domingo, maio 18, 2014

Agricultores de SJB continuam sem resposta

No final de abril (dia 28/04) aconteceu uma reunião entre produtores rurais, o secretário municipal de Agricultura de São João da Barra Pedro Nilson e o vereador do 5º Distrito de São João da Barra, Franquis Areas.

Reunião do dia 28/04/2014
O assunto da reunião foi a vacinação do gado que se encontra em áreas desapropriadas que hoje são controladas pelo empreendimento do Porto do Açu. Muitos destes proprietários ainda estão sem receber as indenizações por discordarem dos valores oferecidos. Por conta disto, estes pequenos proprietários estão sem local para colocar o gado e mantém os animais nestas terras.

Na ocasião, os produtores disseram que queriam vacinar o rebanho, mas todos os currais das áreas desapropriadas (70 km²) foram tirados pela então LLX (hoje Prumo), no período da desapropriação. Por isto, eles procuraram o secretário de Agricultura, Sr. Pedro Nilson, para que haja uma vacinação do rebanho. 

A reunião contou com a participação de cerca de 20 pequenos produtores rurais. Na ocasião, o secretário se comprometeu a buscar uma solução para o problema com a atual proprietária do porto, a Prumo Logística S.A. Dentre as opções apresentadas foi a construção de um curral provisório para que todos possam vacinar o rebanho que hoje é estimando em cerca de 800 cabeças de gado.

Até hoje, nenhuma solução foi apresentada aos pequenos proprietários que continuam angustiados com a situação. Estes proprietários falaram ao blog que a empresa não mantém nenhum um canal de diálogo com eles e nem com a associação ASPRIM que os representam. Reclamam ainda que as compensações prometidas e especificadas nos licenciamentos estão todas praticamente paradas, sem que os empreendedores e nem os órgãos ambientais cumpram o seu papel.

Nenhum comentário: