quarta-feira, julho 01, 2015

Porto do Açu foi tema de audiência pública no Senado, hoje pela manhã

Aconteceu hoje pela manhã uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para discutir os investimentos em infraestrutura de logística destinados ao Complexo Industrial do Porto do Açu. A Prumo Logística Global S.A. controladora do Porto do AÇu foi representada pelo seu diretor-presidente Eduardo Parente que falou sobre o empreendimento e andamento da obra.

A audiência foi requerida pelo senador capixaba, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). No requerimento da audiência o senador Ferraço disse: "o Porto do Açu também está no eixo de influência da ferrovia Rio de Janeiro-Vitória, que prevê investimentos de R$ 7,8 bilhões em mais de 572 quilômetros de extensão. Esses investimentos foram recentemente incluídos no Programa de Investimento em Logística 2015-2018, anunciado pelo governo federal. Investimentos em infraestrutura são determinantes para o aumento da competitividade da economia. No caso brasileiro, tornam-se ainda mais importantes dados os altos custos atuais para movimentação de cargas, o que pressiona a capacidade exportadora brasileira. Somente com pesados investimentos em infraestrutura será possível reverter esta situação".

A audiência da Comissão de Infraestrutura aconteceu na sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa no Senado. O estado do Espírito Santo tem se mobilizado por conta da disputa com o estado do Rio de Janeiro, como base e Centro de Logística Portuária da região Sudeste.

Até então os portos de Vitória e Ubu da Samarco (Vale) em Anchieta dominavam as exportações de minério de ferro oriundos do vizinho estado de Minas Gerais. Agora os portos do Açu e em breve o Sudeste em Itaguaí farão o mesmo. 
Disputa ERJ x ES por projetos portuários:
nova "guerra de lugares"

Além disso, a maior disputa hoje é sobre a demanda de bases portuárias e seus entornos para a instalação de empresas de apoio às atividades de exploração offshore de petróleo. O estado do ES reclama que tem sido preterido em favor do ERJ no apoio à implantação de seus projetos portuários para atendimento a esta finalidade. 

Os empreendedores, agentes e fundos financeiros, traders e grandes corporações agradecem por esta outra disputa, ou "gerra de lugares" que já vimos aqui na região na contenda entre Macaé e SJB. A conferir!

Nenhum comentário: