sexta-feira, maio 22, 2015

Montadora JAC no Açu: a "guerra de lugares"

No dia 12 de setembro o blog comentou em nota aqui, sobre os chineses as negociações que estavam em curso sobre a possibilidade da vinda da montadora chinesa JAC para ser implantada no Açu.

Na ocasião, o blog comentou sobre a “guerra de lugares” e a disputa que estas corporações costumam empreender visando obter vantagens dos governos jogando uns contra os outros e obtendo vantagens como redução de impostos, cessão de área e até investimentos a fundo perdido, ou participação acionária.

O blog também comentou que o projeto da JAC com área e terraplanagem já feita aguardava liberação de recursos do governo da Bahia para se instalar no polo industrial do município de Camaçari.
Projeto da JAC no município de Camaçari, BA.

Pois bem, ontem, o jornal Valor confirmou as negociações dos empresários chineses da JAC com o governo fluminense, informou que entrou na disputa o município fluminense de Seropédica que fica nas imediações do Porto de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro e que o governo do estado estaria defendendo a vinda do empreendimento para o Porto do Açu, através de cessão de área do Distrito Industrial, junto ao Porto do Açu, hoje controlado pela Prumo Logística Global S.A.

O Valor trouxe em matéria de três jornalistas que “a JAC Motors, poderá mudar de endereço. Hoje, o prefeito do município fluminense de Seropédica, Alcir Fernando Martirizzo, se reúne em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro com representantes da empresa para tratar da instalação da fábrica da montadora no Estado. Segundo ele, o município da região metropolitana do Rio disputa com São João da Barra, no Norte Fluminense, o projeto, cujo plano original previa investimentos de R$ 1 bilhão na produção de carros e utilitários de carga leve em Camaçari, na Bahia.

"Nenhum outro município do país reúne as condições de Seropédica, que já atraiu mais de 20 indústrias, e tem uma localização estratégica, ao lado do porto, com acesso às principais rodovias", disse o prefeito. Para ele, a indefinição de onde será a planta é fomentada pelos investidores, para conseguir mais promessas de benefícios dos Estados.

Desde o ano passado, circulam boatos de que a unidade, que já havia sido negociada com o governo da Bahia, seria transferida para o Rio. A informação foi negada durante a campanha eleitoral, no ano passado, mas voltou a circular no início deste ano. Fontes ouvidas pelo Valor relatam que o governo do Rio de Janeiro trabalha para atrair os chineses para São João da Barra.

Um comentário:

Guilherme Passos disse...

Espero que venha para São João da Barra realmente, pois ajudará na redenção desta região , junto com o Porto do Açu, que movimentará as exportações. Não vejo no momento outro projeto com tamanha possibilidade para nossa região desde que perdemos o Polo Petroquímico(Coomperj) , hoje paralisado pelos escândalos da Petrobrás. Abçs Roberto , me Chamo Guilherme Passos , sou dentista e sanitarista concursado da Pref. de Macaé e Campos , me interesso muito pelos assuntos que dizem respeito a desenvolvimento e possibilidades de empregos para os jovens. Tudo de bom.