quinta-feira, abril 04, 2013

Piscina gerando riscos de proliferação de mosquitos

O papel da população é indispensável no controle dos riscos de proliferação dos mosquitos da dengue. Os governos nas três escalas (cada um a seu nível, e quanto mais próximo da população, neste caso é maior), são responsáveis, mas, não sem a participação da população e dos deveres de cidadania.

No caso dos riscos da dengue e da infestação dos mosquitos, o mais grave é que o descaso de uma pode atingir outros, que não o próprio, o que torna a questão, sempre de interesse coletivo, muito mais que individual.

As comunidades onde o espírito coletivo está sempre abaixo do individual, talvez, explique, as dificuldades de diferentes municípios de diferentes estados, numa alocação, que se percebe como quase  aleatória.

A reflexão acima tem apenas a intenção de apresentar o problema de uma piscina, nos fundos de uma casa na Pelinca, na Manuel Teodoro, entre o Parquecentro Shopping e a Rua Dr. Siqueira.

A piscina vista nas fotos está desta forma há semanas. Funcionário do CCZ que atende a região já viu a situação, notificou os moradores, há mais de dez dias, mas, o problema permanece.

Pode-se ver que há uma bomba e materiais de uso para limpar piscina, no caso inclusive uma bomba para retirar água, mas, o quadro permanece, sem solução há dias.

Em plena e grave epidemia de dengue em toda a região, sendo que no momento já registra-se 4.604 apenas no município de Campos, é de se lastimar tamanho descaso.




3 comentários:

Anônimo disse...

Esse seu amigo não precisava sair de Campinas pra ver esses problemas aqui em Campos não, eu te garanto q lá eles tem os mesmos problemas q aqui. E olhe q é uma cidade muito rica, mais do Campos inclusive. Sem falar q é muito feio vc ir na casa de alguém e falar mal da casa da pessoa com ela própria.

Michelle disse...

Roberto, a piscina pode ser um potencial criadouro do mosquito da dengue sim, desde que a água esteja limpa e sem cloro, que não é o caso desta da foto que está imunda e no máximo servirá de berço para o conhecido papa-fumo.
O perigo da piscina é água limpa e sem cloro, aí mora o perigo. Se formos comparar esta piscina (da foto) com uma tampa de uma garrafa, a tampinha será muito mais perigosa. Só para esclarecer. Mas vamos unindo forças contra a dengue. é debatendo que a gente vai esclarecendo dúvidas e vai unindo forças. Grande abraço, Michelle

Roberto Moraes disse...

Sim Michele,

Só que está a´gua não deve estar com cloro, porque, a piscina deve ter siso parcialmente esgotada e há semanas vem acumulando água de chuva.

Está água antes de ficar suja, esteve limpa, em área muito maior que as tampinhas.

Hoje ela está suja, se continuar a chover, ela estará um pouco menos suja.

Se o esforço e o mutirão não for total os resultados serão sempre parciais.

A água da tampinha, depois pode sujar e ficar, suja, mas com a chuva ela será sempre limpa.

Piscina sem água tratada será sempre um risco.

Sds.