sábado, setembro 14, 2013

Praça São Salvador em 1944

Neste sábado de reminiscências da nossa planície aqui no blog trago abaixo uma das centenas de fotos, muitas ainda desconhecidas deste blogueiro no blog "Campos dos Goytacazes em fotos" do João Pimentel.

Por todos estes trabalhos é que cada vez valorizo mais a chamada "Rede Blog de Campos". De forma espontânea, autônoma e colaborativa, integra um esforço que é coletivo de construção de uma cidadania para além da comunicação como mercadoria e negócio.

Esta foto abaixo eu não conhecia. é muito interessante. Seria de 1944/1945 no período da 2ª Guerra Mundial em que, segundo o autor, a praça teria sido palco de uma espécie de manifestação do "lixo de guerra". Infelizmente não se tem a autoria para os devidos créditos. Confiram e imaginem ao que ela remete:


2 comentários:

Francisco disse...

Caro Roberto, por curiosidade mostrei esta postagem ao meu sogro que tem mais de 80 anos e que é campista de nascença. E a informação que obtive é a de que esta foto retrata uma campanha feita pelo governo à época, para ser enviado aos EUA toda essa sucata para ser transformado em aço e se utilizar na fabricação de armas. Ele, o próprio teria com apenas 13 anos ido ao local levar o que tinha em casa de "ferro velho".
(apelo do governo Vargas para ajudar o esforço de guerra)

Roberto Moraes disse...

Bacana Francisco esta reconstituição da história a partir da imagem.

Seria interessante se ele pudesse identificar o período (mês) e confirmar o ano de 1944 para esta imagem.

Abs.