sábado, abril 20, 2013

Mídia corporativa & poder na região: putrefatas relações

Como o blog já falou aqui na nota "Demissão evidencia relações promíscuas da velha mídia com o poder", o caso da demissão do jornalista da InterTV, no início desta semana, mostra com lupas claras, apenas uma nesga, das putrefatas relações, entre mídia corporativa e poder em Campos e região.

Para quem não está convencido deste imbróglio basta observar as relações comerciais dos últimos vinte anos entre as partes. Não há que se falar em ilusões e iludidos nestas seletivas observações.

Ainda sobre o assunto vale relembrar a postagem recente sobre o discurso da falsa imparcialidade da mídia corporativa aqui e outra mais antiga, postada em 30 de setembro de 2008 aqui, que já questionava o mito da imparcialidade, especialmente nos blogs.

Interessante ainda observar, desde que não queira ser o falso observador imparcial, porque ambas se encontram tão unidas, na defesa dos royalties do petróleo, tal como o sangue que irriga o corpo humano, a sustentar as corporações de mídia de um lado, e do outro, tal como irmão siamês, o poder.

Não menos interessante é observar o silêncio do observatório que diz pretender fazer controle social em nome de toda a sociedade.

Merece apuração detalhada tanto a denúncia do vereador Marcão que gerou a demissão do jornalista, quanto o poder de pressão do governo com reuniões com dirigentes da emissora antes e depois da matéria que precedeu a demissão.

A apuração pode e deve ir além deste caso, retomar à época da Operação Telhado de Vidro, do financiamento da Imperatriz Leopoldinense, etc. As práticas são conhecidas e similares: secretário de Comunicação visitar as redações para exigir a cabeça de jornalistas e articulistas. Estas ações perpassaram os governos anteriores, tal como agora e nada indica que no futuro haveria de ser diferente, se mantidas as relações.

Repito o caso da demissão do Luiz Gonzaga Neto da InterTV é apenas um capítulo de uma longa e promíscua relação. Não há como se falar em novos tempos e alternativas sem enterrar estas putrefatas relações.

Omissão ou falsa ilusão neste caso é uma clara compactuação em busca apenas da chave do cofre, para as mesmas velhas e conhecidas práticas, que precisam e devem ser superadas, tais como lírios em campo adubado de estrume putrefato.
PS.: Atualizado às 17:12 para pequenas correções e alterações.

10 comentários:

CARLOS RIBEIRO disse...

Enfim, depois da pressão da mídia independente, diga-se BLOGS sérios, como seu Dr. Roberto, tbm do Dr. Cláudio Andrade e outros tantos que prezam por uma mídia séria, transparente e independente, o Repórter LUIZ GONZAGA NETO, estava trabalhando agora pouco como repórter esportivo, na partida de futebol, realizada agora à noite, na cidade de Macaé, entre FLAMENGO x MACAÉ, cujo placa foi 3 x1 para o FLA, transmitida pelo canal 126 da SKY, afiliada à Rede Globo.

Com efeito, os responsáveis pela demissão de tal repórter,em Campos, inclua-se líder político de Campos, deve ter percebido, a insatisfação e as opiniões da mídia independente, que repercutiram muito mal, em toda região.

Conclui-se que o trabalho da mídia independente, está surtindo efeito, e, cada vez mais, ganha espaço junto à população.

Roberto Moraes disse...

Caro Carlos,

Acho que não entendeu tudo o que disse sobre o mito da neutralidade, embora reconheça o importante papel da importância da Rede Blog, não corporativa.

Sobre a participação do jornalista na transmissão da Sport TV, informo, que embora a Globo Sat, seja da Globo, não existe vínculo com a InterTV.

Agradeço pelo seu comentário.

Abs.

Anônimo disse...

Imparcialidade é um mito , mas COMPROMISSO com a profissão que exerce não é mito , denomina-se responsabilidade.Ética.
Dizer-se que é humano alguns mal feitos é buscar na acomodação de um estado de imperfeição explicações para as mazelas que devem ser combatidas pelas instituições criadas pelo Homem justamente para coibir parte de sua humanidade .A malfeitora.
Não chegou o momento de sair das desculpas e assumir responsabilidades pelos ¨desvios¨ humanos?
Para além do ¨EU¨( que já foi reconhecido e portanto não tem porque está tentando evidenciar-se)existe o ¨NÓS¨ que precisa ser revisto como agente de equilíbrio social desejado.
Nos bastidores de um jornalista perseguido existe um ¨EU¨ desequilibrado.¨EU¨nanico e esquisofrênico que fica rodando em torno de seu próprio rabo.

Anônimo disse...

Faço a seguinte pergunta:

QUAL A ÉTICA EXISTENTE NA PMCG? ELA EXISTE?

OS IMPOSTOS COLHIDOS SÃO BEM APLICADOS PELA PMCG?

A SAÚDE VAI BEM?

A EDUCAÇÃO ESTÁ CUMPRINDO O SEU PAPEL?

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS OU OS MEIOS SÃO MANIPULADOS PARA UM DETERMINADO FIM?

Anônimo disse...

Professor Roberto o que vc acha desse observatório que se reúne ? Já participou de alguma reunião ?
Será que segue alguma pauta política? Contrária ao governo atual?
Tem um blog que tem fama de independente , mas não é ... segue pauta de um deputado e vereadores de coleira , porque acho que ele banca, sei que o seu é independente, o de Sergio e Jane , Giana ... explique com palavras mais claras sobre essa mídia corporativa , o mito da neutralidade, é confuso essas relações!
abs







Carla Andrade disse...

Absurdo!Total falta de respeito com o profissional, com o público, com a liberdade de expressão. Como podemos dar audiência a uma emissora que trata a notícia de forma tão negligente? Cadê a imparcialidade? E por que a Globo e a PMCG não se manifestaram até agora?
Depois dessa as opções que temos são assistir um telejornal duvidoso que pune um funcionário por ele expressar o que pensa ou assistir a emissora cujo um dos apresentadores é vereador da bancada governista? Vou tentar o SBT...

Anônimo disse...

Rola na rede campanha para que a Intertv não seja assistida .
Acampo esta idéia.
Depois dessa demissão a intertv perdeu a confiança dos campistas.
Intertv,tô fora.

Anônimo disse...

Não nos esqueçamos, Roberto, das ameaças a Universidade Cândido Mendes, - veja só - por suas pesquisas quanto ao mau uso dos royalties pela municipalidade, perpetradas nas páginas dos "cristão-novos à fé necessária para apurar, divulgar e aprofundar racionalmente o assunto".

Mais um dado a evidenciar as relações pútridas da mídia corporativa local e sua sina de vender o verbo pela verba.

Roberto Moraes disse...

Bem lembrado.

Este caso é mais uma demonstração de que a estratégia totalitarista tem origens e alicerces até em que hoje diz combater esta podre relação.

Roberto Moraes disse...

O blog não aceita provocações de quem vive como urubu sustentado e alimentado por estas putrefatas relações.

Podres poderes em busca da chave do cofre e dos dinheiros do povo.

Não adianta tentar censurar o blog.
Seguiremos em frente!