terça-feira, junho 03, 2014

Sobre a interligação do modal ferroviário (ES-Rio passando pelo Açu)

O ministro dos Transportes, César Borges garantiu na semana passada ao governador do Espírito Santo Renato Casagrande que a licitação do trecho ferroviário que fará a ligação do Espírito Santo com o Rio de Janeiro - Ferrovia Vitória-Rio (EF 118)- deverá ser leiloado pelo governo federal ainda neste ano e fará parte da segunda do pacote

O leilão deste trecho deve  acontecer após a disputa pela extensão férrea entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO). O governador Renato Casagrande disse ao ministro que o projeto do trecho que contempla os dois estados Rio está quase pronto, ressaltando que “o estudo é uma parceria entre os dois governos estaduais com a colaboração dos empreendedores do Porto de Açu e do Porto Central que será doado ao Executivo federal”. A informação foi publicada pelo A Gazeta do Espírito Santo.

O trecho vitória-Rio é o de número 6 no mapa. Fonte Blog Roberto Moraes
Na ocasião o ministro Borges afirmou ainda que tem informações sobre o interesse de, pelo menos, dois grupos de participar do leilão para construir o ramal ferroviário. Um deles é formado por cinco empresas de médio porte com sede no Rio de Janeiro com experiência no setor. O outro é composto por duas grandes companhias sediadas em São Paulo.

O projeto do ramal ferroviário EF 118 fará a ligação de Vitória com o Rio de Janeiro, passando pelo Porto Central, em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Estado e também pelo Porto de Açu, em São João da Barra (RJ). E aproveita o traçado da Ferrovia Litorânea Sul, que vai de Vitória a Anchieta, feito pela Vale.

Apesar da manutenção do desenho, a linha férrea terá bitola mista. Pela nova proposta, os trechos da FCA, do litoral até Cachoeiro de Itapemirim e de Cachoeiro até Campos, terão o seu traçado aproveitado. A linha será interligada ao trecho, já existente, que vai até Nova Iguaçu (RJ) e que faz a conexão com a malha ferroviária do país.

Se o novo projeto da EF 118 for acatado pelo governo federal e se a ferrovia for licitada e construída, as lideranças envolvidas na discussão vão propor que o mesmo processo de parceria seja adotado para a EF 254, que fará a ligação do Norte fluminense até o Porto Central e vai se interligar à EF 118.
Fonte: Gazeta Online.

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