quarta-feira, julho 03, 2013

BNDES divulga nota sobre seus empréstimos ao grupo EBX

Abaixo teor da nota do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social:

"O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem a público esclarecer que o valor total das operações contratadas com o Grupo EBX, formado por empresas com controle majoritário do sr. Eike Batista e outras em que o controle é compartilhado, é de R$ 10,4 bilhões. 
Do volume total contratado, nem tudo foi liberado, já que os desembolsos, de acordo com a praxe em projetos apoiados pelo BNDES, ocorrem ao longo do período de execução dos empreendimentos.
Cada um dos contratos assinados possui estrutura de garantias específica, incluindo fianças bancárias. Nesse sentido, o Banco informa que sua exposição direta atual ao Grupo EBX é de uma parcela muito pequena do Patrimônio Líquido de Referência do BNDES.
No que diz respeito às participações acionárias do BNDES nas empresas do Grupo, os valores, de acordo com as cotações de fechamento em 02/07/2013, estão disponíveis aqui.
Em relação ao conjunto da carteira da BNDESPAR, o total das participações representava, aproximadamente, 0,6% do total do ativo da BNDESPAR apurado em 31/03/2013.

O BNDES está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos relacionados ao Grupo EBX, que dispõe de ativos sólidos e valiosos, e confia na capacidade dos atores envolvidos de encontrar a melhor solução para superar os atuais desafios."

Um comentário:

Anônimo disse...

E se caso ele não pagar o calote vai para o bolso dos pobres brasileiros. Um bilionário atualmente tecnicamente quebrado que esbanjou dinheiro público sem qualquer cuidado por parte dos órgãos que emprestaram dinheiro a ele de ver se havia capacidade para pagamento. O fato é que ele não tem patrimônio e as ações valem nada. Vamos ver como tudo isso vai ficar.