domingo, julho 07, 2013

Moradora da Ilha da Madeira em Itaguaí questiona a MMX por impactos, invasão de propriedade e sumiço do tio na implantação do Porto Sudeste

O blog foi procurado pela Cristina Bragança dos Prazeres, moradora da Ilha da Madeira, na Baía de Sepetiba, município de Itaguaí que se apresentou e levantou questões graves que envolve desapropriações e o sumiço do seu tio no final do ano passado:

"Sou nascida e criada na Ilha da Madeira local onde esse empreendimento vem acontecendo por cima dos moradores e sem licença para obras e etc... "Tenho documentos e denúncias que parariam a obra, porém lutar judicialmente é difícil. Só contra essa empresa são mais de 300. Ainda invadiram a área do meu tio e ele esta desaparecido. Tem a matéria no portal R7. Tenho todos documentos para que esse escândalo apareça por completo! Aguardo seu contato!"

Num segundo contato disse:
"Bom Roberto, obrigado pela atenção! Bom até hoje ele ainda esta desaparecido e o processo
continua correndo, fui ligando os fatos sumiram com o meu tio devido eles terem entrado com um processo de uso capião aonde ele vivia há mais de 35 anos e ter ganho na justiça a reintegração de posse da área, dada por eles como garantia ao BNDES mesmo não sendo deles e numa pesquisa descobri que eles não tem licença de operação e nem de instalação no local tenho estes documentos comigo. No RIMA deles fala em relocação dos moradores antes de começarem as obras o que não aconteceu e toma obra com bate-estaca e explosões diárias com pedras voando na cabeça dos moradores, derrubaram patrimônios públicos (escola, posto de saúde, quadra) e encravaram 14 famílias (total de 70 pessoas com crianças e idosos ) fechando a principal rua Joaquim Fernandes que dava acesso ao transporte publico. Era ganha pão já que tinha padarias, bar e etc. e colônia de pescadores. Tenho os documentos dos crimes comigo também e denuncias ao MPF. Conto com você para que venha a tona todos os crimes praticados lá. Eu e meu marido estamos nesta luta há muito tempo e sempre somos ameaçados. Sei que pela imprensa todos nós moradores ganharemos voz."


Abaixo o blog publica a matéria divulgada pelo portal da Record R7 de 4 de dezembro do ano passado, que mostra a entrevista com a Cristina e mostra imagens e entrevistas sobre os problemas gerados na comunidade da Baía de Sepetiba que já foi objeto de nota deste blog em junho de 2012 (Aqui e aqui).



No vídeo abaixo uma entrevista feita também em junho de 2012 com o professor Floriano Godinho do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, sobre os impactos da implantação dos terminais portuários na Ilha da Madeira, Baía de Sepetiba, no município de Itaguaí:

Nenhum comentário: