terça-feira, março 11, 2014

Caminhões que levam pedras paras as obras do Açu são apreendidos pela PRF por excesso de peso

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu hoje em Campos, mais de vinte caminhões que estava transportando pedras de duas pedreiras para as obras do Porto do Açu. A operação aconteceu entre 11 horas e 16 horas na BRs 101 e 356.

O peso máximo que pode ser transportado é de 12 toneladas e os policiais chegaram a encontrar caminhões bi-trens com até 25 toneladas sendo transportadas. O peso excedente foi confirmado pelas próprias notas fiscais levadas pelos motoristas e acaba sendo responsável por danificar o piso das estradas e ruas da cidade.

As pedras transportadas por contrato da empresa espanhola FCC responsável pela construção do terminal-1, com a implantação do quebra-mar e dos píeres de atracação dos navios que visam o transporte de minério de ferro que foi projetado pela Anglo American através do sistema Minas-Rio.

A construtora FCC foi contratada pela empresa Prumo (ex-LLX) proprietária do Porto do Açu. Antes da crise no ano passado, estimava-se que mais de 200 caminhões realizavam este transporte para o Açu.

A maior parte do transporte é feito por caminhoneiros autônomos que investiram na aquisição destes veículos e que acabam atraídos pelo transporte de maior carga para receber maiores rendimentos com o frete ampliado.

Clique aqui e veja matéria do blog sobre o drama dos caminhoneiros quando da redução do transporte que antes era feito por contrato com a Construtora ARG e depois pela Acciona, até ser transferido também para a FCC.

Ao lado imagem aérea de uma das pedreiras do Itaóca que fornece pedras para as obras do Açu. Aqui neste link você pode ver nota do blog sobre reclamações sobre o tráfego de caminhões na área urbana de Campos.


Nenhum comentário: