segunda-feira, outubro 20, 2014

Datafolha: Dilma 52% x 48% Aécio















PS.: Atualizado às 20:09: Com informações do G1: A mais relevante é que a aprovação do governo como ótimo/bom atingiu 42% e os que acham ruim/péssimo apenas 20%. Confiram as outras informações do G1:

O governo da presidente Dilma Rousseff é aprovado por 42% dos entrevistados em pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20). O percentual é o de eleitores que, no levantamento, classificaram o governo como "ótimo" ou "bom". Na pesquisa anterior, do último dia 15, a taxa de aprovação do governo era de 40%.

De acordo com a pesquisa, 37% julgam o governo "regular" e 20%, "ruim" ou "péssimo". No levantamento do dia 15, o governo era "regular" para 38% e "ruim" ou "péssimo" para 21%.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 42%
- Regular: 37%
- Ruim/péssimo: 20%
- Não sabe: 1%

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores nesta segunda-feira (20). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR01140/2014.

PS.: Atualizado às 20:28:

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
- Dilma Rousseff (PT): 46%
- Aécio Neves (PSDB): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%.

Ou seja brancos e nulos pouco se alterou. O que significa que houve mudanças por votos perdidos pelo Aécio.

Sobre a certeza dos votos que é importante para saber a consolidação da votação dos candidatos:

45% - votariam com certeza em Dilma
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum
1% - não sabe

41% - votariam com certeza em Aécio
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum
2% - não sabem.

Estes números apontam que a rejeição a Aécio é maior que Dilma 40% x 39%.

PS.: Atualizado às 20:35: Não é preciso ser especialista para identificar que quem passou a conhecer Aécio deixou de votar nele. Junto disto aumentou a avaliação de bom e ótimo do governo e reduziu aos que acham ruim ou péssimo a apenas 20%. É difícil crer que com um percentual de apenas 20% de governo ruim ou péssimo um candidato à reeleição possa ser derrotado. Este números mostram que menos de 1/3 (ou 10% dos 37%) dos que julgam o governo regular voltam na Dilma. O fato mostra que ainda há margens de votos a serem conquistados. O enorme aumento da rejeição a Aécio pode estar ligado à forma com que passou a se comportar de maneira agressiva e fazendo discurso apenas para os seus eleitores, mais engajados e raivosos, perdendo espaço assim, daqueles que ainda observando o cenário. Costumo comentar aqui que na eleição majoritária entre dois candidatos, um deles precisa ir bem e torcer para que o outro vá mal. Evidentemente há outros ingredientes, mas a grosso modo foi isto que ocorreu nestes últimos sete dias.

PS.: Atualizado às 20:42: Oportuno ainda relembrar que a captação da intenção de votos foi feita exclusivamente hoje, assim, o resultado que pode ter sido gerado pelo debate de ontem já foi captado, embora a onda de sua repercussão possa se dar junto da divulgação deste resultado até a próxima pesquisa prevista, se não estou enganado para depois de amanhã.

PS.: Atualizado às 20:46: Também é evidente que a eleição não está decidida. A diferença, sendo significativa em relação aos números anteriores ela está no limite da margem de erro de 2% para mais ou para menos. Porém, todos sabem que a tendência é tão importante quanto os números do momento e mostram que a repercussão deles pode ser ainda crescente como a pedra na água do lago. Porém, vale chamar a atenção para um outro efeito da campanha raivosa que neste período os tucanos passaram a empreender, além de ter contribuído para a mudança de alguns votos e todos nós conhecemos quem expôs esta situação, mas, o quadro levou a que um bloco de pessoas progressistas passaram a se juntar como não faziam desde 1989, na eleição de Lula contra Collor, colocando divergências menores de votos e saindo às ruas para debater política e disputar os votos. Este efeito tende a se manter até o dia da eleição, no domingo e pode até ajudar a ampliar a diferença, mas a eleição segue ainda indefinida. É bom que se lembre, recordando a alternância que ela passou neste período de três meses.

PS.: Atualizado às 22:16: Ainda outros dados que estão assustando os tucanos após a divulgação do Datafolha nesta segunda-feira que deu 52% para Dilma x 48% para Aécio:

1 - Ente os indecisos 31% disseram que podem votar em Dilma e 24% em Aécio. Assim Aécio teria que além de reverter a diferença de 4% em relação à Dilma mudar esta relação.

2 - A diferença a favor de Aécio na região chegou que chegou a 24 % agora está em 9%. O pior é que o quadro mineiro não muda apesar das idas mais frequentes de Aécio à terra que governou, mesmo preferindo o Rio.

3 - No Rio os tucanos estão considerando o quadro complicado porque os dois candidatos assumiram a Dilma. Nesta segunda ela esteve em carreata numa parte do dia com Crivella e e outro com Pezão. E o pior, a manifestação pró-Aécio no domingo na Zona Sul reforçou o tom elitista que sua campanha tem no eleitorado. Para piorar as coisas na quarta está previsto um grande comício na Candelária com Dilma e Lula, em contraponto ao passeio da orla.

4 - Em SP o quadro é caótico com o racionamento de água e nada indica que vá mudar. Ao contrário. A pesquisa que o Datafolha divulgou hoje as pessoas estão em sua maioria (quase 70%) atribuindo ao governo do estado.

5 - Se não bastassem as notícias ruins acima na estratificação não regional, como da escolaridade Dilma passou à frente: 46% x 45% entre os eleitores com ensino médio. Antes Aécio estava na frente com 7%. Por faixa de renda, entre os eleitores com renda entre 2 e 5 SM (o que reúne o maior % de eleitores) a vantagem de Aécio também caiu de 11% para 3%. O Datafolha ainda não divulgou todas as estratificações de intenções de voto por faixa de renda e escolaridade. Ah, tem outra Dilma também passou à frente de Aécio entre os homens: 46% x 45%.

6 - Os analistas e colunistas ligados aos tucanos começam a pensar que só um grande debate pró Aécio e péssimo para Dilma poderia mudar o quadro. Porém, ainda se tem cinco dias de campanha.

13 comentários:

Ralf Manhães disse...

Professor, essa eleição parece um grande Fla x Flu. Está claro que cada equipe está dando o melhor de si nesta reta final. O PSDB tem a sua melhor chance desde o fim da era FHC. Colocou em campo, de fato, seu melhor candidato. Hábil articulador, bom debatedor, soube bem trilhar cada passo da campanha. Aecio se coloca como da esquerda do PSDB. Ainda tenho dúvida se o PSDB tem esquerda... Mas pela primeira vez um tucano presidenciável consegue travar pautas sociais, progressistas sem a cara de nojo ou de hipocrisia. Se não estivesse no PSDB eu teria certeza que ele é tão esquerda quanto o PT. Não sei o quanto disso é verdade e o quanto é marketing. O fato é que a boa apresentação do Aecio demonstra uma mudança de postura do PSDB que, ao meu ver, elevou o nível da disputa. Sem querer o PT provocou mudanças ou talvez um necessário amadurecimento no PSDB.

Roberto Moraes disse...

Caro Ralf Manhães,

Respeitando sua opinião, aliás, como sempre faço com todas as opiniões, mas, sua identificação que Aécio está à esquerda do PSDB, diante do que tem sido defendido e falado por ele, está mais no plano de suas ideias do que calcado na realidade.

Aliás, desconfio que exatamente por isto, pelo que as duas pesquisas divulgadas ontem mostram, mostraram que ele pode ter perdido a onda que surfou (veja a figura de linguagem não como provocação) por mais de uma semana já no segundo turno.

Compreendo que o Fla x Flu que identifica na disputa, que eu aliás vejo como parte de uma disputa de 2 turno em qualquer lugar do mundo, possa fazer a gente (você ou eu, mesmo que queiramos inverter a ordem) ver a realidade sob a nossa ótica e a nossa forma de ver o mundo.

Tenho dito que a mudança de tom que Aécio tornando-se mais agressivo e dizendo que está tudo errado e não que pretende consertar o errado é que foi entornando o caldo.

Aécio sempre disputou eleições tranquilas, sem contraponto, no caso das eleições majoritárias, em que circunstâncias lhe favoreciam enormemente. Isto sempre dá ao contendor uma tranquilidade que tende a lhe ajudar. Deixo de lado as disputas para o parlamento (para a Câmara) onde vários são eleitos e a escolha não se dá por exclusão.

A verdade é que sua feição veio se transformando. Sua forma de se posicionar e questionar ultrapassou ao que seria desejável. Deixou de dizer que o social ele ia dar continuidade e aperfeiçoar para dizer que é tudo mentira e está tudo errado, a tal ponto que no último debate chegou a dizer que era mentira que pela ONU, o nosso país deixou de ser miserável como antes e que os dados eram fabricados.

Tudo isto mostrou um outro candidato que parece ter assustado aos eleitores, e pela pesquisas, não apenas os indecisos, mas, alguns que até já tinham optado por voltar nele.

Sei que ler a realidade numa disputa eleitoral tão acirrada não é simples. Esforço-me para nas análises separar as preferências e torcidas da realidade, mas, sei que isto é meio impossível. Aliás, vejo isto todos os dias, já há um bom tempo nos colunistas da mídia comercial. Aliás, outra que pode ter apostado todo o seu "negócio" numa partidarização que pode ter jogado por terra a possibilidade de se mostrar imparcial ou neutra. É possível que essas minhas análises e observações estejam também, de alguma forma, impregnada de minhas posições.

A diferença é que nunca escondi. Sempre disse que a imparcialidade é um mito. Hoje digo mais é cretina porque pretende quase sempre vender o que não pode entregar.

Enfim, continuemos a observar o cenário rico que este debate, mesmo que naturalmente polarizado pela disputa de 2 turno entre apenas duas posições, está nos proporcionando. Ainda temos cinco dias pela frente.

Sds.

Anônimo disse...

Caro professor.

Depois do susto, finalmente "os donos da Petrobras", que seriam os políticos do PT, estão sorrindo a toa. Afinal de contas tudo vai continuar como antes e mais uma vez com o aval de parte do povo.
Realmente política é a arte de enganar.

Anônimo disse...

Oba! João Vaccari vai continuar!

Roberto Moraes disse...

Caro Ralf,

Eu também como você espero que não. Que o larápio Paulo Roberto Costa seja punido, o dinheiro recapturado e todos os envolvidos também.

Desde à época da Gerência da Bacia de Campos em Macaé, porque nada faz crer que com a sindicações políticas que tinha de Dorneles e do PMDB desde ocasião só ao final ele estivesse metido nestas maracutaias.

Aliás, a turma que agora está com Aécio como o sério Eduardo Cunha, Picciani e cia. sabem bem desta histórias que envolve também a Delta, o Demóstenes, o Carlinhos Cachoeira, o governador Perilo e toda a trupe.

Não posso acreditar que esteja propondo ser seletivo nesta apuração.

Eu ainda incluiria a turma do mensalão mineiro, que embora pai e mãe do mensalão nacional até hoje não foi julgado e está prestes a prescrever.

Também o esquemas de 20 anos d e propinas dos trens e metrô de SP que nasce com Covas, passa por Serra e Alckmin e só veio à tona pela justiça internacional e Interpol.

Estes casos do PSDB não tem nenhum punido. As investigações não andam. A mídia comercial só trata pontualmente e não cobra.

Vamos tratar todos por igual e avançar no combate à corrupção inclusive mandando para a cadeia, os corruptores e a parte do judiciário envolvida que não é pouca.

Sobre o assunto, se ainda desejar leia a postagem que fiz sobre o assunto:
http://www.robertomoraes.com.br/2014/10/sabujos-e-populistas-usam-corrupcao-nas.html

Sei que muitos ficaram incomodados com os termos "sabujos e populistas", mas eu os tenho reafirmado.

Fora disso, não posso crer que queira combater corrupção nenhuma, apenas torcer pelo Fla ou pelo Flu.

Sds.

douglas da mata disse...

Roberto, não desperdices suas pérolas...

Não imagine que possa sentar à mesa com canibais apenas porque eles sabem usar talheres...

A fidalguia ensaiada e os pretensos bons modos só escondem mais do mesmo...

Mas, enfim, quem sou eu para ensinar missa ao vigário?

Ralf Manhães disse...

Roberto, não sei se ficou claro, mas o post de um anônimo acerca da Petrobras não foi meu. Acho que corrupção, infelizmente, existe em todos partidos e todos governos. Em alguns mais em outros menos. Penso que uma eventual vitória de Aecio seria benéfica ao combate à corrupção da Petrobras, mas isso em razão dos efeitos causados pela alternância de poder. Passado o período de mudança das boquinhas, fechamento de acordos e cooptações no CN, a tendência é surgirem novas figuras da corrupção, dentre políticos e empresas terceirizadas.
Quanto ao Aecio, ainda acho que ele não representa o mesmo conservadorismo naturalmente incorporado ao Serra, Alckimin e cia. Em que pese estar no PSDB, aparenta ser mais progressista. Se isso é verdade, ou mero marketing eleitoral ou ainda pura impressão errônea minha, o tempo dirá...
Abs.,

Anônimo disse...

Caro roberto.

Paulo Roberto, espontaneamente disse que vai devolver parte do dinheiro que roubou da Petrobras. Porém difícil e praticamente imposível, vai ser o PT, devolver os 3% que roubaram da população, através de Petrobras e de outras empresas do governo.
A justiça não vai conseguir fazer o PT devolver esses milhões. A máfia é muito grande, e por isso não vai ser fácil.

Anônimo disse...

O problema é que no PT a corrupção é total. É impossível que a Dilma não saiba do que se passou na Petrobras

Anônimo disse...

O Paulo Roberto Costa terá que falar a verdade para ter os benefícios da delação premiada. Quando for perguntado, confirmará que a Dilma sabia de tudo. Portanto, mesmo sendo reeleita, a casa vai cair.

Anônimo disse...

Aonde que o PT é esquerda? Se juntando aos porcos? Faça-me o favor!!!!!!!!

Anônimo disse...

No Rio de Janeiro Dilma e o PT votam em quem mesmo? no primeiro turno comeu no popular com little boy e toda trupe, fez carreata co Pezão e para não ficar mais esquisito, subiu no palanque com Lindeberg, Agora faz carreata com os dois? ?Isso é ser esquerda? Atira para tudo que lado? Ridículo para não dizer outra coisa. Publica aí, afinal não tem nada que possa ser censurado.

Roberto Moraes disse...

Mais do mesmo.

Denúncias e apurações seletivas.

Impedimento de que se deixe apurar como em MG e SP.

Uso do público com interesse particular como no aeroporto pra titio.

A corrupção e o bom uso do dinheiro público é um processo.

Não temos nenhum motivo de achar que com o histórico pessoal e político patrimonialista de Aécio ele possa fazer este controle avançar.

Sei que alguns estão "pagando" para ver. Quem olha além disso e percebe o que está em jogo não faz esta seletividade só repetindo o que a mídia comercial "isenta" diz.

Acho que a própria mídia comercial já se preocupada de ter errado a mão e colocado todas as suas apostas numa candidatura tão cheias de problemas. A credibilidade que já não era boa despenca ainda mais. A FSP depois de demitir Xico Sá agora tenta ainda se mostrar, um pouco que seja, plural e veicula um artigo como este do jornalista Ricardo Melo cujo título é: "Aécio perde a batalha da verdade". Se quiserem confiram no link abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ricardomelo/2014/10/1535044-aecio-perde-batalha-da-verdade.shtml

Mas vamos às eleições e ao voto do eleitor.

Sds.