sexta-feira, janeiro 17, 2014

Ibama libera operação da 3ª linha de mineroduto entre MG e ES

A empresa Samarco recebeu do Ibama a licença de operação do Ibama com validade de oito anos, para a linha 3 do mineroduto entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Os extremos do mineroduto estão localizadas de Germano, no município de Mariana, em Minas Gerais; e Ubu, em Anchieta, no Espírito Santo, onde está localizado o Porto visualizado no caminho para o conhecido balneário capixaba de Guarapari. Esta terceira linha de mineroduto possui 398 km de extensão, atravessa 25 municípios e capacidade de transportar 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

O projeto da Anglo American de exportação de minério de ferro pelo Porto do Açu foi espelhado neste projeto capixaba iniciado em 1977. 

O custo da logística de transporte de minério de ferro, sob a forma de polpa através de dutos é aproximadamente 15 vezes menor do que pelo uso do transporte ferroviário. O mineroduto em construção entre Conceição de Mato Dentro e o Açu, em São João da Barra, tem projeto de 525 quilômetros passando por 32 municípios.

Nenhum comentário: