sábado, outubro 25, 2014

O que ficou do debate?

A meu juízo as diferenças entre os candidatos ficaram claras. São posições antagônicas e distintas.

Como falamos antes, o debate expôs diferenças para a escolha dos eleitores, embora, eu não tenha dúvida de que o esquema de "escolher" os tais "indecisos" seja um favorecimento para a oposição, porque coloca como se todos os problemas fossem da alçada do governo federal, não considerando a questão federativa brasileira.

A questão de saneamento e habitação, por exemplo, são municipais e estaduais, apenas com apoio federal, aliás como já tem sido feito, embora se possa ter direcionamentos diversos, conforme a orientação do governo federal.

Considerando o geral do debate, e o que ele poderia alterar o quadro atual, eu avalio que é que seria muito pequeno. Dilma foi bem no debate, de forma similar aos debates anteriores, reafirmando suas posições de maior preocupação com a população. Aécio fez questionamentos próprios de quem é oposição, mas sem ser convincente.

O tema educação é sempre um tema muito valorizado, e neste item Dilma tem mais o que mostrar, enquanto Aécio fala de proposições, com dificuldades de mostrar o que já fez no estado que governou.

Outro tema muito citado foi a segurança pública cuja atribuição principal que envolve a vida das pessoas é do âmbito do governo estadual.

Aécio ao final fez um discurso que parece mais adequado para quem pensa em eleições futuras, ao dizer que travou o bom combate. Pode ser força de expressão, mas leva ao expectador mais atento a interpretar que ele pode não considerar mais viável a sua eleição, mesmo que possa ter tido uma leve vantagem no debate, o que acho discutível.

Enfim, é difícil considerar que as pessoas que efetivamente estivessem indecisas, não estas discutivelmente escolhidas pela Globo, tenham se decidido majoritariamente para um dos dois candidatos.

Assim, se as pesquisa estiverem corretas, o debate favoreceu à Dilma já que é ela que entra neste últimos dias com seus apoiadores com mais empolgação para esta reta final. A conferir!

Nenhum comentário: