terça-feira, maio 27, 2014

Ressaca no mar do Açu causa preocupação

Durante todo o dia uma forte ressaca atinge o litoral do balneário do Açu. A parte mais afetada é próximo à parte habitada pela comunidade local, da rua da Farmácia e até o ponto final do ônibus.

Moradores da localidade do Açu, local onde está sendo construído o Porto do Açu manifesta preocupação de que a instalação do terminal 1, do quebra-mar do terminal 2 e toda a alteração do litoral naquele ponto do litoral possa estar gerando modificações semelhantes ao verificado no litoral junto ao Canal das Flechas, entre o Farol e Barra do Furado. 

Há que se recordar que o projeto do Porto do Açu quando de sua fase inicial previa apenas o primeiro terminal, o offshore (no mar, fora do continente). 

A construção do terminal 2 (ex-TX-2) abrindo um canal de grande extensão para a implantação do estaleiro (Unidade de Construção Naval) da OSX e da base de apoio offshore ás explorações de petróleo foi posterior. Na parte da manhã, as ondas ultrapassavam o quebra-mar do terminal 2. Agora à tarde o problema aumentou.

É oportuno que os técnicos no assunto possam se manifestar sobre a situação. Ressacas no litoral e naquela região não é um fenômeno novo, porém, há preocupação que suas consequências possam estar se agravando. Abaixo algumas fotos da situação:


























PS.: Atualizado às 16:54.

Nenhum comentário: