sábado, abril 13, 2013

Gerência de Comunicação da OSX volta a responder ao blog confirma redução de equipes e diz que obras estão concentradas em estruturas do estaleiro

A partir dos questionamentos feitos pelo blog por email e reproduzida em nota postada abaixo, a gerente de Comunicação e Imprensa da OSX, Roberta Brandão, voltou a dar esclarecimentos sobre a demissão ontem de funcionários do estaleiro. Algumas novas informações foram dadas, mas, nem todas as perguntas respondidas como o leitor pode conferir abaixo

As perguntas do blog foram:

1) Solicito mais informações sobre quantitativos e áreas destas pessoas demitidas?

2) Da dua informação se deduz que o problema está na OGX, a única cliente do Estaleiro OSX.

3) O blog já apurou junto a trabalhadores dispensados e outros atuando nas obras do estaleiro, que foram demitidos técnicos e gerentes que estavam atuando em projetos de mitigação e compensação social e
ambiental. Isto não compromete as ações destas áreas previstas no licenciamento?

4) As obras estariam sendo mantidas, porém, em ritmo mais lento? Exemplo, a ARG está contratando e fechando um pacote de obras no estaleiro. O contrato que estava sendo fechado era de cerca de R$ 200
milhões, para a construção de prédios, no estaleiro (UCN - Unidade de Construção Naval), com prazo de pouco mais de 1 ano, com início ainda neste mês de abril e uma previsão de contratar 1500 funcionários.
Agora, o blog foi informado que o contrato que foi fechado foi de apenas R$ 60 milhões e menor quantitativo de obras. Procede a informação?

5) Outra informação apurada é que também há um enxugamento na área de apoio, limpeza e outros. É correta esta informação?

As respostas encaminhadas pela OSX foram:

"Roberto,
A OGX não é o único cliente da carteira da OSX. Hoje nossa carteira conta também com clientes como Sapura, Kingfish e Petrobras. 
Acervo do blog: obras de instalação do estaleiro da OSX no Açu

Como falei, estamos dimensionando a equipe para esta carteira, e isso se reflete em toda a estrutura. Com a redução da equipe há uma natural redução dos serviços de apoio.

Quanto às obras, não estão num ritmo mais lento, e sim concentradas nas áreas e estruturas necessárias ao desenvolvimento dos projetos em carteira.

Abs,
Roberta Brandão
Gerente de Comunicação e Imprensa."

6 comentários:

Anônimo disse...

Certamente essa insegurança (instabilidade) dara uma certa retração na vinda de pessoas de fora em busca de trabalho na região e com isso certamente as pessoas daqui terão mais oportunidades.
Esse cenário é um mal que vem para o bem das pessoas da região.

Anônimo disse...

Nao concordo. Muitas das pessoas que foram demitidas sao de campos e sjb. Pessoas q n geram tantos custos indiretos quanto os colaboradores de fora, com os pacotes de atratividade auxilio moradia e etc.

As obras foram suspensas. As equipes de fiscalizacao demitidas.. Semana que vem a AGF engenharia, fiscalizadora das obras, sera cortada... Fala-se em 60%. Fabrica de ilusoes

Dantas disse...

É realmente interessante ver os comentaristas deste blog. Obvio, também me solidarizo com quem perdeu o trabalho, mas ficar revoltado?? Dizer que é fábrica de ilusões?? Meus caros, acho que faltaram a aula de como funciona o capitalismo. Se estão no jogo, saibam as regras.

Ora, alguem na hora de contratar falou em "estabilidade"? Onde se tem estabilidade na iniciativa privada? Quem opta por isso tem que estar aberto a ser demitido. Se prepare, faça um fundo de reserva, continue se qualificando, que novas oportunidades surgem, obras existem em todo o Brasil, é só ter disposição de sair da formosa Campos.

Só pra complementar, toda obra tem um fim (quem é engenheiro sabe, obra não se termina, se deixa pra tras) e se iniciam as operações. Quem esta trabalhando em obras das duas uma: ou se joga na futura operação, ou arruma outra obra em algum lugar do pais. Faz parte do jogo! Ou eles achavam que todos seriam empregados nas futuras operações do estaleiro?

Acho que teve um comentarista em outro post que resumiu bem o problema do grupo x: ter um "dono". Quando ocorre um problema na Petrobras, Chevron, etc, a culpa é da Petro e da Chevron, os CEOs tem que vir falar em publico, etc. No caso de qualquer coisa que ocorra no grupo X, a culpa nao é da empresa, é do Eike. A facilidade de ter alguem pra bater ajuda nesses momentos.

Enfim, novamente, solidariedade aos que foram demitidos, obvio, mas isso não significa passar a mão na cabeça. Quem opta pela vida no trecho tem que estar preparado pra isso. Quem quer estabilidade, que tente virar servidor publico, no Brasil ainda é a unica solução.

douglas da mata disse...

É impressionante a cara de pau de determinadas pessoas.

Eu pergunto, Roberto, quais são as regras do capitalismo, como funcionam?

Capitalismo tem alguma regra?

Creio que faltei esta aula também, pois veja:

Para "convencimento" das estruturas locais de poder, e para arranjamento das "facilidades", os representantes do capitalismo, do tipo senhor X, se vestiram de tudo o que fosse necessário para esconder tais "regras capitalistas".

O "progresso", "a redenção da dependência dos royalties", um "zilhão de empregos", enfim, o "eldorado fluminense".

Como resposta, receberam bilhões de reais PÚBLICOS para trocar por empregos.

Receberam terras griladas pelos governos.

Receberam terrenos, isenções fiscais e toda sorte de facilidade. Receberam até "a distração fingida" da PF para esquecer de fiscalizar os espanhóis clandestinos.

Enfim, alteraram toda a conjuntura de governanças locais e regionais, irmanaram-se para financiar campanhas eleitorais, e em troca, receberam os afagos dos governantes.

Da mídia, o de sempre, dinheiro em troca de apoio, e dane-se a realidade, os impactos, os riscos.

O mais irônico que o que era virtude (o dono, o herói, o campeão) agora é problema.

Mais irônico ainda que será a Petrobrás, deficitária, desvalorizada, enfim, fracassada, que deverá assumir o "mico" empresarial do século.

Se o capitalismo quer brincar com a vida das pessoas, dentro de suas "regras", ótimo...mas fazer isto com dinheiro público é de um cinismo sem par...

Quando será que teremos um capitalismo mundial que não esteja pendurado nas tetas dos Erários ao redor do mundo?

Responda-me, Roberto, porque eu faltei a aula que tratava da incoerência capitalista.

Douglas disse...

Douglas, a liberdade de opinião me permite depois de tanto discordar de vc em outros posts, concordar em parte neste.

Vc disse bem, o capitalismo realmente nao tem regras escritas, mas digamos, tem regras conhecidas por quem entra no jogo. Não estou zombando de quem perdeu o trabalho, não é esse o intuito, acontece que quando alguem vai para uma empresa x, y, z, tem de estar preparado para ser dispensado no mes seguinte. Ok, pode parecer cruel, mas é a vida como conhecemos no modelo atual, e vai demorar muito para encontrarmos um novo modelo (calculo seculos..).

Quanto ao capitalismo sem estado. Bem, seria uma maravilha, mas ai o que vc defende é o neoliberalismo(relaxa, só foi uma provocação). Acontece que todos sabemos que tanto o liberalismo o mercado se autoregulando nao funciona por completo, tal qual o comunismo e falta do mercado ja foi comprovado que nao funciona.

Entao qual seria a solução? Um "capitalismo de estado", onde o governo injeta dinheiro nas empresas? Se for é exatamente o que o governo vem fazendo. O que eu critico é: será que o governo não poderia fomentar a industria nacional de melhor forma? Não seria a hora de investir pesado em infraestrutura (o governo, não as PPPs)? Enfim, é uma discussão. O que não acredito é que ter raiva vai levar a algum lugar, as regras nao estao escritas mas todos sabemos quais são.

Quanto a chamar de mico, só vc e os folhetins de esquerda acreditam nisso. Leia o excelente post do prof. Roberto sobre as negociações entre Petrobras e EBX (http://www.robertomoraes.com.br/2013/04/mais-detalhes-sobre-possivel-decisao-da.html) e entenda que é um jogo bom para os dois lados. E caso tenha duvidas, leia os relatorios da empresa, e veja que existe capital para ao menos terminar as obras (mesmo que para vender depois). Enfim, mico não é, vc é um cara inteligente e sabe disso.

sds

douglas da mata disse...

Mico não é a palavra, é golpe:

Vendeu a empresa (captou) a X e recomprou suas ações a x-2000%.

Fiote, eu conheço cada princípio do capitalismo, bem mais que você. e não nutro "raiva" ou "amor" por este ou aquele sistema.

Pare de enquadrar as coisas sob suas lentes sentimentais, de mão única, e exigir dos outros uma postura distinta, seja coerente...não vaze pelos lados:

A minha crítica é sobre toda a (cínica) construção ideológica(que se diz não ideológica) para justificar o lucro privado bancado pelo prejuízo coletivo.

Estas escolhas são políticas, e ideológicas, enquanto bobocas como você tentam enxergar algum virtuosismo ou fatalismo nestas premissas.

Ou sentimentos com raiva, amor, etc.

Por isto que depois os pobres coitados desempregados se queixam, porque caíram nestes contos ideológicos de eficiência, desenvolvimento, progresso, afetividade empresarial, etc.

Eu me assusto quanto você diz que as garantias sobre a saúde do investimento estejam em seus próprios relatórios (da empresa).

Será que Enron, Lehman Brothers, Taxa EuroLibor, Madoff, não ensinou-lhe nada?

Se relatórios e vigilância corporativa (auto-regulação) desse certo, as bolsas não quebrariam nunca!

Em que mundo você vive, santo deus?

Não leia só um texto do Roberto, leia tantos outros mais dele, tenha uma visão periférica do assunto, meu caro, retire as viseiras.

O problema não é ter caixa ou não para acabar as obras físicas do porto.

É ter estrutura, sanidade de longo prazo e confiança dos parceiros para tocar a empreitada, e isto, já se foi há muito tempo para o buraco.

A partir de agora, creio que poderemos nos referir as empresas X como passado.

PS: e quanto ao fato de concordar comigo, mesmo que em parte, não tem nada a ver com liberdade de expressão, tem a ver com coerência: veja que eu não mudei uma vírgula do que penso. E continuo (e continuarei) a discordar em tudo que você diz.

É só olhar e ver, desde lá atrás, até agora, sobre quem tem razão sobre o quê.

Mas só o fato de você admitir já revela que não é um completo idiota...talvez meio.