terça-feira, outubro 21, 2014

Embarque de minério no Açu: interesses, especulação & realidade

 Há interesses na informação que o blog não sabe identificar quais são. Ontem o blog recebeu a informação de que um navio já estava atracado para fazer este primeiro embarque. Checou por duas fontes lá do Açu que negaram que já tivesse atracado por lá navio graneleiro para transporte de minério de ferro.

Há sim grande volume de minério de ferro recebido pelo mineroduto que após filtrado e desidrato está sendo armazenado para futuro embarque na área da FerroPort, joint-venture entre a Anglo American e a Prumo Logística Global S.A. (ex-LLX). Veja imagem ao lado.

Há sim previsão de atracação no Terminal 1 do Porto do Açu de um graneleitro para este fim, mas, não se sabe quando isto poderá ser feito. 

Nestes últimos dias, está havendo por parte da empresa espanhola FCC, encarregada de construção e instalação dos caixões do píer do terminal 1, a administração de atuação dos rebocadores que estão segurando estes últimos caixões a serem instalados. Só depois disto, qualquer navio poderá ser atracado e começar o carregamento de minério em direção à Ásia.

A Anglo American tem interesses em viabilizar o primeiro embarque o mais rapidamente possível, e assim, se colocar melhor no mercado com hipótese de negociar este ativo para outra empresa como vem sendo especulado.

A Prumo com ações no Ibovespa também tem este interesse para valorizar suas ações. O processo caminha, mas, não se deve criar "barrigas" de informação de quem não checa a realidade do que está efetivamente acontecendo no Porto do Açu.

Interessante observar como a mídia comercial local, mesmo não tendo recebido a confirmação da empresa, sequer se dignou a comprovar os fatos reais do que está acontecendo no Açu.

Enfim, sigamos em frente. Abaixo foto do terminal 1 do Açu, mesmo de longe, que demonstra que não houve ontem e nem hoje, nenhum navio graneleiro aportado no Açu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ô blog desatualizado, sempre jogando contra né? Sabe de nada inocente!