quarta-feira, julho 17, 2013

Não param de surgir projetos de portos no litoral brasileiro

A informação é de que foi apresentado, na última 2ª feira (15/06), mais um projeto de terminal portuário para o litoral do sudeste brasileiro. Uma nova ideia para o estado do Espírito Santo voltado para atender e apoiar operações offshore de petróleo e gás o setor de petróleo.
Projeção do terminal portuário no litoral do ES
Imagem: Divulgação PetroCity

Segundo seus idealizadores, o projeto prevê investimentos de R$ 1 bilhão de capital estrangeiro, com meta se ser implantado a partir de 2014, em São Mateus, norte do estado do Espírito Santo. 

O projeto é da empresa PetroCity e está buscando, como outros, a captação financeira e parcerias de investidores. A empresa sinaliza que tem apoio do governador capixaba Renato Casagrande (PSB) através de um protocolo de intenções.

Um dos investidores seria a empresa Thinet, da Arábia Saudita, que seria responsável pela implantação e construção do projeto e da empresa romena Arcadia que ficaria responsável pelo projeto básico executivo. A área reservada para a instalação do empreendimento seria de 1,5 milhão de metros quadrados. Estariam previstos 12 berços, sendo quatro cobertos, além de área destinada a um estaleiro para reparo de plataformas e embarcações de apoio offshore.

O projeto do terminal portuário prevê três etapas. A primeira fase com plano de conclusão em 2015 prevê infraestrutura para atendimento às embarcações que dão suporte às operações offshore de petróleo e gás. A segunda, em 2017, seria a implantação de um estaleiro e a terceira fase conclusão do porto prevista para 2018.

Como se vê no litoral entre Macaé, base da Bacia de Campos da Petrobras e São Mateus no Espírito Santo pode-se contar um total de 9 (nove) projetos de terminais portuários semelhantes a esta proposta incluindo o Açu e Barra do Furado. A conferir!
PS.: Fonte: Portogente.

Nenhum comentário: