quarta-feira, março 13, 2013

Estudos & imagens aéreas da região

Como parte dos estudos sobre a economia fluminense, e sobre impactos de grandes empreendimentos em nosso estado, realizamos, nesta quarta-feira, um sobrevoo de quase 3 horas sobre a nossa região.

Floriano, Pinedo, Hélio, comandante Fábio Melo e Roberto
Este blogueiro foi acompanhado do geógrafo e professor da UERJ, Floriano Godinho, do arquiteto/ urbanista Luiz Pinedo que também é professor do IFF, assim como, o engenheiro, Hélio Gomes Filho.

Saímos de Macaé, sobrevoamos todo o Parque Federal de Jurubatiba, as cidades de Carapebus e Quissamã, a Lagoa Feia, Barra do Furado, a construção do Complexo do Furado, Farol de São Tomé, a Vila e o Complexo do Açu, Lagoa de Iquipari, os balnenários de Grussaí e Atafona, a sede do município de SJB, Cajueiro, Barcelos, o Rio Paraíba do Sul, e a área urbana de Campos, com uma parada para abastecimento no aeroporto Bartolomeu Lysandro. Nova decolagem e sobrevoo sobre o Lixão (em processo de desativação na Codin), toda a área urbana de Campos, Ururaí, Morro do Itaóca, Lagoa de Cima, Dores de Macabu, Quissamã, Macaé e, finalmente, um sobrevoo sobre o Porto de Imbetida, fechando o trabalho de observação e registro, retornando ao Aeroporto de Macaé.

Inúmeras imagens foram feitas, sob a forma de fotos e vídeos. Algumas delas serão aqui disponibilizadas, de forma paulatina, mas, todas serão objeto do aprofundamento das pesquisas no NEED, Núcleo de Estudos em Estratégias e Desenvolvimento do IFF e do PPFH, Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Uerj.

Estas imagens serão compiladas, organizadas, mas, para começar, deixamos o registro da equipe que fez o voo (acima à direita) e duas belas fotos, dentre tantas imagens interessantes que tivemos oportunidade de coletar.

Agradecemos ao excelente, experiente e solícito comandante, Fábio Mello, e, em especial, ao diretor de operações Renato Clark, da Helivia Aero Táxi S.A. pela oportunidade proporcionada para o desenvolvimento dos nossos estudos e, assim, estimamos a empresa, êxito nesta sua nova etapa de reorganização e ampliação de suas atividades em transportes aéreos no Brasil.

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã

Complexo Barra do Furado com obras em ritmo lento e limitadas, mesmo antes dos problemas com os royalties

5 comentários:

Anônimo disse...

Legal!

Assim que puder Disponibilize mais fotos.

Luiz Felipe Muniz disse...

Muito boa iniciativa Roberto.

Vamos tentar acompanhar as imagens que obteve.

Forte abraço, Luiz Felipe Muniz

Anônimo disse...

Muitos dos problemas que importunam o nosso povo não carecem mais de nenhum sobrevoo ou estudo para resolver, basta somente vontade política. Exemplo: o nosso contubardo trânsito com o império das vans, semáfaros com temporização que ignoram os horários de pico, falta de passarelas na 28 de março e beira valão,...só para começar. Adilson (o Pessanha)

Anônimo disse...

Roberto, concordo com o anônimo das 2:19 PM mas as imagens disponibilizadas no seu BLOG em diversos post mostram prá população que anda de VAN e que vive neste caos da Planície Goitacá que os problemas do nosso município são muitos e variados. Vontade política que nunca tiveram com nossos problemas agora não terão mesmo e colocaram toda culpa na falta dos royalties. E tem gente que acredita...

Anônimo disse...

Tenho grande interesse em ver as imagens da Baixada Campista e Cambaíba. Agradeço!