sábado, julho 20, 2013

FGV divulga Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) para municípios, estados e regiões brasilerias

A exemplo do já muito conhecido IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) usado para medir o desenvolvimento social e não apenas econômico (PIB) das nações e depois utilizados também para municípios, trabalhando com indicadores de escolaridade, longevidade e renda, a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) encomendou ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas o estudo.

No caso do IDR, os responsáveis pelo estudo propuseram uma equação com o uso dos indicadores nas dimensões: social (301,1%), econômica (29,5%), demográfica (22,8%) e ambiental (17,6¨%).

Não conheço os detalhes e a metodologia para se chegar aos percentuais das dimensões acima e a que eles podem servir, embora, a grosso modo se possa identificar neles um significado.

Indicadores e rankeamentos são contraditoriamente necessários e discutíveis para avaliação e formulação de políticas públicas. Infelizmente, na maioria das vezes eles acabam sendo usados para comparar uma região à outra, embora, eles tendam a ser mais úteis para comparar cidades, regiões e estados consigo mesmas, na análise de uma série histórica, ao longo de um determinado período. Assim, acredito que seja este também o caso do uso futuro do IDR.

Mais informações sobre a reportagem divulgada pelo Valor Online clique aqui. Abaixo o mapa do IDR por estados e regiões brasileiras:


Um comentário:

Anônimo disse...

ÁGUAS DO PARAÍBA X INEA: A PARCERIA QUE ENVERGONHA A CIDADE!
Esta parceria é o retrato do dinheiro público mal utilizado! A Empresa Águas do Paraíba é um câncer na nossa cidade! Além de assaltar seus usuários, com cobranças indevidas de esgoto, ela destrói nossas ruas! A Prefeitura asfalta as ruas, as Águas do Paraíba vai nestas ruas, abre buracos enormes, e faz remendos que em poucos dias tornam-se crateras! E o que dizer sobre os bairros da periferia? Nestes, em sua maioria, nem esgoto há, mas a cobrança é feita normalmente. Se o cidadão vai iniciar uma obra e abre um poço em seu terreno para fazer o concreto do alicerce, sem ainda ter feito o encanamento do esgoto, a Águas do Paraíba vai ao local e exige um pedido de ligação da água e cobra o esgoto, que ainda não existe. E para desespero do cidadão, o órgão que deveria fiscalizar este absurdo, é o INEA, órgão público, infelizmente patrocinado pela própria concessionária Águas do Paraíba, para estes casos e muitos outros de puro interesse financeiro da própria concessionária! Para isso eles são patrocinados! Este é mais um dos absurdos do nosso país, da nossa cidade. A maioria dos funcionários do INEA são funcionários de Águas do Paraíba, cedidos pela própria empresa para trabalharem para o Instituto Estadual do Ambiente, agindo como fiscalizadores para seus próprios interesses! Onde já se viu um absurdo destes: um órgão público trabalhando para o interesse de uma empresa privada?
Até quando teremos que conviver com tamanho descaso? Até quando teremos que pagar por serviços não prestados? Até quando teremos que aceitar a péssima qualidade da água e dos serviços desta EMPRESA? O povo está cansado, a cidade exausta, queremos justiça e que essa parceria seja desfeita urgentemente! Nem que tenhamos que levar em mãos todo este absurdo, já publicado inúmeras vezes em blogs, jornais, revistas, entre outros veículos de nossa cidade, para a Presidente Marilene Ramos, que vem tendo uma conduta corretíssima na sua gestão, pois acreditamos que o INEA de Campos seja o único do Estado a ter uma parceria desta forma, com uma empresa privada!