sábado, maio 02, 2015

Rememorando e revisitando a Planície de outrora!

Essa foto eu peguei emprestado do Campos dos Goytacazes em fotos, um perfil do FB, postado pela professora Maria Amélia Pinto Boynard, que informou ter obtido a mesma, no perfil do Rogerio Piontkovsky.

Trata-se de uma imagem aérea que mostra o Fórum visto pelos fundos, o Liceu de frente e o prosseguimento da Rua do Barão da Lagoa Dourada.

Comentei por lá que esta é mais uma imagem muito interessante que retrata a formação urbana dos nossos campos. Ela nos dá uma percepção diversa da maioria das fotos que destaca mais o centro que foi se tornando histórico.

Disse mais, ainda observando os seus detalhes que, com um zoom(que você pode fazer clicando abaixo sobre a imagem) é possível ver ao fundo, a Usina do Queimado. Mais, que seguindo a linha da rua do Barão, se vê também ao fundo, que ainda não havia a construção da Escola Técnica Federal, que começou a ser erguida na década de 60.

O prédio do Fórum, hoje a Câmara Municipal, teve a sua construção iniciada em 1935. Isso, talvez, permita arriscar que a foto seja do final dos anos 40 ou década de 50.

Outra observação ainda no fundo da foto, um pouco antes da Usina do Queimado, parece ser uma fileira de pequenas casas, muito ao estilo das casas de operários de usina em nossa região, possivelmente, ela está onde hoje é a avenida 28 de março.

Dá para ver os vazios, onde hoje é a adensada "Pelinca". Talvez, seja muito arriscar a localização da chácara onde o padre português Pelinca residia, ele que acabou dando ao bairro (também chamado de Parque, no entorno de uma rua com nome de avenida. Hoje, o local que era a sua chácara está construído, o Centro de Compras da Pelinca (tudo virou mesmo mercadoria, sic). 

Enfim, um ótima imagem para o bom final de semana que desejo a todos e todas.



2 comentários:

Anônimo disse...

Como Campos cresceu e se transformou em pouco mais de meio século!

Anônimo disse...

Fico triste de ver que campod esta perdendo um pouco da sua história a cada casarão demolido durante as madrugadas. Por fotos antigas vejo q tinhamos uma cidade com formato europeu, os entornos da praça do Santíssimos e beira canal Campos-Macaé, hoje, campos não é histórica nem moderna. Pra mim virou o famoso "boi com abóbora"