segunda-feira, março 24, 2014

Criador do ambiente web em carta defende marco civil da internet e diz que Brasil será exemplo para o mundo

A votação prevista no Congresso Nacional para amanhã coloca de um lado os que defendem as operadoras de telefonia e internet (Vivo, Oi, TIM e Claro) e parte da mídia comercial e de outro a sociedade brasileira.

O comunicado do Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, há 25 anos, divulgado hoje favorável à aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil é a confirmação de que a aprovação é de interesse coletivo, não apenas de brasileiros, mas, de outros povos no mundo.

O texto foi publicado no site da World Wide Web Foundation, nele Berners-Lee diz que no aniversário de 25 anos da web, pessoas de todo o mundo estão exigindo que seus direitos sejam protegidos online. "Se o Marco Civil for aprovado, sem mais atrasos ou alterações, esse seria o melhor presente de aniversário possível para os brasileiros e usuários globais da web."

Berners-Lee disse ainda que espera que a lei a ser aprovada no Brasil pode ajudar a inaugurar uma nova era, onde os direitos dos cidadãos em todo mundo serão protegidos por leis sobre o mundo digital. Além disso, Lee defendeu que o Marco Civil da internet no Brasil foi construído da mesma forma que a web, por seus usuários, a partir de um processo participativo e que, em sua base, a lei define que a internet deve ser aberta, neutra e descentralizada.

Nenhum comentário: