domingo, abril 14, 2013

E os empregos previstos para o Complexo do Açu? Previsão e realidade cinco anos depois

Diante da demissão de cerca de uma centena de funcionários do estaleiro OSX do grupo EBX, talvez, seja oportuno relembrar as tabelas divulgadas pelo grupo, em seu momento de euforia, logo após a constituição da holding, e dos primeiros lançamentos (IPOs) de ações na bolsa, Ibovespa.

Com a primeira tabela se pode ver o número de trabalhadores previstos no estaleiro OSX na fase atual de implantação. A empresa OSX previa nesta fase a geração de um total de 3.500 funcionários. No total de empregos para os empreendimentos do complexo era previsto na implantação 39,5 mil funcionários.

Na segunda tabela o blog republica os números que constam dos EIA/Rima da própria OSX com a estimativa da evolução do empregos em Campos, SJB e Rio de Janeiro e demais municípios da região Norte Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro (ERJ).

Na ocasião, já se sabia e foi comentado aqui neste espaço, que existia uma avaliação superestimada de geração de empregos e aumento da população, mesmo que todos empreendimentos listados viessem a ser implantados.

Com a mudança dos ventos e controle que os bancos (capital financeiro) passaram a ter sobre a implantação do Complexo, as tabelas das projeções dos empregos vão sendo modificadas, o que não se esperava era o uso da diminuição como operação matemática, neste período das obras, na calculadora do empreendimentos:






















Nenhum comentário: