terça-feira, maio 07, 2013

Acciona suspende atividades no estaleiro e Porto do Açu

O blog acabou de receber a informação de que a empresa espanhola Acciona comunicou há pouco aos seus trabalhadores que estava suspendendo todas as atividades no Complexo do Açu.

O blog ainda não teve confirmação da informação, mas, consta que o motivo teria sido o não pagamento por trabalho realizado. Estima-se que a empresa hoje possua cerca de 2 mil trabalhadores em seus quadros.

Há um mês, no dia 2 de abril, uma greve de seus trabalhadores durou três dias por conta de reclamações contra não pagamento de horas extras entre outros direitos. (veja aqui)

A Acciona chegou ao Complexo do Açu fornecendo blocos de concreto produzidos pelo equipamento Kugira, trazido da Europa e inicialmente instalado no Porto do Forno em Arraial do Cabo. No segundo semestre do ano passado este equipamento que instala estrutura de quebra-mar e também píeres do terminal do terminal TX-2 foi trazido para o Açu.

Depois de um certo tempo a Acciona começou a substituir, algumas atividades da ARG e montou um grande alojamento na própria localidade do Açu, ao lado do estaleiro, que, segundo informações chegou a ter cerca de 2 mil trabalhadores.

O blog dará em instantes mais detalhes.

Entre os diversos emails de trabalhadores que recebemos está este abaixo recebido há poucos minutos. Diante de comentários surgidos desde ontem, este blog fez contato com a Assessoria de Impresna da OSX, mas até agora ela não se manifestou sobre a suspensão dos trabalhos da Acciona:

"Bom dia, Roberto.
gostaria de nao ser indentificada, mais hoje a acciona paralizou todas as frestes de trabalho que prestava para a osx liberando toda a mao de obra direta "produção".
sendo assim so a administraçao esta trabalhando."

4 comentários:

George AFG disse...

Na verdade os trabalhadores já foram avisados desde ontem, o motivo seria mesmo o não pagamento por parte da LLX pelos seus trabalhos. Só foram trabalar hj o pessoal administrativo...

George AFG disse...

Bom frisar que entre os trabalhadores já circulavam boatos sobre tal suspensão que se daria no dia 30 do mês passado.

George AFG disse...

http://portalozknews.com.br/dlf/materia/saojoaodabarra/2013/05/07/crise-no-porto-do-acu-empresa-suspende-contrato-com-osx-em-sao-joao-da-barra/ Nota da Acciona

SAbino disse...

E parace que o problema começou a se alastrar.. INfelismemte nem tudo sai como a gente quer mas mesmo assim noa podemos de ressaltar e saber da importancia do projeto mesmo com esse problema do eike amarra as empresas uma a outras onde se tivesse lucros ia ele cada vzs ficar mais rico ou uma crise em uma ia gerar uma crise em outra, e trsite ver esse cenario mas estamos torcendo por uma reversão a curto ou a longo prazo que essa obra possa voltar e empregar o pessoal da nossa região