domingo, outubro 05, 2014

Mais brasileiros chegam para votar em Barcelona

Aqui no Consulado do Brasil em Barcelona mais eleitores chegam para votar. O consulado fica numas salas de um prédio comercial na grande avenida Diagonal. Um funcionário do consulado confere os documentos (identidade, passaporte e título de eleitor) para autorizar a entrada no local de votação.

O movimento é permanente, mas em nada lembra as nossa seções eleitorais, embora o número inscritos para votar de mais 2 mil em Barcelona, seja equivalente a aproximadamente seis seções eleitorais no Brasil. Pequenos grupos conversam. Os temas são os mesmos: bolsa família, país melhorou, enquanto outros dizem que precisa mudar.

Choveu muito com relâmpagos e trovoadas durante boa parte da noite. O dia amanheceu quase às oito como tem sido aqui. A temperatura de manhã era de 17 graus. Agora, às 10:40, temos um dia bonito de sol e uma temperatura extremamente agradável (19 graus) para o outono. Já estamos há quase três horas de votação.















PS.: Atualizado às 11:38 da Espanha, 06:38 do Brasil: Mais eleitores chegam para votar no consulado. O movimento agora é intenso. É muito comum observar casais chegando e apenas a mulher entrar no consulado para votar. Esta mulher da foto, com uma camisa azul do Brasil, saiu e pediu à pessoa que lhe acompanha, e aguardava do lado de fora, para registrar com foto o título com o canhoto da prova da votação. Aliás, vi gesto similar está sendo repetido por outros eleitores brasileiros ao sair do local de votação. Quanto aos candidatos escolhidos a discrição da escolha é total.















PS.: Atualizado às 06:54: Como já dissemos acima, segundo o TSE são cerca de 354 mil brasileiros aptos a votar no exterior. Os EUA são o país com o maior número de eleitores: 112,2 mil. E segundo, o Japão com 30,6 mil, seguido de Portugal 30,4 mil, Itália 20,9 mil e Alemanha 17,5 mil. Este número de eleitores no exterior é agora em 2014, aumentou 68% em relação à eleição de 2010.

Neste ano, serão utilizadas 916 urnas nas 916 seções no exterior. As seções são organizadas para funcionar nas sedes das embaixadas, nas próprias repartições consulares ou em locais em que funcionem serviços do governo brasileiro.

Ainda segundo o TSE, entre os municípios estrangeiros, os que apresentam os maiores números de eleitores cadastrados para as eleições de 2014 são: Nova York (20.994), Miami (20.336), Boston (18.200), Lisboa (17.159) e Londres (15.967).

Nas eleições gerais de 2010, a votação ocorreu em 252 locais distribuídos por 113 países, nos quais foram instaladas 624 seções eleitorais. A média de atendimentos registrados em casa seção foi de 321 eleitores.

PS.: Atualizado às 11:12: Entre 12 e 13 horas (daqui) a fila chegou a ser de quase 50 pessoas no Consulado do Brasil em Barcelona aguardando para votar. Para os que possam pensar porque permaneci este tempo todo, eu aviso que não estava fazendo boca de urna, rs. É que estamos morando, durante este meu tempo aqui nesta bela cidade, relativamente perto do consulado. Assim, não era difícil ver o movimento. Apesar da discrição dos brasileiros eleitores aqui, percebi uma inclinação para a Marina. Percebe-se ainda um esquema de igrejas brasileiras orientando eleitores. Ouvi mais de uma conversa sobre isto, em voltar à igreja para trazer outros eleitores. Não sei, mas, acho que a totalização de votos que o TSE divulga sobre votação no exterior é só por país e não por cidades. Se for assim, não saberemos o resultado local. Abaixo uma foto de quando a fila de eleitores para votar era grande. Aqui em Barcelona são agora 16:12, portanto, faltam pouco menos de uma hora para a votação se encerrar por aqui.


Nenhum comentário: