quinta-feira, maio 28, 2015

Parklet é uma proposta de intervenção urbana para estimular o convívio social

O Parklet é uma proposta para chamar a atenção dos cidadãos para a necessidade de uma intervenção urbana que estimule o convívio social e as novas sociabilidades, segundo uma de suas idealizadoras, Larissa Neto Ribeiro.

O projeto é de um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF, em Campos e está montado no espaço que seria de uma vaga de estacionamento para automóvel, em frente ao IFF, na rua Dr. Siqueira, próximo à esquina da rua Barão da Lagoa Dourada.



Diz Larissa: "criamos um espaço de convívio para as pessoas como forma de intensificar a relação da população com o espaço público. A construção do Parklet foi realizada durante dois dias dessa semana e o resultado foi bastante positivo, com total aceitação dos alunos, professores e até mesmo de moradores da região.

Tudo isso nos incentivou a fazer um evento de inauguração oficial do espaço que já está amplamente divulgado nas redes sociais e ocorrerá amanhã (29/05, sexta-feira) às 23h, após o Festival Cultural de encerramento da II Semana de Arquitetura e Urbanismo do IFF. A intenção é que você possa comparecer a fim de cobrir esse evento, complementando com informações sobre o que ocorreu durante o evento como um todo
."

O projeto está também fazendo enorme sucesso nas redes sociais. O grupo de estudantes está valorizando uma área importante para a vida nas cidades que é a do conceito sobre Urbanismo. Assim, o grupo também montou um perfil no Facebook (veja aqui) com inúmeras fotos e comentários ampliando o diálogo com aqueles que vivem na urbe.

O blog que recebeu o contato do grupo encaminhou umas perguntas com uma entrevista (ping-pong) para saber quem são todos os componentes do grupo e suas opiniões sobre outras questões relacionadas às urbanidades e às sociabilidade que defendem a partir dos seus estudos.

























PS.: Atualizado às 21:00:
Conversando por email a Larissa explica:
A construção do Parklet fez parte de uma oficina que aconteceu durante os dias 25/05 e 26/05, parte do evento da III Semana de Arquitetura e Urbanismo do IFF que está acontecendo. A iniciativa desse projeto partiu do Escritório Coletivo de Arquitetura e Urbanismo Social (ECAUS- IFF) que é composto por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF, portanto não teve um professor orientador, tudo isso foi realizado pelos próprios alunos, porém com total aprovação e apoio dos professores. A oficina foi ministrada por mim e pelo colega Gustavo Viana, mas a construção do Parklet foi coletiva, realizada por muitos estudantes de Arquitetura do IFF, eu e o Gustavo apenas orientamos e esclarecemos o que estaríamos fazendo e explicamos todo o conceito do projeto."

Larissa encaminhou a arte do banner explicando o projeto e pediu para lembrar sobre o evento de inauguração oficial do espaço que ocorrerá amanhã (29/05, sexta-feira) às 23h, após o Festival Cultural de encerramento da II Semana de Arquitetura e Urbanismo do IFF.


Nenhum comentário: