quinta-feira, setembro 05, 2013

Fornecimento de água em Campos e SJB e relação com Porto do Açu

Os problemas que o município de Campos está vivendo, com a baixa vazão de água no Rio Paraíba do Sul (que acontece todos os anos, nesta época de estiagem) e também o município vizinho de SJB, na foz do Paraíba do Sul, deveria acender uma luz amarela, sobre o projeto de captação de água no rio para atender aos empreendimentos do Açu.
Os problemas em Campos se relacionam à captação para tratamento e distribuição de água à população e à serventia da mesma, em canais que atendem aos produtores rurais. Já em SJB, ontem à noite, a captação foi interrompida pela salinidade da água do Paraíba do Sul. É muito provável que o fato seja oriundo da entrada de água do mar na foz, em função do baixo volume de água do rio, nesta época do ano.

Se o caso já é conhecido agora, imagine com a futura captação prevista para o Açu, numa vazão de 10 m³ por segundo. Ou como diz o slide da empresa (abaixo) de 4,7 mil litros por segundo, com a finalidade atender os projetos do Complexo do Açu.

O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) dos empreendimentos falavam na necessidade de uma demanda equivalente ao consumo de uma cidade com 2,8 milhões de pessoas. O pior, ou o mais intrigante é que o próprio EIA/Rima dos empreendimentos dizia que a vazão do Rio Paraíba seria de 35 vezes maior do que a captação que farão (ou fariam) no rio, em local que mostra o mapa ao lado.

Abaixo o blog republica detalhes do projeto de uso da água do Rio Paraíba do Sul previstos para os empreendimentos do Açu, incluindo o Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB):


PS.: Atualizado às 14:16.

7 comentários:

Anônimo disse...

Depois que a LLX salinizou as águas da população e da agricultura do 5º Distrito de SJB, deviam deixar apenas a água do mar como opção de captação de recurso hídrico para o empreendimento do porto do Açu.

Anônimo disse...

Só um bobo para comentar a sandice aí de cima...
Contudo, é direito dele.
A questão da água do Rio Paraíba e no Brasil todo, é um problema de Gestão.

Maria Amelia disse...

Em Atafona, no bairro Carrapicho, faz tempo que a água chega salgada às torneiras. Informação de pessoa amiga que ali reside. Caso sério!

Peter Lamers disse...

Na vila de ANTA, perto de três Rios, foi construido uma barragem. Aqui uma lagoa está se formando para posterior poder iniciar a geração de energia. O resultado de tudo é que o Paraiba não recebe agua de São Paulo mais. Por isso o nivel é tão baixo, simples assim.

João Siqueira disse...

Olá Maria Amélia, será que a água salgada da torneira citada é também responsabilidade da LLX? Devemos analisar as coisas com mais propriedade e conhecimento. O maior problema é desviarem 3/4 do Rio Paraíba em Barra do Piraí e ninguém fazer nada. Isso sim, é importante, pois retiram do rio 160m3/s e não apenas 10m3/s como o porto vai fazer.

Anônimo disse...

João Siqueira, ou você é ingênuo ou se faz de bobo.
O problema em Barra do Piraí é temporário até a represa atingir o nível para início de operação da usina. A partir daí, a vazão volta ao normal rio abaixo.

Anônimo disse...

Quem acha que João Siqueira é bobo está enganado e desconhece a Barragem de Santa Cecília em Barra do Piraí. João está certo. Lá que o Paraíba é sangrado para abastecer o sistema do Rio Guandu que coloca água para a maior parte da população do Grande Rio. De lá nossa "mágica torrente, soberana dos prados e vergéis" sai um fiapo de água e só depois da contribuição de outros rios a jusante é que volta a ganhar volume.

Muitos, como o anônimo da 11:02, acreditam que no Rio e na Baixada Fluminense se bebe água diferente da nossa. Rá, rá, rá...
Me lembro do muro da estação da RFFSA aqui em Campos cuja pichação era mais ou menos assim: "Tenho orgulho de ser campista, bebo água com cocô de paulista"...
Deve ter sido pichado por alguem que imagina beber água diferente, mas coitado, provavelmente padece do mesmo mal.
Em resposta ao sacripanta fiz meu próprio versinho:

Você deve ser Carioca
ou da Baixada Fluminense.
Pensa que bebe uma água melhor
mas fique esperto, pare e pense:
A água que corre no rio Guandú
sai da barragem de Santa Cecília,
levando as coisas que saem do cú
direto à torneira da sua família.

...

O grosso do problema de captação está lá em Santa Cecília onde a Lei que determina o volume de captação há muito foi abandonada. Capta-se o que é preciso com pouca ou nenhuma resistência da sociedade. Daí a importância dos Comitês de Bacia...