quinta-feira, maio 02, 2013

Informações sobre novas demissões no estaleiro da OSX no Açu

É grande a expectativa sobre informações de novas demissões no estaleiro da OSX no Açu. Pelo que o blog apurou nesta quinta-feira, a empresa espanhola Acciona demitiu nesta última semana cerca de 200 funcionários. Três ônibus e uma van saíram nos últimos dias levando trabalhadores demitidos para o Nordeste, além dos da região.

A empresa AGF que realiza trabalho de inspeção de obras e medições para a OSX demitiu hoje 160 trabalhadores. Para amanhã, segundo a mesma fonte, a própria OSX deverá demitir mais 60 funcionários. A empresa Rio Shop que atua em serviços de limpeza no estaleiro deverá demitir amanhã outros 12 funcionários. Contabilizando este quantitativo ele supera a demissão de 400 funcionários.

Além das demissões há reclamações de fornecedores locais de diversos materiais, sobre o atraso de pagamentos por parte das empresas contratadas pelo estaleiro OSX. As empresas (duas pelo menos) por sua vez alegam que os atrasos de pagamento se dá em função de suspensão por parte da OSX. Fala-se em organização, centralização e unificação de escritórios e realização de um balanço sobre as obras e materiais.

Já existe também preocupação por parte de trabalhadores que se mantêm em atividade nas empresas que estão realizando obras no Açu, sobre seus pagamentos, até o dia quinto dia útil do mês. Já há mobilização para nova paralisação, caso seus pagamentos não sejam depositados ou, se os acordos feitos na última greve não sejam cumpridos, por conta de todos os problemas das duas últimas semanas.

Além de todos estes problemas, trabalhadores do porto informam que a draga que realiza seu trabalho no canal do terminal TX-2/estaleiro está parada há cerca de dez dias. Apesar de existir a informação, não confirmada, de que se trata da falta de uma peça de reposição, a paralisação de seu trabalho aumentam as suspeitas de interrupção de mais atividades de implantação do Porto do Açu, apesar da outra draga continuar a realizar seu trabalho normalmente, no mar, em frente ao TX-2.

O blog voltará a trazer outras informações que estão sendo apuradas sobre o estaleiro da OSX no Açu.

PS.: Atualizado às 12:28, 3 de maio de 2103: O blog traz para este espaço comentário que acaba de ser feito por um colaborador: "Hoje se confirmou mais uma vez o que já vem sendo dito: OSX acaba de demitir mais de 100 colaboradores e com previsão para o restante de férias coletivas por 3 meses".

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje se confirmou mais uma vez o que já vem sendo dito: OSX acaba de demitir mais de 100 colaboradores e com previsão para o restante de férias coletivas por 3 meses. E ainda dizem que está tudo bem....Como está tudo bem?

Anônimo disse...

Acho que o dono da empresa está preparando para fechar o capital....rsss.....
Minimiza a empresa e o valor das ações ... e depois ... crau....compra tudo de volta.
Ou alguem compra ....
Olho moçada....olho....