sábado, março 02, 2013

OSX convida pessoas da comunidade do Açu para discutir a Lagoa do Veiga

Moradores da localidade do Açu estão sendo convidados de forma seletiva para estas reuniões convocadas pelo estaleiro OSX. Esta é a segunda e acontece neste sábado.

A Lagoa do Veiga, que alguns chamam de Canal do Veiga que ao longo do tempo foi muito assoreado, foi seccionado para a construção do terminal onshore, TX-2. Uma outra parte dele fica no meio da localidade do Açu. A empresa diz ter intenção em fazer sua urbanização, mas, há muitas construções que hoje seriam afetadas.

A construção de propostas ouvindo a comunidade é interessante, mas, ser seletivo na escolha das pessoas e não convidar instituições e entidades, parece pretender uma legitimação sobre mudanças e não uma participação cidadã e democrática.

A localidade do Açu é hoje a mais atingida, em todo o chamado 5º distrito de São João da Barra. O terminal TX-2 e o estaleiro estão colados na comunidade, de um lado, do outro é o mar, ao fundo o Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) e da outra extremidade, a Lagoa do Açu que vai servir de base para a unidade de conservação, Parque Estadual da Lagoa do Açu.

Esta comunidade precisa de atenção da municipalidade e dos empreendedores do Complexo do Açu.

Escutar as pessoas só faz sentido se for para reduzir os impactos e efetivamente cumprir as ações compensatórias negociadas. Até aqui, não há relação entre os impactos causados e as mitigações e compensações efetivamente cumpridas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto estive nessa reunião e sugeri que a lagoa fosse transformada em uma lagoa urbana,já que estamos falando de uma região que perdeu sua caracterização de zona rural.Sugeri também que fosse incluído nesse pacote de urbanização o brejo comprido já que é a partir dele que toda a água do centro do Açu escoa;a ideia seria a lagoa do veiga passasse a receber a água do brejo já que a mesma depende de água e não vem recebendo por conta do canal que esta sendo construído pela empresa.