Naval, que vem prejudicar seriamente os funcionários da empresa lotados no Porto do Açu.

Obviamente o sigilo torna-se necessário e contamos com sua habitual discrição para mante-lo levando adiante o seu glorioso trabalho de apontar e denunciar os desmandos que vêm sendo praticados contra os empregados do Porto. Seu trabalho consolida nossa certeza que a imprensa e a intelectualidade nesse país têm papel fundamental para mudar os desmandos no Brasil.

Na OSX Construção Naval as decisões são tomadas guiadas por uma bússola enferrujada cujo Norte aponta  cada hora para um ponto cardeal diferente. Os desmandos continuam a todo vapor, a Diretoria após a frustrada tentativa de quebrar os contratos firmados com seus funcionários alocados no Porto, eliminando os benefícios que serviram para atrair os profissionais necessários a implantação do estaleiro, expõe mais uma vez suas maldades.

Diga-se de passagem, que a tentativa anterior não foi levada a termo em decorrência da publicação no seu Blog, que tanto incomodou e foi referenciado em um discurso para todos os funcionários feito pelo Presidente da empresa, na sequencia minimizada pela advogada da OSX que foi taxativa em dizer que a publicação não teria peso algum, por tratar-se de um Blog sem nenhuma expressão.

Isto posto, vamos aos fatos e reproduzimos abaixo o comunicado feito a todos os funcionários na quinta-feira passada:

“ Prezado Colaborador,


Todos sabem que a OSX entrou em Recuperação Judicial em 11/11/13. Este fato tem tido ampla repercussão na mídia e, internamente, vimos comunicando aos colaboradores o andamento do processo.

Esse é um processo longo no qual a empresa precisa planejar o futuro para que seja possível sanar suas dívidas e ser economicamente viável e sustentável.

A OSX está ciente que a grande maioria dos colaboradores da Construção Naval teve suas atribuições diárias sensivelmente reduzidas por conta do atual estágio de organização estratégica da Companhia.

Em função disso e visando oportunizar aos colaboradores benefícios além dos previstos em lei no caso de pedidos de demissão, a Companhia está lançando o Programa de Demissão Voluntária.

Assim, facultamos aos colaboradores a decisão sobre o seu futuro. (grifo nosso)

Todas as informações sobre o que será oferecido e as condições para a adesão ao Programa serão apresentadas amanhã, sexta feira, no Açu. Na segunda feira a apresentação será realizada no Rio para os colaboradores da Construção Naval alocados nesta cidade.

Atenciosamente,
Recursos Humanos.”

O que foi apresentado foi na verdade um arremedo de PDV e foi colocado claramente pela advogada da empresa que seria conveniente a todos aderir. Flagrante forma de coação a equipe, tanto o foi que a exposição aos empregados foi feita pela advogada e não pelo Gerente de RH  que acompanhava tudo como uma coruja e somente se preocupou em gravar as falas e reações dos empregados.

A verdade é que a incompetência dos banqueiros da (S)Angra Partners que arquitetam o suposto plano de recuperação a ser apresentado a justiça em breve, torna-se patente. Alçaram ao cargo de presidente um despreparado, maleável o suficiente para o manobrarem ao seu bel prazer, muito cômodo para todos.

O fato é que os empregados da OSX no Açu vêm sofrendo pressões que caracterizam assedio moral e torna-se necessário a intervenção do Ministério Público do Trabalho, que teria o valoroso papel de mediar esta relação e municiar de informações o Juiz responsável pelo processo de recuperação judicial da empresa.

Não é possível que dezenas de famílias dos empregados paguem pelas decisões incautas dos banqueiros que estão no comando, vendo seus chefes de família desempregados e sem receber integralmente seus direitos após muita labuta."

PS.: Atualizado às 15:10: para inserir imagem aérea do estaleiro (UCN) com obras paralisadas no Porto do Açu.

Nenhum comentário: