sexta-feira, maio 03, 2013

Venda da OSX?

Aumentam os rumores sobre a venda do estaleiro OSX, todo, ou em parte. O assunto pode estar relacionada ao acordo em que a Mendes Junior pretendia montar no Açu, módulos de duas plataformas, que serão construídas no estaleiro de Rio Grande. A Mendes Junior chegou a afirmar que teria desistido de vir para o Açu.

A informação acima é reforçada por outra de trabalhadores que ainda permanecem no estaleiro de que estariam fazendo um grande balanço do que foi ou não construídos, dos equipamentos na área e dos estoques de materiais.

Antes de publicar esta nota o blog checou a informação com a Assessoria de informação da OSX na última quarta-feira. A resposta veio da Assessoria foi dada ontem.

"Caro Roberto, bom dia,
Segue resposta da OSX para a demanda enviada ontem para a assessoria de imprensa da companhia.

A OSX não comenta rumores de mercado e informa que atualmente possui parceria com a Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), para integração e construção de 2 FPSOs replicantes para a Petrobras no estaleiro da companhia.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa OSX."

Acervo do blog - Imagem aérea 18-03-2013 - Obras no TX-2/Estaleiro

É compreensível que uma empresa que negocia ações na Bolsa de Valores não possa antecipar informações antes de anúncios oficiais. Porém, a informação sobre a manutenção da parceria com a empresa mineira Mendes Junior acena para possibilidades que merecem ser acompanhadas e conferidas.

As novas informações sobre demissões divulgadas ontem aqui pelo blog e confirmadas hoje nas notas abaixo demonstram claramente que a instalação do estaleiro da OSX no Açu foram praticamente interrompidas.

Os deligamentos de funcionários também nos escritórios da OSX no Rio de Janeiro da OSX confirmam este encaminhamento e permite avaliar que o grupo EBX, junto do banco BTG Pactual que financia e assessora o grupo nas articulações de negócios e de finanças, esteja, neste momento, fazendo levantamento (balanço) de gastos e andamento das obras para avaliar possibilidades de negócio, sendo a Mendes Junior, uma das principais possibilidades.

PS.: Atualizado às 12:34 de 04/05/2013: O jornalista Lauro Jardim neste sábado, em seu blog, reforça o que a nota acima trouxe à tona sobre o interesse na venda do estaleiro OSX no Açu. Jardim além disso traz outras informações sobre negócios das empresas do grupo EBX:

"Ativos em liquidação"
"Eike: em busca de soluções"
"O BTG Pactual quer levar o estaleiro cingapurense Fels, hoje em Angra dos Reis, para o Porto do Açu, um dos ativos do grupo EBX mais complicados (para ser concluído) e mais exaltados porEike Batista.

A propósito, nas conversas que têm tido com algumas empresas sobre o Açu, o BTG oferece duas opções: o porto inteiro ou, se o negócio não interessar, que o investidor instale uma empresa no complexo

O negócio entre a OGX, de Eike Batista, e a Petronas está quase selado. A petroleira malaia pagará 850 milhões de dólares por 40% do campo de Tubarão Martelo. Só que os dólares não entrarão direto no caixa.

Receosa, a Petronas exigiu e levou: o dinheiro fica depositado numa conta-custódia e vai sendo liberado mediante comprovação da produtividade do campo."

PS.: Atualizado às 10:30 de 05-05-2013: O blog traz para este espaço o comentário feito por um ex-funcionário da empresa que dá mais pistas sobre as possíveis negociações da OSX:

"Roberto,
A Mendes Junior está entrando no porto com uma parceria com a OSX, que leva o nome de Integra. Porém, creio que em se tratando de questão de compra a OSX teria um comprador muito mais próximo, a Acciona. Há rumores que o presidente da Acciona ofereceu uma oferta, com o retorno de término das obras.

Vamos aguardar e ver os próximos capítulos.
At.
ExFuncionário."

8 comentários:

Anônimo disse...

Delirou geral.

Anônimo disse...

Volto a afirmar a OSX será vendida.

Anônimo disse...

Roberto,

O que sei é que a Mendes Junior está procurando alguem no Mercado para fazer a integraçao das 2 plataformas atraves de sub-contrataçao ou consorcio e que nao quer fazer no açu. E o Mercado nao está topando por causa do preco dos contratos que tem margem muito apertada. Nao sei a situacao da LLX, mas possivelmente topou repassar seus 49% para a Mendes ou outro atraves de cessao e uma compensaçao financeira de modo a suportar a sua saida. Quanto a area do estaleiro, segue minha opiniao: pode ser que a Petrobras esteja interessada ou outra empresa no ramo, que poderiam ter o contrato OSX de locacao repassado pela mesma. Nao seria um mau negocio para qualquer um dos lados.

Anônimo disse...

Veja... Oia o delirio é pior que de encomenda, rs, tudo balela.

Anônimo disse...

Roberto,

A Mendes Junior está entrando no porto com uma parceria com a OSX, que leva o nome de Integra. Porém, creio que em se tratando de questão de compra a OSX teria um comprador muito mais próximo, a Acciona. Há rumores que o presidente da Acciona ofereceu uma oferta, com o retorno de término das obras.

Vamos aguardar e ver os próximos capítulos.

At.

ExFuncionário.

Anônimo disse...

Foi publicado no 'The Wall Street Journal' que a Sete Brasil está em conversas com a OSX sobre a construção de duas novas Sondas que a Sete quer adicionar a sua frota e lançar no "mercado spot" para Afretamento.

Manoel

Anônimo disse...

The Wall Street Journal 03/05/13:

"Empresa de construção naval OSX Brasil S / A caiu de 5,8% para BRL 2.76 em meio a especulações de que as negociações para a construção de duas sondas de perfuração para a realização de empresa Sete Brasil tinha terminado. A Sete Brasil, no entanto, disse que a OSX manteve a prioridade nas negociações para a construção de duas sondas adicionais para a frota da empresa."

Anônimo disse...

OS diretores, da OSX dizem que o estaleiro está com 50% das obras concluídas, puro delírio. Apenas tem alguns galpões inacabados, com a estrutura metálica exposta à corrosão e milhares de estacas executadas. Não houve planejamento. Algumas coisas inacabadas outras mal iniciadas e muitas apenas no papel. Incluo que o sprojetos estão inacabados, assim como as obras.
Sou ex funcionário e estou entrando na justiça, pois só tive prejuizo e ainda estou tendo, não me pagaram o que devem.