quinta-feira, julho 24, 2014

Expectativa de exportação de minério pelo Porto do Açu é antecipada para outubro

Antes prevista para o final do ano, em dezembro, agora, as empresas Anglo American e a Prumo Logística S.A. já trabalham com a possibilidade, de recebidas as licenças ambientais, poder, já em outubro, realizar exportação de minério de ferro, através do terminal 1 do Porto do Açu.

Os testes de operação na produção da polpa em Conceição de Mato Dentro, MG e do funcionamento do mineroduto estão dando bons resultados. A equipe operacional do Sistema Minas-Rio está em fase de adiantado treinamento. Ainda faltam, os testes finais do sistema de filtragem para a polpa ser transformada em minério junto ao porto do Açu. Junto a Anglo aguarda as licenças de operação já solicitada ao Ibama.

A Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) já enquadrou, através de contrato de adesão, o terminal 1 e o Sistema Minas-Rio, denominado no contrato como Ferroport nas regras da Nova Lei dos Portos (Lei 12.815).

Com a assinatura do contrato, a LLX fica autorizada a explorar a instalação portuária Terminal de Uso Privado Porto do Açu – Terminal de Minério, localizada em São João da Barra (RJ). A autorização compreende a movimentação e armazenagem de granéis sólidos (minério de ferro), destinados ou provenientes de transporte aquaviário. A área autorizada para exploração da instalação portuária corresponde a 1.893.406,10 metros quadrados.

O termo de adesão foi assinado no último dia 17 de junho na sede da Antaq, em Brasília. Participaram da solenidade o diretor-geral da Agência, Mário Povia, e os diretores Fernando Fonseca e Adalberto Tokarski. Os diretores da empresa, Alberto da Fonseca Guimarães, Luiz Fernando Nogueira e José Castanon, estiveram presentes. (foto ao lado).  

A antecipação da expectativa de operação e exportação de minério de ferro pelo terminal 1 do Porto do Açu é do diretor-presidente da LLX Minas-Rio, Alberto Guimarães: “Essa é nossa expectativa”, afirmou o executivo, informando que a instalação portuária poderá movimentar até 26 milhões de toneladas de minério de ferro por ano", disse quando da assinatura do termo de adesão na Antaq, em Brasília.

A Ferroport é uma joint venture formada pela Prumo Logística (que sucedeu a LLX, do empresário Eike Batista) ) e pela Anglo American. O termo de adesão da Ferroport à Antaq prevê um prazo de 25 anos, prorrogável, para operação do terminal junto ao Porto do Açu.

A antecipação da expectativa de exportação de dezembro para outubro leva em consideração a possibilidade de realizar as operações, por um dos píeres, mesmo tendo os demais píeres e o quebra-mar, completamente construído. Veja na foto abaixo o píer onde se planeja esta exportação.




Nenhum comentário: