segunda-feira, junho 23, 2014

Eleição no ERJ: o cenário aponta para novas “surpresas”

Além do que já foi alterado na disputa política no ERJ, há ainda espaços para outras mudanças, especialmente em partidos que não participaram destes últimos movimentos: PDT, PRB do Crivella e PR do Garotinho, além outros partidos de menor expressão.

Em uma semana, prazo máximo, para convenções e decisões das executivas, novas mudanças poderão ocorrer. Para os que qualificaram as articulações de “suruba” e “bacanal” eu não sei como qualificaria o que ainda está sendo tentado nos bastidores. 

O povo (eleitores) observa(m). Os acordos parecem se adequar ao que chamamos de campos políticos. Goste-se ou não, concordando ou não, elas estão mais relacionadas aos campos políticos daquilo que se qualifica como direita e esquerda.

A verdade é que quem mais chia é quem acabou alijado como parceiro em algum acordo, porque em eleição majoritária o caminho é muito tortuoso para quem faz política solo.

Confesso que apesar disto tudo, me surpreende que o PSDB e o PSB tenham recusado e desdenhado os votos e uma aliança com o ex-governador Garotinho.

O deputado que frequentemente mostra sua aversão ao PT e ao governo federal, apesar da posição do seu atual partido. Fato é que está cada vez com menos espaços para avançar com sua candidatura sem estar articulados a outras forças.

Aliás, ninguém teve esta força para seguir sozinho. Por isto, nós assistimos todas estas movimentações e acordos que ainda estão em curso.

Há ainda uma semana pela frente (até o dia 30/06) e outros casamentos e divórcios podem ser feitos. Quem não conseguir se juntar vai ter que ser criativo para inventar novos adjetivos para os acordos dos adversários. A conferir!

Nenhum comentário: