segunda-feira, abril 01, 2013

Desapropriação digital no Açu

Além da desapropriações territoriais na região do Açu, agora, coincidentemente, junto do surgimento do blog oficial da LLX, algumas contas do YouTube e Facebook, que tratavam de questões sobre os conflitos e resistências, sobre a implantação do Complexo do Açu começaram a ser suspensas e retiradas do ar, sem maiores explicações.

Assim, uma conta (canal) no YouTube, cuja identificação era (acusjb) com cerca de 150 mil acessos e quase de 300 vídeos postados  relacionados a SJB no YouTube foi encerrada sem maiores explicações, a não ser a da existência "reivindicações de terceiros de violação de direitos autorais". Outras explicações não foram dadas e nem permitida, se fosse o caso a supressão, daquelas, que seriam reclamadas por tais direitos.

Outra supressão da grande rede, foi de uma conta no Facebook, que já possuía, um grupo seguidores de 5 mil membros (o limite máximo, com pedidos de integração de outros membros) cujo nome era Porto do Açu.

Esta conta do FB possuía conteúdos semelhantes aos do YouTube, só que com links para diversas matérias e notas sobre as questões de interesse da região do Açu.

Este grupo do FB também foi cancelado, sem justificativas e sem direito a recursos, ou explicações, ou ainda, alternativas para mudança de nomenclatura, ou algo similar.

Ambos os instrumentos de informação e principalmente de integração social eram organizado e mantido por jovens sanjoanenses que há muito acompanham os debates sobre o Complexo do Açu.

Este blog mesmo, por diversas vezes, se utilizou de informações e ampliou o debate de questões trazidas à discussão por um destes dois instrumentos da rede social.

O blog rechaça mais este tipo de ação. Vamos apurar o que está por trás destas decisões de desapropriações digitais, antes que queiram avançar sobre os blogs independentes. O trabalho é maior, mas, é impossível deter a avalanche de alternativas para que a informação circule e o debate aconteça.

Não é imaginável uma relação de respeito com tal grau de violência, truculência e intolerância com o contraditório, num debate que se pretenda intitular como democrático.

De forma similar, não merece ser considerado o discurso de gestão integrada de território, em que a invasão se dá até sobre os territórios digitais, como o caso em questão.

Bom lembrar, que, em que pese as tecnologias, a região do Açu, mesmo no entorno do empreendimento, a comunicação é muito ruim e falha. Ainda assim, tentam evitar que a região se conecte com outras regiões.

7 comentários:

douglas da mata disse...

Agora o jogo começou para valer.

Mais uma prova de que o boboca do senhor X foi só um inocente útil.

A perspectiva é que a truculência aumente.

Os próximos passos são a censura judicial, tão em voga no presente.


Eu, de minha parte, não sou partidário dos cyber-terroristas, mas fica claro que em uma conjuntura como estas, onde a assimetria entre as forças em disputa é tamanha, que só os métodos assimétricos podem resolver.

Vai ser a barbárie.

Vitor Menezes disse...

A desculpa deve ser a mesma da que foi utilizada pela Folha de São Paulo em relação à Falha de São Paulo: uso indevido da marca. Não me espantaria se daqui a pouco eles registrassem o nome "Açu".

Anônimo disse...

O blog do grupo quase não tem acesso, e alem disso as informações contidas nele a gente encontra em qualquer outro lugar;o pior de tudo é que geralmente as informações não são isentas de opiniões..Pura lavagem cerebral.
A situação é cada vez pior para nós moradores,pois esses canais eram os únicos meios que tínhamos para denunciar as atrocidades cometidas pelo grupo.

Anônimo disse...

Roberto, passando a margem do que é certo ou errado, sugiro (antes que o atacadinho do Douglas queira me detonar KKKKKKKK, só estou dando uma dica tecnológica, ok ? !) que aqueles que queiram manter seus blogs, vídeos e/ou quaisquer outros métodos de divulgação na web "mais imunes", que procurem plataformas e servidores diferentes das comumentes utilizadas pela maioria. Usar hospedagens digitais alternativas sempre dificulta a censura... Ou seja, por exemplo, ao invés de utilizarem o YouTube, utilizem o RuTube (que é um servidor de vídeos russo, de alta qualidade) www.rutube.ru, e por aí vai. Pulverizando onde o material está hospedado, fica mais fácil se contrapor a onda de exclusões. Fica a dica... TFA Lesley Beethoven.'.

douglas da mata disse...

Bethoveen, quem se dispões a certas brincadeiras em esferas públicas como esta, deve estar preparado para ouvir réplicas no mesmo tom.

Por que eu te detonaria? Por que fazes política em um território árido e sem vida, como é o demotucano?

Fiote, o mais que eu poderia te conceder seria "uma detonação", para lhe dar alguma razão e motivo de debater alguma política em nível, digamos, vivo.

O terreno onde habitas está morto, infértil.

Não supliques atenção desta forma, meu caro, terás sempre que reivindicar, como aliás, sempre lhe dediquei, e com muito mais respeito.

Um vitorioso abraço de quem realizou TODOS os sonhos políticos de sua geração...

Anônimo disse...

Douglas, se vc fizesse o que escreve não atiraria pérolas aos porcos...

douglas da mata disse...

Meu filho, a expressão é figurativa.

Mas em sentido diverso ao que você captou.

Veja, não desejo que interditemos o debate, mas sim que identifiquemos aqueles que "chafurdam em dogmas" que não lhes permitem enxergar a realidade para além "da pocilga conservadora".

Para estes, não adianta jogar "pérolas", só dá para tocá-los.

Não há consenso ou debate possível com quem defende o modelo privatista anterior e critica a gestão atual da Petrobrás, por exemplo.

Ou debater minimamente com os fanáticos X-trolls que endeusavam a figura do senhor X.

Este pessoal só dá para situar, marcar e abater.

É neste sentido que disse a frase.