quinta-feira, julho 02, 2015

Estrutura societária da Prumo mostra a formação de nova holding

A atual estrutura societária da Prumo Logística Global S.A., controladora do Porto do Açu e sob o comando do fundo financeiro americano EIG, mostra como no lugar da LLX, antiga empresa do grupo EBX, a Prumo vai montando uma nova holding.

Esta estrutura consta da apresentação corporativa da empresa do mês de junho.


Por ela é possível ver o surgimento agora da empresa de petróleo, a AçuPetróleo, que assim se junta às duas joint-ventures. Uma com a Ferroport, com a Anglo American, para operação da chegada do mineroduto, filtragem e exportação de minério de ferro, pelo terminal 1 do Porto do Açu. A outra joint-venture a BP Prumo, é para empresa que está sendo instalada na entrada do terminal 2, como previsão de início de funcionamento para dezembro deste ano.

Outra observação que vale ser comentada é que o fundo EIG seguro o seu percentual em 74,3%, porque se chegasse a 75% os controladores majoritários teriam que fechar a empresa que deixaria de ter ações em bolsa e teria que remunerar seus acionistas por critérios definidos pela Ibovespa.

Sobre as áreas alugadas, ou com termos de compromisso de cessão, as últimas apresentações da Prumo deixaram de constar a hipótese de instalação da americana GE junto ao Porto do Açu. A GE montou junto à Baía de Guanabara, pelo Porto de Niterói uma grande base de apoio para fornecimento de equipamentos para as atividades offshore no litoral, e por isto deve ter desistido de instalar no Açu nova base.

PS.: Atualizado às 00:26: Abaixo a informação divulgada nesta quarta-feira pelo presidente da Prumo na audiência pública realizada na Comissão de Infraestrutura do Senado, sobre o volume total de investimentos, feitos até agora, junto aos empreendimentos do Porto do Açu, no valor de R$ 10,4 bilhões:

Nenhum comentário: