segunda-feira, julho 22, 2013

Mar avança mais no Açu

As fotos são se hoje. A varanda do bar que existia há anos foi derrubada pelas ondas do mar e interditado pela Defesa Civil de São João da Barra. No dia 11 de julho, o blog registrou aqui o início do avanço no balneário do Açu, junto ao local da instalação do porto e do estaleiro do gruque agora se intensifica. As fotos são de colaboradores do blog naquela região:




PS.: Atualizado às 16:10: Abaixo mais uma imagem desta tarde mostrando o mar invadindo os quiosques na praia do Açu. Mais abaixo duas imagens do satélite do Google Earth que mostram o avanço do mar e a movimentação de areia, a partir da entrada do canal TX-2 do Porto do Açu que seccionou a faixa do litoral. As duas imagens se complementam e parecem ser esclarecedoras de mais um grande impacto a partir da construção de canal on-shore. Confiram:




3 comentários:

Anônimo disse...

E o que as empresas do Sr. X vão fazer depois desses impactos ambientais? Isso não estava previsto nos estudos? Achar petróleo no fundo do mar é mais difícil do que prever isso? Um exemplo claro é Barra do Furado, fazem as coisas sem planejamento e interferem em um sistema já fraco, o resultado está ai. Se continuar esse avanço por muito tempo quem vai pagar as casas afetadas, vão dizer que é um avanço natural.

Marcelo Siqueira disse...

O mar avança em todo o Mundo. Em Atafona,se não me engano, acentuou-se na década de 1970, não havia obra nunhuma, a não ser o hotel do Julinho. Os impactos ambientais promovidos pelas obras no Acu são enormes, mas tenho dúvidas quanto às causas do avanço do mar, gostaria de ouvir um especialista.

Roberto Moraes disse...

Caro MArcelo,

A nota se reporta ao posto do dia 11 de julho que já havia comentado que ninguém estava responsabilizando as obras do porto do Açu pelo avanço do mar e já citava o caso de Atafona entre outros diversos casos do litoral brasileiro. Os próprios moradores do Açu se reportavam ao problema em anos anteriores.

Porém, o que foi novamente trazido à tona, com esta nota é que as consequências deste avanço do mar, agora que existem estas duas grandes intervenções naquele pedaço do litoral, podem ser bastante diferentes já que a movimentação das ondas, areia e sedimentos nunca mais serão as mesmas de antes e estão definitivamente alteradas e não se sabe se com todas as consequências previstas nos EIA/Rimas dos empreendimentos.

A nota anterior também se referiu à necessidade de especialistas reavaliarem a realidade e os Estudos de Impacto Ambiental para identificar problemas e soluções.

Fato é que naquela região o avanço do mar parece bem maior do que as ocorrências anteriores.